O que colocar na bio do Instagram profissional: exemplos

o que colocar na bio do Instagram profissional

As redes sociais já se tornaram ferramentas de trabalho para inúmeros profissionais, não é mesmo? Com grande alcance e um mundo de possibilidades, elas representam uma oportunidade única de atingir muitas pessoas e mostrar a sua expertise na área, fazendo a sua credibilidade aumentar. Contudo, você já sabe o que colocar na bio do Instagram profissional?

A biografia do Instagram é a caixa de texto que aparece logo abaixo do seu nome e perfil na rede social. Ela pode ter até 160 caracteres, e tendo em vista que ela será uma das primeiras informações que as pessoas encontrarão na página, é fundamental que você use esse espaço de maneira estratégica.

Portanto, a ideia é incluir os principais dados sobre a sua atuação profissional na biografia. Todavia, como o espaço não é um currículo, e também não é o LinkedIn, você precisa tomar alguns cuidados e ser certeiro na hora de escolher a sua bio.

Então, se você deseja aprender a fazer isso e conseguir atrair clientes, pacientes e até mesmo recrutadores para o seu perfil, não deixe de continuar lendo o texto. Abaixo, você encontrará dicas sobre a melhor maneira de preencher a sua biografia do Instagram profissional, incluindo alguns exemplos para te inspirar nesse desafio.

O que colocar na bio do Instagram profissional?

1 – O que você faz? Como você gera impacto para outras pessoas e negócios?

Mais importante do que dizer qual é a sua formação ou profissão, na bio do Instagram, é fundamental que você deixe claro, em um primeiro momento, o que você faz. Contudo, faça isso de forma criativa e que mostre o impacto que o seu trabalho gera, seja para outras pessoas ou para negócios.

Dessa maneira, você já começará a se apresentar gerando um certo apelo, explicando exatamente o que você faz e por que isso é importante.

2 – Qual é a sua especialidade?

Outra informação importante para reforçar a sua imagem e passar credibilidade é a sua especialidade. Você já terá antecipado um pouco sobre ela no tópico anterior, contudo, vale a pena reforçar esse ponto para deixar claro aos seus potenciais seguidores que você tem as credenciais necessárias para falar sobre o assunto.

Isso aumentará as chances de ganhar novos perfis te acompanhando, afinal de contas, eles saberão que o conteúdo produzido ali é feito por um especialista, que sabe em detalhes sobre o que ele está falando.

3 – Use palavras-chave para aumentar o alcance direcionado da sua página

Por mais que o Instagram ainda não seja tão certeiro quanto o Google para o uso de técnicas de SEO, que permitem que conteúdos sejam encontrados por meio de palavras-chave e o tratamento de textos, ainda assim você pode se beneficiar dele.

Para isso, use palavras-chave específicas para a sua área de atuação e objetivos com o perfil profissional, melhorando as chances de ser encontrado por pessoas que buscarem por ela na pesquisa do próprio Instagram.

4 – Adicione um CTA, o famoso “call to action”

Se você já viu a sigla CTA por aí e ficou se perguntando o significado dela, hoje você irá descobrir. CTA significa call to action, ou “chamada para ação”, em português. Seu objetivo é fazer com que o leitor literalmente tome uma atitude, o que pode te beneficiar bastante na biografia do Instagram.

Para isso, direcione a atenção do usuário para uma atitude, como se cadastrar, baixar algum material, se inscrever, acessar outro link, e muitas outras possibilidades.

5 – Aproveite as funções do Instagram para não desperdiçar caracteres na biografia

O Instagram oferece a possibilidade de incluir diversas informações nesta parte do perfil, além dos 160 caracteres da bio. Por isso, use todas as opções que se encaixarem na sua página e reserve a caixa de texto para os itens que detalhamos acima.

Por exemplo, você pode incluir o endereço do seu negócio e informações de contato, liberando espaço para inserir ainda mais dados relevantes no começo. 

6 – Use e abuse da possibilidade de adicionar links

Outro exemplo de função interessante é a parte dos links. Você pode incluir até 5 links no seu perfil, levando para seu LinkedIn, site oficial, outras redes sociais e diversas outras opções. Além disso, você também pode usar um agregador de links para adicionar mais do que 5 possibilidades, expandindo a potencialidade dessa ferramenta.

2 exemplos de bios para Instagram

Agora que você já sabe os elementos ideais para a biografia do Instagram, que tal ver alguns exemplos de bios para se inspirar? Confira duas opções abaixo:

  • Te ensino a alavancar suas vendas online em tempo recorde
  • Especialista em e-commerces
  • Nova turma VENDAS 101 em 04/05
  • Baixe agora meu e-book gratuito
  • Viaje mais pagando muito menos
  • Especialista em viagens econômicas há 20 anos
  • Dicas de viagens baratas e hacks de turismo
  • Entre no grupo para conteúdos exclusivos

Entendeu o que colocar na bio do Instagram profissional? Então lembre-se da importância de ser um especialista e comece agora mesmo a sua pós-graduação Anhanguera. Dessa maneira, você se tornará um profissional ainda mais atualizado, competente e pronto para alavancar a sua carreira por meio das redes sociais.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!