Analista de inteligência de mercado: conheça este cargo em alta

ícones para ilustrar texto sobre analista de inteligência de mercado

Hoje em dia, os dados estão no centro de qualquer discussão sobre descoberta de tendências, análises de sucesso e prevenção de riscos. Afinal, conforme os anos foram passando, a quantidade de informações de negócios armazenadas chegou a níveis impressionantes, revelando uma verdadeira “mina de ouro” para quem souber interpretar e organizar os dados. E o profissional responsável por isso é o analista de inteligência de mercado.

Conforme explica o Guia Salarial 2023 da Robert Half, as empresas estão, cada vez mais, investindo nos dados como fonte de informação. Dessa maneira, é possível antecipar tendências, mitigar riscos, procurar novas oportunidades e até mesmo avaliar como produtos e serviços atuais estão performando no mercado.

Contudo, conseguir olhar para tantos dados e números e compreender a história sendo contada não é tão simples assim. Nesse contexto surgem os especialistas em inteligência.

Tudo sobre o cargo de analista de inteligência de mercado

Dentro desta área, é possível dividir os colaboradores em duas frentes. Enquanto os profissionais de inteligência de negócios, também conhecida como BI, olham para “dentro”, ou seja, para a própria empresa, os especialistas em inteligência de mercado, ou marketing intelligence, olham para “fora”: para os dados de mercado. Eles podem atuar como analistas de inteligência de mercado, uma posição necessária em todas as empresas.

A centralidade dos dados faz com que profissionais capazes de analisar e interpretar dados sejam cada vez mais valorizados, ocupando posições estratégicas em diversos departamentos. Do Marketing e das Vendas à área de Relacionamento, todos os setores podem se beneficiar do conhecimento e habilidades destes analistas.

Isso acontece porque a capacidade de transformar informações e números em inteligência transforma toda a cadeia de tomada de decisões em uma companhia. Os gestores conseguem fazer escolhas com embasamento, pensando no que o público está consumindo, no comportamento das pessoas e também na atuação dos concorrentes.

Mas afinal, como os analistas conseguem extrair isso? E o que exatamente os profissionais dessa área fazem no seu dia a dia corporativo?

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que o profissional de inteligência de mercado faz?

Chegar a conclusões estratégicas e direcionadas depende da extração e análise de uma série de dados, que fazem parte do histórico das relações comerciais de uma empresa.

Por meio de um grande volume de dados, como volume e desempenho de vendas, performance de canais de vendas, informações cadastrais de clientes e consumidores, ele é capaz de montar documentos complexos. Tais como planilhas, gráficos, relatórios e apresentações que olham para a história contada pelos números.

Tudo isso engloba uma série de atividades e responsabilidades, como o monitoramento da fonte de dados, a necessidade de visualizar as tendências emergentes, percepção de riscos e potenciais falhas e identificação de parceiros de negócios.

Como se tornar esse profissional?

Se você se interessou pelo trabalho e quer seguir carreira nessa área, deve estar se perguntando como fazer para chegar até lá, não é mesmo?

Tendo em vista que não há uma formação específica para marketing intelligence, profissionais de várias áreas podem se beneficiar dos conhecimentos da graduação e se especializar no tema. Atualmente, muitos formados em Sociologia, Marketing, Administração, Estatística, Publicidade e Comunicação estão nesse mercado.

Todavia, o ideal é que você procure uma maneira de se tornar um especialista. A forma mais indicada é por meio de uma pós-graduação, que pode ser em Big Data, UX, Marketing Digital, BI, Analytics e outras opções. Dessa maneira, você consegue entrar em contato com o que há de mais atualizado no mercado, direcionando seus estudos para a inteligência de dados.

O que as empresas procuram nos analistas de inteligência de mercado?

Além disso, algumas demandas do mercado também podem te ajudar no desenvolvimento e identificação de habilidades. Elas vão além da formação acadêmica tradicional e também precisam ser tratadas com seriedade, afinal, a decisão de contratar um novo profissional leva em consideração o currículo como um todo.

Por exemplo, o uso constante de termos em inglês faz com que o domínio do idioma chame a atenção de recrutadores, assim como saber utilizar ferramentas de programação e análise de dados, ser organizado, conseguir se comunicar e ter visão estratégica de mercado.

Qual é o salário do especialista em dados de mercado?

Ainda de acordo com o Guia Salarial 2023 da Robert Half, o salário dos analistas de inteligência de mercado é bem atrativo. Atualmente, ele pode variar entre R$ 6.050 e R$ 12.850 nas companhias brasileiras, dependendo do tamanho da empresa em questão, sua experiência e área de atuação.

Agora que você já sabe o que faz um analista de inteligência de mercado, entendeu por que esse profissional está sendo procurado e já sabe as características da profissão, o que está esperando para fazer parte dela? Aproveite para já se inscrever em uma pós-graduação a distância e conseguir se especializar na área e, quem sabe, se tornar referência no mercado.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!