Em algum momento da trajetória acadêmica, todo aluno já entrou ou vai entrar em contato com as “normas da ABNT”. A sigla, que significa Associação Brasileira de Normas Técnicas, remete a regras que guiam a produção de trabalhos acadêmicos como monografias, TCCs e artigos em diversas instituições de ensino no Brasil.
Suas normas e funções são diversas, aqui você vai encontrar algumas instruções práticas e básicas para não cometer erros e formatar seus trabalhos acadêmicos com qualidade.
Confira:
Atenção na formatação
Há algumas configurações que nunca mudam, como margem, fonte, espaçamento entre outros, para começar é importante defini-las:
- A fonte precisa ser Times New Roman ou Arial, em tamanho 12;
- Citações, referências, legendas ou tabelas, a fonte deve ser de tamanho 10;
- Justifique o texto;
- Para citações, referências, legendas ou resumos de projetos de pesquisa, o espaçamento deve ser de 1,5 no corpo do texto, se elas tiverem mais de 3 linhas, use espaçamento de 1,0;
- Defina 3cm para as margens superior e esquerda e 2cm para as margens inferior e direita;
- Selecione A4 para definir o tamanho;
- Em Colunas, selecione uma, em alguns artigos acadêmicos é aceitável usar até duas, veja em qual perfil o seu trabalho se enquadra.
Organize as partes
Não esqueça a capa do seu trabalho, essa é a formatação mais básica que a ABNT exige e deve ser seguida exatamente nesta ordem:
- Nome da instituição;
- Nome do curso;
- Nome do autor (pessoa que realiza o trabalho);
- Título;
- Subtítulo, se houver;
- Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
- E ano de apresentação do trabalho.
Numerar as páginas também é uma das principais técnicas da ABNT. A contagem deve ser feita a partir da folha de rosto, mas só deverá ser exibida na introdução, os números não aparecem em páginas como folha de rosto, resumo ou sumário. Utilize algarismos arábicos no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior e a 2cm da borda direita.
O sumário é o próximo passo, mas fique tranquilo o Word ou o Google Drive faz isso para você automaticamente.
- Clique no começo da página em branco onde vai ser o sumário. Na aba Referências, clique em Sumário e escolha a primeira opção.
- Você precisa fazer algumas edições e algumas normas precisam ser configuradas. Edite os três estilos de texto do Word de acordo com a ABNT, entre na aba Página inicial e, ao lado do Painel de Estilos, você deve ver diversas formatações, como Normal, Título 1, Título 2 etc;
- Selecione Normal com o botão direito e depois em Modificar e mude apenas a fonte para Arial ou deixe em Times New Roman.
- Por último, configure o subtítulo. Clique em Título 2 e depois em Modificar, caso você tenha outros títulos dentro do subtítulo, configure como Título 3 em seguida.
- Volte ao sumário e clique na seta para baixo e depois em Atualizar Tabela, o sumário já estará pronto para ser gerado;
- Por fim, é só definir os detalhes de acordo com as regrinhas da ABNT que vimos anteriormente. Não esqueça que a fonte deve estar dentro do padrão que citamos. E que a palavra “Sumário” deve estar centralizada, escrita em caixa alta e marcada em negrito.
A bibliografia
O último e mais simples passo. Para criá-la, basta entrar na aba Referências, mas, para isso, é necessário que você tenha feito uma biblioteca de referências. Então, é só clicar em Bibliografia e depois em Bibliografia novamente, pronto! Depois, centralize e coloque em caixa alta a palavra Bibliografia.
A ABNT é complexa, cheia de detalhes e regras, o objetivo deste conteúdo é apresentar apenas os conceitos básicos. Se você deseja conhecer os pormenores da Associação Brasileira de Normas Técnicas, procure por livros recentes e que tenham as normas atualizadas.
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