Você sabia que a profissão de analista de marketing digital é uma das mais promissoras do momento? Graças ao aumento do uso da internet e às constantes mudanças na forma como as pessoas se comportam e consomem online, as empresas precisam cada vez mais de profissionais especializados na área.
Segundo um levantamento do LinkedIn, o marketing digital está entre as 15 áreas que mais contrataram especialistas em 2021. Ou seja, é uma boa hora para começar a investir nessa profissão. Neste artigo, te contamos como é o trabalho do profissional de marketing digital, qual é a remuneração e as habilidades que você precisa ter para trabalhar nessa área. Acompanhe a seguir.
O que é marketing digital?
Antes de entender qual é o trabalho do analista, vamos entender um pouco mais sobre o conceito. Marketing digital é um meio de promover e vender serviços através de meios eletrônicos e da internet. Ele usa estratégias em canais como redes sociais, e-mails, blogs e mecanismos de busca para alcançar as pessoas.
Com o marketing digital, as empresas podem atingir uma audiência maior do que através dos métodos tradicionais e para criar um relacionamento com os prospects (clientes em potencial), que estão mais propensos a comprar seu produto ou serviço. Entre as suas principais vantagens está a possibilidade de mensurar os resultados diariamente e fazer ajustes na estratégia quando a empresa achar melhor.
O que faz um analista de marketing digital?
Se você se interessou pela área, agora é hora de falarmos sobre as atividades que fazem parte do trabalho do analista de marketing digital. Esse profissional é responsável por fazer o planejamento, desenvolver estratégias para campanhas de marketing digital, analisar e monitorar tendências, estatísticas e desempenho delas. Além disso, ele também apresenta insights e descobertas para outras áreas da empresa e para seus clientes.
Veja a seguir quais são as tarefas mais comuns no dia a dia de um analista de marketing digital:
- Fazer relatórios de tendências do mercado e hábitos de consumo;
- Pesquisar, reunir e analisar dados do negócio e apresentar para os gerentes e coordenadores de marketing;
- Usar ferramentas para monitorar o comportamento dos clientes e encontrar clientes novos;
- Gerenciar canais digitais da empresa, redes sociais, blogs e SEO (conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento do site nos resultados de mecanismos de buscas, como o Google).
- Fazer briefing, definir cronogramas e criar campanhas e anúncios;
- Definição de métricas e KPI ‘s (indicadores-chave de desempenho) dos projetos da área.
Claro que o tamanho da empresa e o nível de experiência do profissional é o que define o que faz parte do trabalho de um analista da área, mas as atividades acima são as que costumam fazer parte do seu dia a dia.
Quanto ganha um analista de marketing digital?
Agora que você já sabe o que faz um profissional do marketing digital, vamos saber um pouco mais sobre a sua remuneração. Segundo o site Glassdoor, o salário de um analista de marketing digital é de R$ 3 mil por mês, mas um profissional com mais experiência pode chegar a receber entre R$ 12 mil e R$ 13 mil em uma empresa de grande porte. Claro que, para isso, é necessário desenvolver as habilidades e o conhecimento que te tornarão um excelente profissional na área.
Leia também: Growth Marketing: o que é, exemplos e como atuar na área
O que é preciso para ser um analista de marketing digital?
Como vimos, as atividades do dia a dia desse profissional exigem que ele saiba lidar com algumas ferramentas e tenha algumas qualificações específicas. Estas costumam ser as mais solicitadas:
SEO: os analistas de marketing digital precisam ter bom conhecimento em SEO (Search Engine Optimization) e em SEM (Serch Engine Marketing). Dessa forma, é possível criar campanhas online capazes de chamar a atenção dos usuários de internet e que sejam otimizadas para os mecanismos de busca.
Redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, TikTok e LinkedIn são alguns dos meios mais importantes para se relacionar com clientes e prospects. Ou seja, entender como elas funcionam e saber criar estratégias e relatórios nessas redes sociais é fundamental.
Habilidades de comunicação: além de precisar estar sempre em contato com clientes, o profissional de marketing de conteúdo também precisa saber fazer apresentações impactantes. Por isso, é importante ter boas habilidades verbais e escritas.
Outros conhecimentos indispensáveis para essa área são ferramentas como Google AdWords, Google Analytics, Google Search Console, Semrush, CMS, Hotjar etc. Geralmente, quando falamos de formação, as empresas procuram profissionais formados em Marketing, Comunicação, Publicidade, Jornalismo e áreas correlatas.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa profissão? Agora, é só investir no seu desenvolvimento e construir a sua carreira como analista de marketing digital?
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