O marketing digital está cada vez mais em pauta numa época na qual grande parte das pessoas estão conectadas à internet. Empresas, instituições de ensinos, profissionais da saúde e de tantas outras áreas estão buscando um espaço na rede para serem notados. Mas será que todos sabem como investir em marketing digital e gerir os canais de comunicação com os clientes?
Muitos empreendedores pecam por abandonar ações que, muitas vezes, poderiam trazer mais rentabilidade ao negócio. Para facilitar, listamos algumas situações que configuram os principais erros em marketing digital e como solucioná-los:
Site desatualizado
Um dos erros mais graves é manter um site desatualizado no ar. Para se tornar destaque e referência, é preciso que seu site seja atualizado com conteúdos relevantes e mantenha uma periodicidade de postagens. A usabilidade da página também é algo que se deve levar em consideração. Além de um bom conteúdo, um site deve ter uma boa navegação. Para isso, existem ferramentas que facilitam a construção da página ou, se necessário, contrate um profissional de UX.
Página sem estratégias de SEO
Ter um site sem estratégias de SEO (Search Engine Optimization), é ter um canal irrelevante para os buscadores. Se você quer ser achado, invista na otimização das páginas, assim, seu site terá relevância orgânica e pode até chegar às primeiras posições do Google, algo essencial para quem investe em Marketing Digital.
Ignorar o Google Analytics
Não dar importância ao que o Google Analytics pode fazer pelo seu negócio é ignorar uma ferramenta muito útil para o levantamento e entendimento se seu público. Isso porque a ferramenta monitora os dados de tráfego, verifica a audiência (inclusive por geolocalização) e ainda ajuda nas conversões de usuários.
Não checar os e-mails marketing enviados
E-mails marketing quando não são bem executados, muitas vezes têm como destino a caixa de spam. O conteúdo direcionado ao público que o recebe deve ser estratégico. Isso estimula a visita ao site e a compra de produtos e serviços. Cuidado também com a frequência que esses e-mails são enviados. Faça pesquisas e escute seus leitores para acertar o ponto de envio e os principais interesses.
Redes sociais esquecidas
Muitas pessoas veem nas redes sociais um canal direto entre a marca e o consumidor. Tê-las desatualizadas não transmite credibilidade, mas sim descaso. Outro ponto importante é o tipo de conteúdo postado nas redes. Caso não seja relevante, pode acabar passando a sensação de falta de propriedade e conhecimento em relação ao assunto abordado.
Se as redes sociais da sua empresa forem usadas como um canal de comunicação, reclamação e afins, não deixe de responder prontamente aos questionamentos. E quando o fizer, faça com uma postura profissional, nunca levando as críticas para o pessoal.
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Se você comete alguns desses erros, repense a sua estratégia. Já se você quer se tornar um especialista no assunto, conheça nossos cursos de pós-graduação.