Qualidade de vida no trabalho e produtividade: como manter o equilíbrio?

imagem para ilustrar o texto de qualidade de vida no trabalho e produtividade

Garantir o equilíbrio entre qualidade de vida no trabalho e produtividade é uma das grandes questões atuais do mercado de trabalho. Se por um lado vemos a crescente demanda por mais bem-estar aos trabalhadores, por outro, as cobranças por produtividade e performance parecem aumentar. Esse cenário ficou ainda mais crítico com a consolidação de modelos remotos e híbridos, que misturam os limites entre vida pessoal e profissional.

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Então, como encontrar o equilíbrio? A resposta para essa pergunta não é simples e depende de diversos fatores, mas a boa notícia é que é possível chegar ao tão sonhado meio termo, com qualidade de vida e satisfação com os resultados no trabalho. Para isso, é preciso que os dois lados se engajem e se comprometam a implementar mudanças: profissionais e companhias.

Essa conjuntura abrange tanto relações de trabalho com vínculo empregatício quanto o contexto de quem presta serviços como freelancer. Como ressaltou o redator freelancer Lourenço Silva, em seu LinkedIn, muitas vezes a liberdade buscada por quem trabalha “por conta” é invadida pelas demandas profissionais, e é preciso muita organização para não colocar a saúde e o bem-estar em risco.

Equilíbrio entre qualidade de vida no trabalho e produtividade: como conseguir?

1 – Ter horários definidos de trabalho e tentar não ultrapassá-los

Conforme Silva pontuou, definir horários é uma questão crucial para não deixar o trabalho tomar conta de todas as horas de nossos dias. Por mais que esse controle precise de mais atenção de freelancers, que são seus próprios chefes, qualquer profissional tem que ficar atento ao relógio, ainda mais em um contexto de trabalho remoto.

Não ter que se deslocar do trabalho para a casa facilita o processo de “ficar mais um pouquinho” conectado. Contudo, tirando algumas exceções, que sabemos que podem acontecer e demandar mais horas de trabalho, evite ultrapassar o seu horário de trabalho. Pode parecer que não, mas aqueles minutos e horas de lazer vão fazer falta.

2 – Evitar a prática de olhar e-mails e mensagens fora do expediente

Desde que os telefones passaram a ser portáteis e os e-mails começaram a chegar a todos os lugares, a vida profissional nunca mais foi a mesma, não é verdade? Agora, podemos carregar no bolso todos os equipamentos de trabalho, e por mais que essa praticidade tenha muitos benefícios, ela também pode trazer prejuízos para os profissionais.

O hábito de checar e-mails e grupos de mensagens a todo instante, por exemplo, ficou ainda mais comum durante a pandemia, o que não é nada saudável. Trabalhando de casa, os limites entre vida pessoal e profissional ainda precisam existir. Uma dica para traçar essa linha divisória é justamente o distanciamento dos e-mails e mensagens fora do expediente.

Pode ser difícil no começo, mas conforme você se acostumar, vai entender por que tantas pessoas falam do sentimento de libertação ao evitar o trabalho à noite e nos momentos de folga.

3 – Manter uma organização para a rotina de trabalho

Sem uma rotina organizada, as chances de você se perder no meio das demandas é alto, o que significa perder o controle do seu tempo e sentir os efeitos desse problema. Por isso, estabeleça uma rotina para o seu expediente, organize suas responsabilidades, use ferramentas que podem te auxiliar, como agendas e planners, e não desista na primeira tentativa.

Pode ser que você demore um pouco para encontrar um método que funcione para as suas particularidades, e tudo bem. O importante é reconhecer a organização como uma peça fundamental para que a balança “produtividade X bem-estar” se mantenha equilibrada.

4 – Aprender a priorizar tarefas, impor limites e dizer “não”

Quando aprendemos a organizar o trabalho, somos levados instintivamente a um segundo passo: entender a prática de priorização de tarefas. Conseguir visualizar todas as nossas demandas e responsabilidades é um grande divisor de águas para conseguir identificar o que é urgente, prioritário e de extrema importância, e o que pode ficar para depois.

Esse exercício vai tornar o dia a dia muito mais tranquilo e organizado, sem a ânsia para resolver tudo de uma vez só e ainda vai abrir o caminho para a segunda parte da priorização. Ela consiste em impor limites e aprender a dizer não, dois pontos essenciais no mundo corporativo e que, muitas vezes, ficam de lado na nossa tentativa de mostrar produtividade e querer se destacar.

O trabalho é uma parte muito importante em nossas vidas, contudo, ele não é nossa única atividade. É por isso que impor limites e aprender a declinar pedidos precisa ser um fator de  destaque na sua busca por mais qualidade de vida. 

Quando entendemos que não há problema em dizer não para certas demandas, e em verbalizar que você não vai poder arcar com todos os pedidos que chegaram até você, o relacionamento com o ambiente de trabalho passa a ser muito mais saudável.

5 – Valorizar e se dedicar aos momentos de descanso e lazer

E falando em momentos de lazer, eles não podem ser deixados de lado. Valorize suas folgas, fins de semana, horários de almoço e férias ao máximo, porque como já falamos, a vida não pode ser resumida à prática profissional.

Os períodos de descontração são tão importantes quanto o expediente para qualquer pessoa, e garantir que eles aconteçam e tenham um impacto positivo na sua rotina é essencial para chegar ao tão sonhado equilíbrio.

6 – Ser estratégico na hora de se diferenciar no mercado

As decisões que tomamos para diferenciar o currículo no mercado de trabalho precisam ser estratégicas e estar alinhadas com um ideal de qualidade de vida. Por exemplo, acumular tarefas pode parecer uma boa ideia para chamar a atenção de seus líderes, mas será que essa sobrecarga não será mais maléfica do que benéfica?

Por isso, montar um plano de carreira e pensar em alternativas mais eficazes, como fazer uma especialização a distância, podem resolver dois problemas de uma vez só. Você vai conseguir se destacar na sua área de atuação sem ter que recorrer a métodos exaustivos, garantindo seu bem-estar.

7 – Entender se não é o momento de buscar novas oportunidades

Como mencionamos anteriormente, a responsabilidade de equilibrar bem-estar e produtividade recai sobre as duas partes: empresa e colaborador. Sendo assim, caso você perceba que seus esforços são unilaterais, e que mesmo depois de conversas e inúmeras tentativas a companhia não se engaja na qualidade de vida dos profissionais, pode ser hora de pensar em rotas alternativas.

Hoje em dia, cada vez mais os empregadores se preocupam em garantir um ambiente e rotina agradáveis e benéficas aos seus colaboradores, então, não tenha medo de tentar se estabelecer em outra empresa.

8 – Buscar ajuda especializada ao primeiro sinal de alerta

Se perceber que o seu corpo está dando sinais, identificar sintomas de burnout ou estresse, e sentir que as pequenas intervenções na rotina já não são o suficiente, não hesite em buscar ajuda profissional especializada.

Psicólogos e psiquiatras podem ser essenciais para te fornecer as ferramentas necessárias para encontrar o equilíbrio entre qualidade de vida no trabalho e produtividade, e garantir mais bem-estar para a sua vida.

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