Entrevista com gestor: como se preparar para conversar com a liderança?

imagem para ilustrar o texto de entrevista com gestor

Durante um processo seletivo, a entrevista com gestor é, geralmente, a última etapa. Ela acontece depois da análise de currículos e de uma conversa inicial com um recrutador da área de Recursos Humanos  Ao chegar nesse nível, o candidato já mostrou que possui o perfil certo para a vaga e, agora, é o momento decisivo para ser ou não contratado para a equipe. Então, o que fazer?

Da mesma forma que as etapas concluídas exigiram uma certa preparação, o momento da conversa com o gestor também precisa de atenção e de um aprofundamento nos assuntos abordados. Você, como candidato, precisa mostrar o seu diferencial ao futuro líder. 

Nas primeiras fases de entrevistas de emprego, as dicas geralmente incluem aquelas perguntas mais gerais sobre a sua vida, trajetória profissional, além de métodos para controlar a ansiedade e se mostrar motivado para entrar em uma nova empresa. 

Agora, a um passo de assinar o contrato, os gestores querem saber mais sobre as suas competências técnicas e comportamentais para compreender o porquê você é o candidato perfeito para a vaga ofertada e como pode acrescentar positivamente na equipe. 

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Processo seletivo: como é a etapa da entrevista com gestor?

O estágio da conversa com o futuro chefe, ao contrário das entrevistas iniciais com o setor de recursos humanos, não conta com um roteiro. Por ter conhecimento na área, a tendência é que o gestor se preocupe mais em saber quais são as habilidades técnicas e soft skills, como você já conseguiu aplicá-las no mercado e, também, como esses conhecimentos serão agregadores de acordo com as demandas da vaga. 

Acaba sendo uma conversa mais livre para conhecer o candidato, ou seja, para verificar o alinhamento do seu perfil com o restante da equipe e da empresa de modo geral. Aqui, as habilidades comportamentais, como boa comunicação verbal, organização e proatividade, por exemplo, são avaliadas com atenção. 

Na hora de se preparar, tenha em mente que uma entrevista de emprego com gestor se trata de uma conversa bem direcionada para o seu perfil a fim de compreender se você se encaixa nessa vaga. Então, esteja preparado e com as respostas na ponta da língua  para uma conversa mais profunda e exigente. 

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Se preparar para a entrevista com gestor é essencial

Tudo bem só chegar na entrevista e falar sobre si, mas saiba que a performance durante essa conversa está diretamente ligada à uma boa preparação e as chances de se sobressair é maior quando isso acontece. Isso porque é preciso destacar-se em meio a um mercado de trabalho competitivo. Mostrar respostas inteligentes é a melhor saída. 

Além de não cometer os erros comuns de entrevistas, como “atropelar” a fala do entrevistador ou não saber responder uma pergunta específica, por exemplo, é preciso pensar como demonstrar suas competências técnicas e comportamentais de maneira confiante, com desenvoltura e até mesmo possíveis argumentos para embasar que você é a melhor opção para essa vaga. 

Os gestores esperam te conhecer o suficiente para saber como é o seu ritmo de trabalho e as decisões que te levaram a querer trabalhar naquela empresa. Por isso, conte sua história de maneira clara e organizada, construindo uma linha do tempo com todos os pontos importantes, desde a decisão pelo curso de graduação e pós-graduação até trabalhos relevantes, experiências de estudo e trabalho que tem relação com a empresa e até atividades extracurriculares, como freelances, voluntariado, intercâmbio, viagens, etc.

Pensando em te ajudar mais nessa etapa, separamos algumas dicas que te ajudam a se preparar e ter sucesso na hora da entrevista com o gestor. Confira. 

1 – Revise o seu currículo 

Por ter foco nas competências técnicas do candidato, a entrevista com o gestor demanda que você fale dos seus trabalhos anteriores, projetos realizados e resultados obtidos. Vale revisar, por tanto, os pontos de destaque na sua atuação profissional. 

Exponha como você contribuiu para resultados e soluções de problemas, além de atividades que foram agregadoras profissionalmente. Fez uma viagem à trabalho? Apresentou projetos à equipe? Conte sobre as suas responsabilidades a partir de exemplos concretos no seu dia a dia de trabalho para que o seu futuro chefe tenha noção de quais são as suas competências técnicas na prática. 

Além de dar esse destaque para os seus feitos, não se esqueça de evidenciar as competências comportamentais, que são as soft skills. Mencione se você for um profissional organizado, criativo, proativo, se gosta de se comunicar, de criar coisas novas… Tudo isso ajuda o gestor a entender mais o seu perfil. 

2 – Pense em respostas prévias

Como mencionamos, a entrevista com o gestor é menos uma entrevista com perguntas prontas e mais uma conversa sobre a sua trajetória. Mesmo sem saber exatamente qual é a abordagem, é fácil saber como se guiar durante essa etapa do processo seletivo.

A dica aqui é fazer uma lista com os requisitos para a vaga e relacioná-los às suas próprias experiências profissionais. Assim, fica fácil enfatizar as suas habilidades pensando nas características esperadas pelo empregador e que são relevantes para a posição. 

3 – Defina a sua pretensão salarial

Na conversa com o gestor, é muito possível que o assunto salário surja. Ele, como líder da equipe, pode querer saber previamente qual a sua pretensão para saber se há a necessidade de negociação. 

Pesquise o mercado, pense na sua realidade e vá para a entrevista com o número pronto na cabeça. Nesse momento, é importante deixar claro se existe ou não a possibilidade de negociar o valor e compreender quais são os benefícios e as possibilidades de crescimento. 

4 – Esteja preparado para questionamentos

Esteja preparado para ser questionado sobre as suas experiências anteriores, relacionamentos com antigos colegas de trabalho e chefes, e, no caso de pessoas que estão migrando de uma empresa para outra, os motivos pelos quais deseja essa mudança.

Aqui vale colocar a honestidade em primeiro lugar, mas, claro, sem falar mal das suas antigas experiências. É possível demonstrar maturidade ao falar sobre o relacionamento com a equipe e a liderança, além de que expor a vontade de crescer na carreira e ter novas experiências pode ser uma boa saída para explicar a troca de empregos. 

5 – Use o momento da entrevista ao seu favor

É durante a entrevista que você pode (e deve!) tirar as suas dúvidas em relação às funções e demandas do cargo. Por isso, use esse momento ao seu favor para demonstrar que está motivado a aprender e tem vontade de fazer parte da equipe. 

Antes da entrevista com gestor, faça uma busca sobre a empresa, tendo em mente os requisitos e faça perguntas que demonstrem esse conhecimento, abordando assuntos relacionados a vaga para entender o que a empresa espera de você, caso seja selecionado, mas também mostrando que você está preparado.

Para te ajudar ainda mais durante os processos seletivos, aposte em uma pós-graduação. Assim, você dá um passo adiante na sua carreira, se coloca à frente de outros candidatos e, ainda, consegue estimular novas habilidades e conhecimentos.

[Infográfico] Veja dicas de boas práticas em uma entrevista de emprego

Agora que você sabe como se preparar para uma conversa com um líder. Muitas pessoas tem dúvidas de como se portar em uma entrevista de emprego, não é mesmo? Para te auxiliar, nós preparamos um infográfico abaixo com dicas imperdíveis para você! Confira!

Imagem do Infográfico 6 dicas de como comportar em uma entrevista de emprego

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