7 estratégias para aprimorar a criatividade no trabalho

Ser criativo no ambiente de trabalho pode trazer diversos benefícios para o funcionário e também para a empresa. Isso porque esse tipo de profissional não tem receio de propor mudanças e inovações, que podem melhorar o ambiente de trabalho. Tendo isso em mente, veja como aprimorar a criatividade no trabalho

Um profissional criativo chama a atenção dos recrutados, pois essa qualidade indica que a pessoa pensa “fora da caixinha”. Em algumas profissões, isso é fundamental, mas em todas as áreas a criatividade pode ser útil. Essa habilidade pode ser enquadrada nas famosas soft skills, que são traços comportamentais que fazem a diferença no dia a dia de trabalho. 

Caso não se ache muito criativo, saiba que é possível aprimorar sua criatividade para, assim, aplicá-la no seu trabalho. Confira algumas dicas! 

Como aprimorar a criatividade no trabalho?

1 – Seja aberto a mudanças

Uma pessoa criativa precisa estar aberta a mudanças. Ser resistente ao que é novo vai apenas te limitar. Para ter novas ideias, é preciso ser maleável, estar disposto a sair um pouco da rota para, assim, conseguir ver o que acontece. 

O profissional que é avesso a mudanças costuma ficar preso a rotina e não há nada de criativo em seguir uma rotina, não é verdade? Portanto, trabalhe isso em você e esteja aberto às novidades para ampliar sua mente. 

2 – Continue estudando 

Falando em ampliar a mente, outra dica para aprimorar sua criatividade é continuar estudando. Desta forma, você vai conseguir aumentar seus conhecimentos, conhecer coisas novas e ainda vai se manter atualizado, acompanhando as mudanças da sua profissão. 

Caso já possua ensino superior e queira encaixar os estudos na sua rotina, invista em uma pós-graduação online. A Unopar possui cursos em diversas áreas do conhecimento, como Agricultura e Veterinária; Ciências, Exatas e Tecnologia; Ciências Sociais; Comunicação, Humanidades e Artes; Direito; Educação; Engenharia e Arquitetura. 

Conheça as opções de pós-graduação, MBA e cursos livres em cada uma dessas áreas e matricule-se no que vai ajudar a ampliar sua visão sobre sua profissão e te tornar um profissional mais qualificado. 

3 – Aprenda algo novo

Também é válido investir seu tempo livre em algo novo. Uma experiência diferente pode te ajudar no seu trabalho. Um curso de teatro, por exemplo, pode fazer com que você trabalhe sua timidez e melhore sua desenvoltura para falar em público. Já um curso de idiomas pode te trazer novas oportunidades dentro da sua área de atuação. 

4 – Saiba ouvir e questionar

Seja curioso, pergunte quando tiver dúvida e saiba ouvir outros profissionais. Isso também vai gerar conhecimento e, assim, você pode ter novas ideias para aplicar no ambiente de trabalho. Sabendo escutar, você também demonstra que está aberto a novas sugestões e que não é o tipo de profissional que possui resistência ao que é novo. 

5 – Proponha reuniões

Você já ouviu falar em brainstorming? Esse é um tipo de dinâmica em grupo na qual profissionais se reúnem para propor ideias. O objetivo é que o grupo pense junto em como, por exemplo, solucionar um problema ou em como inovar, seja em um produto, seja um serviço ou uma operação. 

O interessante desse tipo de reunião é que as ideias acabam se completando, ou seja, todos têm voz ativa e o trabalho em conjunto é o que trará uma melhor solução para o problema em questão. Se esse tipo de dinâmica não é comum onde você trabalha, tente propor ao seu superior. 

6 – Entenda que errar faz parte

Quando você se arrisca ou tenta algo novo, você está saindo da sua zona de conforto. Isso quer dizer que você está, sim, mais propenso a errar. Sabendo disso, é preciso que você encare os erros que vão surgir no percurso como aprendizados. 

Não se culpe ou desanime por errar. Claro que o desejo é que tudo saia como o planejado, mas às vezes pode haver alguns deslizes. Dê a volta por cima e não desista de usar a criatividade para criar algo novo. 

7 – Esteja atento ao avanço tecnológico   

A tecnologia tem transformado diversas profissões, por isso, é importante ficar atento e buscar informações sobre como isso tem impactado sua área de atuação. No momento, muito se fala sobre a inteligência artificial (IA) e tem muita gente impressionada com o que ela pode fazer com comandos simples. 

Ao invés de resistir a esse avanço tecnológico, busque conhecer os recursos da IA e como isso pode afetar sua profissão. Dependendo da situação, ela pode até te ajudar a simplificar tarefas do dia a dia.    

O que atrapalha a criatividade? 

A sua criatividade pode ser afetada em alguns casos. O primeiro deles é quando você se rende ao medo. Esse grande vilão da criatividade faz com que você não arrisque ou proponha algo novo com receio de críticas ou de algo dê errado. 

Ter um pensamento sempre muito objetivo, ser cético e metódico também vai dificultar na hora de desbloquear sua criatividade. Lembre-se que você precisa estar aberto ao novo e suscetível a erros quando for colocar sua criatividade em prática. 

O que também dificulta aprimorar a criatividade no trabalho é a falta de reconhecimento no trabalho do outro. Quando o profissional acha que só ele sabe fazer algo, automaticamente, ele se fecha ao novo e que não consegue ouvir quem está à sua volta. Como citado anteriormente, saber ouvir e compartilhar ideias é excelente para se tornar mais criativo.   

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!