A análise da concorrência é uma estratégia utilizada para as empresas que desejam aumentar sua competitividade, planejam abrir um negócio ou entrar em um novo ramo de atuação.
Ao fazer esse estudo, é possível compreender melhor as boas práticas do mercado, o que ajuda a desenvolver as estratégias adequadas e ainda permite inovar. Mas, como funciona isso?
Acompanhar o que os competidores estão fazendo é uma prática comum. Mas, com a análise de concorrência, isso é feito de forma estruturada, e tem impacto em diversos setores da empresa, como atendimento, marketing, vendas e também na produção.
Como é feita a análise da concorrência?
Essa análise vai muito além de apenas observar o que a concorrência está fazendo e inclui uma busca aprofundada de dados que sejam relevantes. Ou seja, para fazer uma pesquisa adequada, é necessário coletar as informações que são relevantes, com base nos objetivos da empresa.
Esses dados servirão como base para que um estudo seja feito, comparando os dados dos competidores com os da empresa, verificando seus pontos fortes e fracos e chegando a relatórios que servem como referência para definir as estratégias. Entenda os principais pontos avaliados pela análise:
Produto
Um dos pontos mais importantes a serem avaliados é o produto ou serviço. Quais são os diferenciais da concorrência? Que aspectos de suas mercadorias mais atrai os consumidores? Qual a qualidade e materiais utilizados para a produção?
Claro que em alguns casos existem segredos de produção, mas algumas informações estão disponíveis, e permitem avaliar as características em comum e diferentes.
Preço
Outro fator importante é o valor da oferta. Para produtos no mesmo nível, os preços serão mais competitivos, mas precificar um produto ou serviço não é uma tarefa fácil. Além do valor da produção e da cadeia envolvida, é importante avaliar o mercado e os consumidores.
Além disso, um preço muito alto pode dificultar a competitividade, enquanto algo abaixo do mercado pode não gerar lucro.
Pontos fortes e fracos
Avaliar o que os competidores têm de positivo permite encontrar inspiração para desenvolver os próprios processos, enquanto os pontos fracos oferecem um insight para possíveis oportunidades.
Ações de marketing
O marketing continua sendo a alma do negócio e indica informações importantes sobre como uma empresa se posiciona. Qual sua missão e valores, como ela se comunica com o público, que canais utiliza e que impacto isso tem nos consumidores.
Hoje é difícil existir sem uma presença digital e o marketing se torna a principal oportunidade de crescer e aparecer.
Qual a importância da análise da concorrência?
Não há empresa que não tenha concorrentes, portanto saber como atingir o mesmo público e impactar as pessoas, convencendo-as a consumir seu produto faz parte do negócio.
Não se trata de “espionar” os concorrentes, mas sim entender quais características funcionam e quais não, além de indicar gargalos onde há oportunidades que essas empresas talvez não vejam ou não sejam capazes de suprir. Entenda por que essa análise é importante:
Inovação
Ao observar o que os competidores fazem, fica mais fácil compreender o que eles não oferecem. Isso abre caminho para inovação e a criação de produtos, conceitos e conexões que fazem com que a empresa seja vista de forma diferente no mercado.
Vendas
É claro que um papel importante nesse processo é conquistar uma fatia de mercado que consome dos concorrentes e, absorvendo essas informações e fazendo a análise de dados adequada, isso acarretará no aumento das vendas.
Posicionamento
Isso também permite posicionar a marca como uma empresa diferenciada. Assim, são desenvolvidas ações que indiquem para o cliente que a sua empresa oferece aquilo que falta aos concorrentes.
Quais são os passos para analisar a concorrência?
Como, então, começar a analisar a concorrência? Confira nosso passo a passo:
1- Identifique os competidores
Alguns mercados são mais nichados e não tem tantos concorrentes, já outros podem ter milhares. Para isso, ao identificar os concorrentes é preciso levar em consideração os aspectos comentados acima, como produto e preço. Isso ajuda a entender quais empresas estão em níveis similares e atendem ao mesmo público.
2- Defina os objetivos da análise
Para quem quer abrir uma empresa, é relevante saber tudo sobre os concorrentes, mas esse não precisa ser o objetivo sempre. Pode ser que a organização esteja em processo de rebranding e queira avaliar o posicionamento e identidade visual dos concorrentes.
Ou então viu queda nas vendas e busca nos competidores os métodos mais eficazes para fechar negócios. Portanto, defina antes o que deseja buscar, para não perder tempo e focar no que realmente deseja.
3- Escolha os métodos de avaliação
Existem muitos dados distintos que podem ser colhidos, desde métricas de redes sociais como seguidores e alcance, até seu posicionamento no Google. Assim, tabelas podem ser suficientes para comparar os números.
Outra forma é utilizando o método SWOT, que aplica uma metodologia que permite avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
4- Avalie os resultados
Dependendo do tipo de empresa e quantidade de colaboradores esse processo pode ser mais rápido ou demorado e envolver mais ou menos dados.
Porém, depois que a coleta for feita, é preciso transformar isso em dados concretos, como uma comparação entre as redes sociais, ou avaliação da qualidade dos produtos. Isso deve ser transmitido para as áreas envolvidas, para ser transformado em ações.
Fazer a análise análise da concorrência exige conhecimento técnico, por isso, profissionais especializados com MBA EAD são capazes de se aprofundar nessa avaliação e se tornam mais requisitados no mercado de trabalho.