O que é adaptabilidade organizacional? Como desenvolvê-la?

adaptabilidade organizacional

Você já ouviu falar em adaptabilidade organizacional? A expressão pode não ser tão difundida, mas o conceito já está no radar dos profissionais e empresas antenados nas tendências do mercado. 

O mundo está em constante e rápida transformação e os modelos de negócios atuais podem se tornar ultrapassados assim que uma nova tecnologia surgir. Com isso, ser capaz de se adaptar a novos cenários oferece diferencial competitivo e permite que as organizações se mantenham no topo. 

Da mesma forma, os profissionais que desejam se destacar e crescer na carreira precisam compreender esse conceito e se capacitarem para estar à frente dessas mudanças. 

O que é adaptabilidade organizacional?

Como o nome já diz, o conceito indica a capacidade das empresas de se transformarem e se adaptarem às inovações. Implica em quebrar paradigmas, desafiar os limites e mudar seus métodos, processos, visão e, em alguns casos, até mesmo sua missão.

Com o avanço da inteligência artificial, por exemplo, muitos processos e métodos atuais se tornarão desnecessários. 

Em contrapartida, as pessoas continuarão desempenhando um papel central, mas precisarão desenvolver novas habilidades que os permita interagir e usar a AI na realização de seu trabalho. 

Uma forma de exemplificar a adaptabilidade organizacional é pensar no mundo corporativo 20 anos atrás: ainda não existiam smartphones, nem a imensa variedade de plataformas e softwares que hoje estão presentes na nossa rotina. 

De uma forma ou de outra, já estamos constantemente nos atualizando, porém, quando se trata do mercado de trabalho, isso deve ser feito de maneira planejada e exige uma aprendizagem contínua. 

Um dos exemplos mais citados quando se trata de adaptabilidade organizacional é a Netflix. Hoje o serviço de streaming é uma referência global, com produções próprias em diversas regiões do planeta. 

Mas a empresa começou como um serviço online de locação de DVDs, que eram entregues nas casas das pessoas. Ao perceber a oportunidade de disponibilizar os conteúdos dos DVDs em um site para que os clientes pudessem acessar a hora que quisessem, a plataforma se reinventou. 

A partir de então, o foco do negócio passou a ser outro e empresa e colaboradores se adaptaram para esse novo conceito. 

Portanto, a adaptabilidade está relacionada à capacidade das empresas de mudarem seus modelos de negócios com base em oportunidades e inovação, e das pessoas serem capazes de atuar frente a essas transformações. 

Como adquirir adaptabilidade organizacional?

Para que uma empresa adquira adaptabilidade organizacional é preciso trabalhar uma série de fatores que permita que as equipes também desenvolvam essa capacidade. Isso também envolve uma mudança cultural na organização. 

É comum que haja uma resistência inicial. Com exceção de profissionais futuristas, as pessoas em geral buscam e preferem a estabilidade, e quando o novo chega, nem sempre aceitamos imediatamente. Mas algumas transformações são imparáveis, e quanto mais rápido a empresa agir, mais fácil será a transição. 

Confira nossas dicas para desenvolver essa cultura nas empresas:

Mente aberta

É verdade que ninguém gosta de admitir que tem a mente fechada, mas nem sempre estamos dispostos a ouvir novas perspectivas e mudar de ideia. Porém, conhecer outros pontos de vista é essencial para entender que nem sempre temos as respostas para tudo. 

Ao manter a mente fechada, as pessoas perdem a oportunidade de ampliar suas referências e se atualizar e, assim, são incapazes de se adaptar. 

Inclusão

Com isso, outra necessidade das empresas para pensar no futuro e serem capazes de se adaptar é praticar a inclusão. Em alguns casos, ser inclusivo já significa fazer adaptações físicas ao ambiente, por exemplo. Mas quando se fala no aspecto organizacional, é preciso entender que isso é uma necessidade da sociedade, e todos precisam desenvolver um olhar diverso para as equipes e para as soluções desenvolvidas. 

Visão futurista

Quem tem uma visão de futuro apurada consegue identificar possíveis cenários e está preparado para as novidades. Para isso, é preciso diversificar as leituras e estimular a curiosidade e criatividade das equipes, incentivando-os a entender os “porquês”. 

Para citar um exemplo atual, o tema sustentabilidade está mais presente do que nunca em nossas vidas. Práticas voltadas à proteção do meio ambiente tendem a crescer e empresas que querem se destacar precisam conhecer o assunto a fundo, sendo capazes de propor inovações. 

Novos aprendizados

A melhor forma de se adaptar é através do conhecimento. Ao adquirir as informações necessárias e compreender melhor seu campo de atuação e o mercado em geral, os profissionais podem compreender com mais facilidade esse processo e, ainda, podem se adiantar a isso, inovando em sua carreira. 

Incentivar os colaboradores a buscar uma especialização, como a pós-graduação Unopar, permite se aprofundar nas tendências que dominarão o mercado nos próximos anos, e dará a eles a capacidade de aplicar as habilidades acima para não ficar para trás. 

Autonomia

As empresas têm regras que devem ser seguidas, porém é importante oferecer autonomia para que as pessoas tomem decisões por conta própria. Com isso, eles sentirão mais confiança em suas realizações e poderão adquirir adaptabilidade organizacional. 

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