Como construir uma carreira alinhada com seus valores

carreira alinhada com seus valores

Para construir uma carreira alinhada com seus valores é preciso ter determinação para que esse processo seja contínuo. Tenha em mente que ele irá fluir se você fizer um planejamento, frequentes autoavaliações e agir para colocar em prática aquilo que almeja.

Em um primeiro momento, isso pode parecer difícil, mas existem algumas dicas para colocar esse plano em prática. 

Antes de tudo, saiba que, para alinhar seus valores pessoais com sua carreira, você precisa adotar uma abordagem reflexiva, pois nem sempre é fácil entender que caminho você quer seguir. 

Antes de tomar decisões, é preciso analisar as possibilidades e se preparar para os desafios, pois a ideia não é apenas impulsionar a carreira, mas também trazer uma satisfação pessoal e ter claro seu propósito.

Afinal, como ter uma carreira alinhada com seus valores?

Caso queira dar um novo sentido para sua trajetória profissional, mas não sabe por onde começar. Veja algumas dicas de como deixar sua carreira alinhada aos seus valores: 

1 – Autoconhecimento

O primeiro passo é você identificar quais são os seus valores. Para isso, reflita sobre o que é realmente importante para você. Pensar sobre isso é importante, pois é algo pessoal e que pode variar de pessoa para pessoa. 

Pergunte a si mesmo: o que eu busco? Pode ser integridade, liberdade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, inovação, impacto social e por aí vai. 

Também é importante fazer uma autoavaliação. Se possui dificuldade, use ferramentas como testes de personalidade, avaliações de valores e feedback de colegas para entender melhor qual o seu perfil e pontos fortes.

2 – Defina seus objetivos de carreira

Quando se fala em objetivos, é importante dividi-los em três grupos: curto, médio e longo prazo. Para simplificar, projete como quer estar daqui um ano, daqui cinco anos e daqui 10 anos. Esse exercício é interessante porque seus objetivos provavelmente vão refletir seus valores. 

Defina também o que para você são critérios de sucesso. Mais uma vez, isso é algo muito pessoal. O que é sucesso para um, para outro não necessariamente é. Determine como você medirá isso em sua carreira. Por exemplo, se seu objetivo é equilibrar vida pessoal e trabalho, ao conseguir isso futuramente, você saberá que alcançou o seu sucesso.

3 – Pesquise e escolha um campo

Encontre um área que seja compatível com seus valores. Para isso, pesquise diferentes setores e empresas para entender quais se alinham com suas ideias. Uma dica é sempre verificar quais são as missões, visões e culturas corporativas. Isso vai te ajudar a compreender em qual local você se encaixa melhor. 

Outra forma de fazer sua pesquisa de campo é por meio do famoso networking. Converse com profissionais da área que você tem interesse em ingressar para obter insights sobre o alinhamento de valores no dia a dia do trabalho.

4 – Desenvolva habilidades relevantes

Nesse processo, é importante se manter atualizado. Para isso, foque na sua formação e aprimoramento. Faça cursos, busque certificações e treinamentos específicos para atuar no campo escolhido. Se você já é formado, uma ótima dica é investir em uma pós-graduação.

Aprenda identificar seus objetivos na sua trajetória profissional com o curso de Gestão de Carreira. Ele é EAD, o que facilita incluir o estudo na sua rotina, possui um preço acessível e tem duração de apenas 40 horas. O curso tem o objetivo de capacitar o estudante na gestão da sua própria carreira, identificando seus objetivos de longo prazo.

Busque também por experiência prática. Para facilitar sua ingressão na área que deseja, busque estágios, trabalhos voluntários ou projetos que permitam aplicar e desenvolver suas habilidades de acordo com seus valores.

5 – Encontre o ambiente certo

Faça uma avaliação de empresas durante o processo de candidatura e veja que a organização está alinhada ao que você acredita. Em uma entrevista, pergunte sobre a cultura corporativa, políticas de responsabilidade social e práticas de gestão.

Claro que não é simples conquistar a vaga que deseja na empresa que sonha em trabalhar. Por isso mesmo é necessário ter planejamento. Se esse é seu objetivo, trabalhe para conseguir isso em médio ou longo prazo. 

No entanto, pode ser que você tenha que escolher em qual empresa quer trabalhar em algum momento. Nesse caso, analise as opções e escolha o local que demonstre um compromisso com os valores que você considera importantes.

6 – Tomada de decisões conscientes

Com o tempo, seus ideais podem mudar. Isso é totalmente natural. Pode ser que hoje seu objetivo seja trabalhar em um projeto grande e que tenha um forte impacto social. Daqui a 10 anos, talvez você tenha filhos e sua prioridade seja um equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. 

Sabendo isso, faça regularmente uma avaliação da sua carreira e veja se ela ainda está de acordo com seus atuais desejos. Esteja disposto a fazer ajustes caso perceba que sua atual função está te afastando dos seus princípios.

Também é necessário saber fazer negociações. Ao aceitar um novo emprego ou promoção, converse sobre os termos e fique atento se você está de acordo ou não com eles. Na negociação, levante pontos que sejam importantes para você, como flexibilidade de horário ou oportunidades de desenvolvimento pessoal.

7 – Resiliência e adaptação

Assim como você pode mudar, a empresa também pode passar por transformações. Avanços tecnológicos, nova gestão ou objetivos podem impactar seu trabalho. Seja flexível e esteja aberto a mudanças, pois elas vão precisar acontecer ao longo da carreira. 

Às vezes, é necessário se adaptar às circunstâncias e isso não significa que você está comprometendo seus valores fundamentais. Mudanças fazem parte.

Para que esses processos de transição sejam mais simples, conte com sua rede de apoio. Mantenha-se conectado com mentores, colegas e amigos que compartilhem os mesmos valores que você, assim você pode trocar ideias, receber suporte e conselhos.

8 – Contribuição e impacto

Entenda qual o impacto daquilo que você faz. Se não sente que isso é possível no seu emprego, busque atividades paralelas, como voluntariado ou participação em organizações sem fins lucrativos. Isso pode te ajudar a exercer seus valores sem afetar sua profissão. 

Lembre-se que é importante encontrar um significado no seu trabalho e entender não só como ele impacta no mundo, mas como ele transforma sua vida. Se você é feliz exercendo sua função, você está fazendo algo que acredita e isso é algo que deve ser considerado. Seguindo essas dicas, ficará mais fácil ter uma carreira alinhada com seus valores.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!