Aplicativos para videoconferências: 4 opções gratuitas

pessoa em videochamada para ilustrar texto sobre aplicativos para videoconferencia

Os aplicativos para videoconferência estão em alta, principalmente depois do início das aulas no sistema EAD e a maior adesão ao trabalho home office. Esses sistemas on-line de transmissão são extremamente úteis para reuniões de trabalho por conseguir reunir todas as pessoas da equipe em um só espaço virtualmente, permitindo a resolução de problemas de uma forma mais rápida e prática. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Quando o assunto é educação, o uso das ferramentas tem ainda mais vantagens: as aulas podem ser gravadas e disponibilizadas para o grupo de alunos posteriormente, além de o sistema permitir que os estudantes façam perguntas em tempo real no chat. Os novos sistemas também evitaram uma queda de produtividade com as pessoas trabalhando sem o contato presencial entre elas. 

Conheça 4 aplicativos para videoconferência

Existem diversas opções de aplicativos de videoconferência disponíveis no mercado. Alguns oferecem opções mais avançadas para o usuário mediante pagamento, mas, mesmo assim, suas versões gratuitas já oferecem funções suficientes para um bom rendimento profissional. Confira uma lista com 4 opções gratuitas para suas reuniões remotas:

Zoom 

O Zoom se popularizou e é muito simples de se usar. Ele possui um limite de até 100 pessoas simultâneas, mas, em sua versão grátis, só permite chamadas com até 40 minutos de duração entre três ou mais participantes. Mesmo assim, se sua chamada de 40 minutos estiver se encerrando, e você precisar de um tempo a mais para conversar com sua equipe, basta criar um novo link e começar uma nova reunião.

O Zoom não coloca um número limite de reuniões criadas. Para se conectar, você pode usar o próprio software do Zoom, o seu navegador do computador e até mesmo aplicativos para iPhone e Android. Outras vantagens do Zoom é permitir a gravação da reunião e o compartilhamento de telas.

Google Meet 

Outro campeão de popularidade, o Google Meet comporta até 100 participantes simultâneos em uma reunião e tem um limite de tempo máximo de 60 minutos por chamada. Nas conversas entre duas pessoas, a duração é de até 24 horas. Para se criar uma chamada, basta ter uma conta no Google. Também é possível se acessar os encontros através do seu navegador web de preferência ou de aplicativos para iPhone e Android. 

Leia também: 3 dicas poderosas para fazer networking em cursos EAD

As opções de chamadas são bem completas, com várias configurações de áudio e vídeo, chat para os participantes, opção de envio de documentos e compartilhamento de tela. Além disso, o Meet tem integração com o Google Agendas, tornando possível deixar as reuniões marcadas no calendário com antecedência.

Skype 

Uma das plataformas mais antigas para videoconferência, o Skype é uma excelente opção para conversas individuais ou pequenos grupos. Ele permite reuniões com até 50 pessoas e e até 4 horas para as reuniões em grupo. Não tem limite de tempo em suas chamadas individuais. O aplicativo está disponível para Android, iPhone, Windows, macOS e Linux, além de poder ser integrado ao Facebook e Windows Live ID. O Skype tem algumas funções interessantes, como a ativação de legendas e o desfoque do fundo de sua imagem.

Microsoft Teams

Com um perfil mais corporativo, o Teams permite até 300 pessoas online ao mesmo tempo. O tempo das reuniões também é bem alto: 24 horas. O aplicativo também possui recursos que seus concorrentes não trazem, como a edição colaborativa de documentos, integração com aplicativos como Trello e Evernote, o compartilhamento de tela e até mesmo o armazenamento de até 2Gb de arquivos por usuário e ainda permite a gravação de reuniões.

Cada aplicativo aqui listado tem suas próprias funções e qualidades, mas todos têm um benefício em comum: fazem chamadas de vídeo em alta qualidade e com segurança. Analise qual opção traz os recursos mais interessantes para o seu perfil profissional e que possam contribuir mais para sua produtividade. Conhecer melhor os recursos e ferramentas disponíveis para seu trabalho render da melhor forma possível é fundamental para otimizar o desempenho de todos os envolvidos.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!