O que é B2C? Entenda esse modelo de negócio

B2C

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é um modelo de negócios B2C, não se preocupe. Neste texto, vamos explicar de vez o que significa a sigla, que tipo de empreendimentos fazem parte de conceito e como atuar nesse segmento. 

O B2B geralmente está relacionado ao B2C, que significa business to business, mas as duas siglas indicam modelos de negócios distintos. Ainda assim, uma empresa pode atuar separadamente nas duas frentes. 

O que é um negócio B2C? 

B2C significa business to consumer, ou empresa para consumidor, em português. A sigla, então, representa as empresas que atuam diretamente com o público final, ou seja, os clientes. 

Portanto, se trata de qualquer tipo de empresa que venda algo para pessoas físicas. Isso abrange um grande número de organizações, desde pequenos comércios de bairro, como uma padaria, até grandes varejistas. 

Entender esse modelo é importante para desenhar as estratégias adequadas de venda e marketing, já que as características desse tipo de negócio são bem distintas do formato B2B. 

Características do B2C

Enquanto o business to business lida com grandes volumes e preços elevados, quando se trata do consumidor final há uma grande flutuação no preço e outras particularidades. Confira as principais características do B2C:

Relacionamento com o cliente

Antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes é uma das principais características do B2C, que precisa vender diretamente para eles. Sendo assim, as estratégias são todas voltadas para o público final, e exigem uma abordagem mais convincente e instantânea de vendas. 

Decisão rápida

Ao contrário de uma compra em grande volume, o B2C permite que o consumidor decida imediatamente se quer ou não comprar algo. Algumas das questões levadas em consideração para fazer essa escolha são preço, desejo, qualidade do produto ou valor agregado. 

Valor menor

Uma empresa pode vender produtos que custam menos de um real, ou bens de consumo como carros e jóias, com valores altos. Isso significa que o preço, nesse modelo, flutua muito e leva em consideração o custo para produzir o item e até o desejo de consumo das pessoas. 

Ainda assim, em geral o valor é mais baixo que o B2B, que lida com volumes altos e insumos. 

Diversos canais de vendas

Entre pontos físicos, digitais e modelos híbridos de venda, o comércio direto com o cliente pode contar com diversos canais e pontos de vendas. Uma rede de farmácias, por exemplo, pode estar presente em todo o país, ou uma loja de sapatos que conta com venda física em determinada cidade e vende on-line para outras regiões. 

Logística e entrega

Não são apenas itens que podem ser vendidos no modelo B2C, mas também serviços, como um salão de beleza ou uma imobiliária. Mas, embora esses serviços sejam feitos diretamente ao público, não exigem necessariamente o manuseio de produtos. 

Porém, quando se trata de mercadorias, outro fator precisa ser levado em consideração: estoque e entrega. Como isso será organizado depende do tipo de empresa, localização, entre outras coisas. 

Mas, especialmente quem conta com uma forte presença on-line, precisa considerar a capilaridade das entregas.

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Estratégias para B2C

Considerando as características acima, as empresas que desejam investir nesse modelo de negócio precisam desenvolver estratégias adequadas para conquistar o consumidor. Confira as principais:

Conheça seu público

Qualquer estratégia desenvolvida para o consumidor deve ter muito clara qual o público que se pretende alcançar. Saber suas preferências, quais canais estão mais propensos a usar para fazer uma compra, seus gostos, desejos, necessidades. 

Essa é uma prioridade das empresas B2C e pode ser revisada e atualizada, mas nunca deixada de lado. 

Invista em marketing

A máxima de que “propaganda é a alma do negócio” ainda é verdade, porém hoje as estratégias de marketing são mais complexas, considerando o mercado inflado e a alta de concorrentes. 

Ainda assim, dificilmente uma empresa estará bem posicionada e chamará a atenção de potenciais consumidores sem um marketing bem executado, desde o branding até análise de dados e conteúdo para redes sociais. 

Crie um bom relacionamento com o cliente

Um só cliente pode ter imenso impacto em uma empresa B2C no que diz respeito à reputação e fidelização. Saber nutrir esse relacionamento permite que um consumidor siga satisfeito e volte para novas compras. 

Por isso, é preciso ter os canais adequados para ouví-lo, sanar suas dúvidas e problemas, estreitando as relações e permitindo que ele resolva qualquer questão sem adquirir uma perspectiva negativa da empresa. 

Atente-se a concorrência

O mercado B2C é amplo de forma geral, mas considerando o fator público final, não há realmente limites de empresas que podem atuar no mesmo segmento. Com isso, a concorrência é grande e as empresas precisam estar atentas às novidades e estratégias de seus concorrentes para conseguirem ser competitivas.

Por ser um segmento amplo, esse modelo de negócios também conta com uma vasta oportunidade de atuação para os profissionais que estão buscando novas oportunidades na carreira. 

Para se destacar e conquistar oportunidades nas principais empresas, porém, é preciso seguir se aperfeiçoando e conhecendo a fundo o mercado de atuação. Com uma pós-graduação é possível se tornar especialista, conhecendo e analisando o modelo de negócios B2C. 

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