Qual a relação da segurança psicológica nas empresas com alta produtividade dos colaboradores?

imagem para ilustrar o texto de segurança psicológica nas empresas

Avaliação feita pelo Google com 250 equipes de diferentes áreas constatou que o bom nível de segurança psicológica nas empresas era um dos responsáveis pelo alto índice de produtividade. A informação foi revelada por Ana Carolina Azevedo, diretora de RH do Google, em entrevista ao site da Forbes. Mas, o que isso significa e como esta questão afeta o desempenho de uma equipe? 

O que significa ter um alto índice de segurança psicológica?

Empresas que têm um alto nível de segurança psicológica nas suas equipes são aquelas que promovem o bem-estar e a confiança entre seus colaboradores. Um time em que todos os integrantes se sentem confiantes o suficiente para tentar inovar e buscar novos caminhos mesmo sem ter a certeza de sucesso se sentem seguros para arriscar mais. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Esses colaboradores também possuem uma confiança maior nos demais membros da equipe e na liderança, pois sabem que nos momentos de dificuldade um apoiará o outro. A segurança psicológica os leva a acreditar que tanto os fracassos como as vitórias são de responsabilidade de todos, e isso fortalece o espírito de cooperação do time.

Como incentivar a segurança psicológica nas empresas

A liderança empática é um ótimo motor para reforçar a segurança psicológica, pois fortalece a relação de confiança do líder com o time e proporciona um ambiente de trabalho mais acolhedor para todos. Um profissional que sabe que terá o líder como apoio não tem medo de errar e ser julgado.

Isso ajuda na construção de bons resultados, pois afeta de forma positiva o desempenho dedicado ao projeto. Os colaboradores vão se dispor a pensar de forma mais inovadora, abandonar os padrões que “dão certo” para adotar novas estratégias que possivelmente vão trazer melhores entregas e, assim, exercitar o pensamento inovador.

Além disso, o líder que tem empatia influencia seu time a praticar essa habilidade. Quando as pessoas se colocam no lugar do outro e se identificam com as dificuldades e motivações, elas ficam mais aptas a colaborarem para ajudar ou ao menos facilitar o trabalho dos colegas, afetando a todos de maneira positiva. 

O papel de cada colaborador

Cada membro do time tem um papel fundamental na manutenção dessa segurança psicológica, além do já citado senso de empatia. Outro aspecto que ajuda na boa construção da segurança psicológica no time é o senso colaborativo e o espírito de equipe.

Quando você sabe que terá ajuda na elaboração dos projetos, você se permite arriscar mais, sem medo de falhar, pois sabe que terá a ajuda dos seus colegas para vencer os desafios que surgirão.

Esta prática conjunta também favorece o ritmo de trabalho, pois todos trabalhando simultaneamente em uma mesma tarefa agiliza o tempo de entrega e permite que os resultados apareçam mais cedo. O mesmo se aplica aos erros que, quanto antes surgirem, mais rapidamente serão solucionados.

Outro ponto no qual cada colaborador poderá ajudar é na preservação de um clima amistoso na equipe. Um pensamento egoísta vai totalmente contrário da segurança psicológica, e pode ser o suficiente para desestruturar a harmonia da equipe. 

Ser mais confiante te ajuda a melhorar como profissional

Pessoas confiantes e que possuem segurança psicológica estão mais preparadas para buscar o aprimoramento e se tornar profissionais mais completos, pois elas se sentem prontas para buscar novos caminhos.

Quando você tem a confiança de que, mesmo fracassando, vale buscar novas oportunidades, pois sabe que terá forças para se reerguer, seus horizontes se ampliam e você se torna um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.

A necessidade de se reinventar se mostra cada dia mais urgente, com o avanço tecnológico e empregos sumindo e surgindo com bastante frequência.  Apostar na segurança psicológica dos seus colaboradores é investir em profissionais que não terão medo desses novos desafios. Eles vão querer apostar em outros caminhos e buscar aprimorar suas habilidades.

O ambiente de aprendizagem é um ótimo local para adquirir confiança, pois é nele que o profissional descobre que é capaz de fazer muito mais do que acreditava e explorar novos conhecimentos e áreas de atuação, sempre contando com o auxílio de professores que o guiaram nesta nova jornada.

Por este motivo, os empregadores que prezam pela segurança psicológica nas empresas deveriam incentivar seus colaboradores a buscar uma pós-graduação EAD, sendo um agente ativo da capacitação do profissional.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!