Qual a importância da demissão humanizada e como colocá-la em prática?

imagem para ilustrar o texto de demissão humanizada

Como é feita a demissão de um colaborador na sua empresa? Esse é um momento bastante delicado e que pode se tornar complicado dependendo da maneira como for conduzido. É aí que entra a demissão humanizada para ajudar tanto profissional desligado quanto os gestores e colegas de trabalho a passar por esse processo.

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Essa humanização do processo de demissão está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas, principalmente porque tem processos mais eficazes e diminui a probabilidade do profissional que está sendo desligado desenvolver problemas emocionais. 

Como funciona o processo de demissão humanizada?

No geral, o procedimento de demissão, seja ele humanizado ou não, envolve o gestor da área que o profissional trabalha, o responsável no setor de recursos humanos e, por fim, o colaborador. Porém, a curto prazo, o ambiente de trabalho fica mais sensível, impactando também os demais membros da equipe.

Quando pensamos em uma demissão humanizada, o processo fica menos complicado, já que a empresa e o colaborador terminam o vínculo empregatício sem desgastes ou qualquer tipo de atrito.

Como acontece na prática? Em particular, o gestor da equipe e do RH explicam e justificam com detalhes quais são as causas do desligamento, mas sempre de maneira cuidadosa. A premissa desse procedimento é que o empregador priorize o respeito pelo funcionário.

Ao realizar uma demissão dessa maneira, mostra-se ao colaborador que ele é reconhecido e respeitado pelo seu tempo de atuação em todas as fases do ato demissional como parte da estratégia de gestão de pessoas.

Por que as empresas devem fazer uma demissão humanizada?

Sabendo que processo deve ser tranquilo para todos, é hora de falar sobre as vantagens que a demissão humanizada pode ter para a empresa. Confira:

1 – Conservar um bom relacionamento

É comum que a demissão aconteça por assuntos que não estão diretamente relacionados à performance do colaborador, como em casos de cortes de gastos e crises financeiras, sendo a diminuição da folha de pagamento a melhor solução para o momento.

Se esse for o caso, é importante deixar claro para o profissional. Assim, fica mais fácil manter um bom relacionamento com esse colaborador – o que pode ser vantajoso para uma recontratação, por exemplo, ou parcerias futuras com esse profissional. 

2 – Valorização do colaborador e prática de empatia 

Ao conversar com o profissional de maneira empática, a empresa demonstra que essa pessoa tem valor e que sua trajetória dentro da companhia não foi em vão, mesmo em um momento difícil como é o da comunicação do desligamento. 

A empatia é o processo de colocar-se no lugar do outro e deixa o ato da demissão mais humano. É importante, neste momento, não gerar um sentimento de revolta ou impotência no colaborador. Por isso, seja objetivo, claro e consistente na hora de explicar os motivos pelos quais essa pessoa está sendo dispensada.  

3 – Diminuição de riscos de penalizações legais

Pode acontecer de ex-funcionários se sentirem descontentes com a demissão a ponto de processar a empresa. Porém, em um processo humanizado, que conta com um RH capacitado, esse risco é reduzido, já que o foco desse método é evitar desgaste emocional do colaborador. 

Um desligamento amigável e transparente permite que o profissional sinta confiança para ser recolocado no mercado de trabalho, evitando maiores problemas.

Como aplicar a demissão humanizada no RH da sua empresa?

O mais importante no processo de demissão é a comunicação. Por isso, procure desenvolver uma comunicação transparente, que vá além de simplesmente transmitir um comunicado bonito ao profissional que está sendo dispensado. A clareza ao evidenciar os fatores de demissão é o que ajuda a amenizar os danos durante esse processo delicado 

O profissional de RH deve, portanto, se colocar disponível para explicar todos os trâmites ao funcionário, tirar eventuais dúvidas e esclarecer quais são os direitos trabalhistas – sempre com uma linguagem empática.

A partir disso, é importante ajudar o profissional a dar os próximos passos. Algumas dicas incluem desde disponibilizar apoio psicológico e indicar palestras sobre carreira, até oferecer um passo a passo sobre o que fazer para dar entrada no seguro-desemprego, sacar verbas referentes ao contrato de rescisão, etc. 

Escrever uma carta de recomendação, sempre evidenciando os pontos fortes daquele profissional, também é um auxílio válido. Se possível, indique o ex-funcionário para outra empresa que faça parte da sua rede de contatos e que esteja com vagas em aberto. Além disso, reforce que as portas estão sempre abertas, já que pode existir a possibilidade de admiti-lo novamente em outro momento.

Para que os membros da equipe de recursos humanos possam se tornar mais capacitados, a fim de aplicar a demissão humanizada como prática oficial da sua empresa, vale indicar cursos e especializações. No portal pós Pitágoras, você encontra diversas opções que ajudam a adquirir novos conhecimentos e crescer na carreira.

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