Times de alta performance: o que faz a equipe se unir e ter bons resultados?

imagem para ilustrar o texto de times de alta performance

Times de alta performance estão sempre alcançando seus objetivos, mas o que será que os torna tão bem-sucedidos naquilo que fazem? Embora seja comum pensar que uma equipe com desempenho muito acima da média é aquela que reúne profissionais extremamente talentosos, a verdade é que é preciso mais do que isso.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Além das habilidades técnicas e comportamentais dos membros, é necessário que a gestão saiba inspirar, engajar e apoiar seus colaboradores para que eles atinjam o ápice do seu desempenho.

Neste artigo, você saberá mais sobre o que são os times de alta performance e como eles conseguem ter resultados melhores do que os de outras equipes. Acompanhe a seguir.

O que são times de alta performance?

Os times de alta performance são formados por profissionais especialistas em suas áreas, orientados por objetivos e focados em alcançar resultados excepcionais. Eles trabalham juntos, de forma colaborativa e inovadora, para fazer entregas em alto nível.

Além disso, eles estão sempre alinhados e comprometidos com a visão e os valores da companhia, e se apoiam nisso para alcançar as metas do negócio.

Leia também: Alta performance no trabalho: quais os passos para alcançar esse patamar?

Analisando este conceito de times de alta performance, parece ser algo muito difícil de se colocar em prática, certo? No entanto, existem algumas características e componentes-chave que viabilizam o desempenho extraordinário dessas equipes, como os que você conhecerá a seguir.

Quais são os diferenciais de um time de alta performance?

Depois de entender o significado de time de alta performance, é preciso saber o que contribui para que eles se destaquem tanto dos demais.

Reunimos 6 características que fazem com que as equipes de alta performance entreguem ótimos resultados. Confira.

1 –  Alto senso de comprometimento com objetivos 

Os membros de uma equipe de alta performance entendem sua missão de forma muito clara. Essa missão é dividida em objetivos de performance atingíveis, que cada um deles deve alcançar.

Para compor um time com alto nível de entrega, é preciso contar com pessoas dispostas a atingir as metas mais agressivas e que se comprometam com a visão da empresa. 

2 – Papéis e responsabilidades muito bem definidos

Outro fato muito importante sobre as equipes de alta performance é que elas são capazes de minimizar conflitos desnecessários definindo de forma clara as tarefas e as responsabilidades de cada um.

Os conflitos são capazes de atrapalhar a produtividade de qualquer equipe, por mais talentosa que ela seja. Por isso, quando o escopo de trabalho de um time é bem definido, os mal-entendidos relacionados à responsabilidade, workflows e prazos de projetos são evitados.

3 – Comunicação clara e respeitosa

Quando existem problemas na comunicação, também é muito comum que surjam conflitos e, para evitar que eles interfiram em seu desempenho, os times de alta performance levam esse assunto muito a sério.

Portanto, esse time tem expectativas e canais de comunicação muito bem definidos, de forma que cada um saiba onde, quando e com quem deve se comunicar.

4 – Alto nível de confiança e respeito mútuo

Para ter níveis excepcionais de colaboração e entrega, as equipes de alta performance confiam muito na capacidade de seus colegas em realizar seu trabalho.

Além disso, são pessoas que entendem e respeitam a diversidade de ideias e experiências e, acima de tudo, reconhecem que são essas diferenças que os tornam mais fortes.

Em um time como esse, o gestor precisa sempre promover uma cultura de confiança, incentivando os membros a compartilharem ideias, assumirem riscos e buscarem inovação constantemente.

5 – Aprendizagem contínua

Não importa o quanto uma equipe seja boa. Sempre existe algo que pode melhorar. Por isso, os times de alta performance valorizam muito o feedback e estão dispostos a aprender com suas falhas. Além disso, o desenvolvimento profissional está sempre no topo das prioridades.

É claro que toda empresa que deseja ter times de alta performance também deve ter a preocupação de promover a cultura de aprendizagem contínua.

6 – Celebração das conquistas e reconhecimento de seu trabalho

Times de alta performance sabem que o alcance de grandes objetivos só acontece com esforço conjunto, então eles celebram as suas conquistas juntos e aproveitam essas oportunidades para mostrar que reconhecem o esforço dos outros.

Essa atitude ajuda a construir uma cultura muito forte de colaboração e faz com que cada membro do time se sinta valorizado e conectado com os demais.

Ficou claro que um time de alta performance não nasce de uma hora para outra e que existem muitos fatores que precisam ser reunidos para formar uma equipe de entregas excepcionais. No entanto, as características que listamos neste artigo podem ajudar gestores e líderes a entenderem o que é necessário desenvolver para que seus colaboradores atuem em alto nível.

E se você está sempre buscando crescimento profissional, que tal conquistar o seu certificado de especialização em apenas 6 meses? Conheça mais sobre os cursos da pós intensiva e comece ainda hoje a mudar o seu futuro.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!