Branding pessoal: passo a passo para se destacar com sua marca

Você já ouviu falar em branding pessoal? Esse conjunto de  técnicas nada mais é do que a construção de uma imagem que te ajuda a se destacar no mercado de trabalho. É a criação de uma marca pessoal que fortalece a sua imagem, habilidades, competências e te torna relevante na sua área de atuação. 

Entre as principais vantagens de ter um branding pessoal está o fato de criar boas conexões de networking que podem te favorecer ao longo da sua carreira, abrindo portas e novas oportunidades profissionais. 

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Além disso, é uma maneira de aumentar a sua visibilidade – especialmente ao apostar nas redes sociais como ferramenta de trabalho – e alavancar a sua própria marca, produtos ou serviços. 

Branding x marketing pessoal: existe diferença?

Sim, existe! É comum que haja confusão entre os conceitos de personal branding e marketing pessoal. Ambos pertencem ao mesmo universo (aquele ligado à criação e divulgação de uma marca pessoal) e são complementares entre si quando falamos de planejamento, mas possuem significados diferentes.

O personal branding possui o propósito de provocar sentimentos, ou seja, fazer com que o seu público se identifique com você a partir de compartilhar a sua essência, habilidades, competências, vivências, etc. Já o marketing pessoal está mais voltado para atrair e se comunicar com esse público, pensando sempre em seus desejos e necessidades. 

O passo a passo do branding pessoal: aprenda a se destacar no mercado de trabalho

Passo 1: invista no autoconhecimento

Para que as pessoas te conheçam pelo o que você é e o que faz, você precisa se conhecer primeiro. Afinal, sua marca pessoal mostra seus interesses, experiências e conhecimento. Tudo isso pode servir de inspiração e até ajudar quem quer que esteja em uma situação parecida com a sua. 

E é um fato que não dá para falar com propriedade sobre um assunto que não domina, incluindo sobre si mesmo. Assim, um exercício de autoconhecimento pode ser a solução para isso. Se faça algumas perguntas básicas para se conhecer melhor, como seu maior objetivo na carreira, missão pessoal, o que deseja acrescentar ao mundo e quais são as habilidades que podem te ajudar a alcançar esse objetivo.

Passo 2: tenha uma visão de como as pessoas te enxergam

Depois de descobrir todos os pontos fortes que você tem para basear a sua marca pessoal, é hora de saber o que os seus colegas de trabalho e amigos te enxergam. Esses feedbacks podem ser interessantes para se ter uma imagem externa de si. Por isso, pergunte às pessoas mais próximas o que elas acham de você, do seu trabalho e da imagem que você passa nas redes. 

Leia também: Como fazer um vídeo de apresentação pessoal: veja o passo a passo

Outra dica é dar um Google no seu nome, no modo de busca anônima, para checar se o seu perfil se destaca entre os primeiros resultados. Apesar de parecer “simples”, essa atitude é comum entre os recrutadores. Assim, você consegue planejar e deixar uma boa primeira impressão – o LinkedIn, por exemplo, é um ótimo primeiro resultado para quem quer criar uma imagem focada na carreira.

Passo 3: apague qualquer conteúdo prejudicial 

Se você pesquisou pelo seu nome e os registros que aparecem são fotos antigas, aquelas postadas pelos amigos para o envergonhar (quem nunca, né?) ou até mesmo uma postagem que não te favorece, apague ou oculte dos seus perfis online. 

 Lembre-se que nesse processo de construção de imagem é essencial desvincular os conteúdos que demonstrem um comportamento não profissional.

Passo 4: tenha noção de quem é o seu público-alvo

Ao construir uma marca pessoal, você precisa saber que irá compartilhar seu ponto de vista aos seus seguidores. Por isso, precisa ter uma visão clara de quem são essas pessoas e por que elas te seguem.

Um erro muito comum de pessoas que tentam construir esse branding é errar na linguagem, no tom, nos canais em que se é possível alcançar essas pessoas e até nos temas abordados. Claro que é importante ser autêntico, mas também criar uma facilidade na comunicação entre você e as pessoas que te seguem. 

Passo 5: defina a sua marca pessoal

Essa é a etapa mais complexa do processo de branding pessoal, mas é através dela que se torna possível criar uma estratégia que vai delimitar os seus propósitos, temas de interesse e que podem te ajudar a se definir melhor como marca. 

É aí que você irá usar todo o conhecimento adquirido nas etapas anteriores sobre as suas habilidades, diferenciais e, claro, o seu público. A partir disso, será possível ter insights necessários para colocar sua personal branding em prática e ter destaque no mercado de trabalho. Nesse momento, pode ser útil consultar um especialista no tema.

Após conhecer o passo a passo de como construir sua marca com o branding pessoal, invista em uma pós-graduação EAD para ganhar destaque em processos seletivos e conquistar salários mais atrativos. 

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