Como lidar com chefe inseguro? 6 estratégias para adotar já

chefe inseguro

Ter um chefe inseguro pode ser uma dor de cabeça para o profissional e a empresa em si. Isso porque essa insegurança reflete na equipe e impacta negativamente a motivação. Considerando a importância da confiança para o funcionamento de uma equipe, o chefe que não tem segurança no que faz ou em quem contrata reforça a dificuldade em confiar no time e atrapalhar esses laços.

Existem inúmeras desvantagens para os colaboradores e até para o ambiente de trabalho quando o líder é tomado frequentemente pela insegurança. Em vez de promover uma competição saudável, um gestor inseguro pode incentivar uma competição prejudicial entre os profissionais. Mas como identificar e, principalmente, como lidar com essa situação?  Você confere a seguir.

Como identificar chefe inseguro

Identificar o gestor inseguro ajuda a entender as dinâmicas no ambiente de trabalho e lidar com eventuais desafios. Por isso, é tão importante ficar atento ao comportamento e saber os sinais:

1 – Falta de transparência

Chefes inseguros podem ser relutantes em compartilhar informações relevantes, pois temem perder o controle. Quando a liderança não hesita em deixar a equipe por dentro de tudo o que acontece, existe uma confiança.

2 – Microgerenciamento

Outra característica que pode ajudar a identificar um líder inseguro é o microgerenciamento. Esse é o estilo de gestão em que o supervisor se envolve excessivamente nos detalhes operacionais e nas tarefas cotidianas e gera falta de autonomia para os funcionários.

Chefes inseguros podem sentir a necessidade de controlar cada detalhe e supervisão constante, de modo que os colaboradores se sentem sufocados e incapazes. 

3 – Críticas constantes

A insegurança também pode se manifestar como uma ameaça pela competência dos outros. Assim, o líder inseguro expressa essa falta de confiança por meio de críticas frequentes.

4 – Negação de responsabilidade ou delegação de tarefas

O medo pode fazer com que os líderes evitem delegar tarefas importantes. Em paralelo, também pode acontecer de evitarem assumir a responsabilidade por falhas, como uma maneira de proteger a própria imagem.

5 – Comparações frequentes

Um hábito do líder inseguro é constantemente comparar os funcionários entre si, como uma maneira de tentar criar divisões e manter o controle. Chefes que tenham esse comportamento também podem hesitar em reconhecer o bom trabalho de seus subordinados, temendo que isso destaque a competência alheia.

6 – Apropriação de créditos

O chefe que não tem autoconfiança no próprio trabalho também pode sentir a necessidade de assumir o crédito pelas conquistas de seus liderados. Ainda tem dificuldade de reconhecer o mérito de outros, mesmo que seja da própria equipe.

Como lidar com chefe inseguro

É imprescindível lidar com a situação, porque o líder inseguro pode impedir você de ser bem-sucedido e atrapalhar deliberadamente o progresso em sua carreira, já que ele não quer alguém que seja melhor que ele. Algumas ideias podem te ajudar a vencer essa barreira no seu crescimento profissional:

1 – Compreensão

O primeiro passo é tentar compreender as razões por trás da insegurança do chefe para abordar as questões de maneira mais empática. Fique atento à posição dele na empresa e os desafios do cotidiano. Ele está em constante ameaça de demissão? Atua sob pressão excessiva? Saber o que gera esse comportamento inseguro é estar um passo à frente.

2 – Busque soluções em conjunto

Manter o líder informado sobre tudo o que está acontecendo pode ser um ponto pertinente para prevenir a insegurança de se manifestar através de atitudes prejudiciais. Estar por fora pode aumentar a insegurança, então envolva o chefe na busca por soluções para desafios, destacando a colaboração e o trabalho em equipe.

3 – Faça o chefe perceber que tem a palavra final

O comportamento inseguro também pode vir da sensação de não ser visto como o líder. Você pode ajudar nisso ao pedir opiniões ao líder e mostrar que respeita suas decisões. Não deixe de apresentar suas ideias, mas reforce que é o chefe que deve aceitar a ideia para que ela seja colocada em prática.

4 – Peça feedbacks

Outra forma de mostrar que você está preocupado com a opinião do chefe é pedir feedback regularmente. Isso garante que as expectativas estão alinhadas e demonstra seu comprometimento com o desenvolvimento profissional.

5 – Ajude a tornar o ambiente saudável

Evite desenvolver ressentimentos e, em vez disso, foque em construir um relacionamento profissional positivo. Mostre gentileza com a equipe e ajude o líder a perceber que é um ambiente seguro e confiável. Feedbacks positivos também podem ajudar a fazer com que o chefe veja que faz um bom trabalho e que não há razão para a insegurança.

6 – Tenha uma boa comunicação

Seja claro e objetivo em suas comunicações para evitar mal-entendidos que possam alimentar o comportamento do chefe inseguro. É fundamental cultivar a empatia, praticar a escuta ativa e compreender as necessidades da pessoa com quem você está conversando. Saiba também expressar opiniões de maneira respeitosa.

E se você quer ir além na carreira, invista na pós-graduação Anhanguera, que oferece amplo portfólio em diversas áreas de conhecimento.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!