Como colocar experiência profissional no currículo; veja aqui

como colocar experiência profissional no currículo

Uma das partes mais importantes de um CV é o campo de Experiências Profissionais. Nele, você vai incluir todas as vivências que já teve no mercado de trabalho, bem como outras experiências relacionadas à sua profissão, para atestar a sua expertise. Contudo, será que existe um modelo de como fazer isso? Afinal de contas, como colocar experiência profissional no currículo?

Tendo em vista que o CV é o grande protagonista dos documentos profissionais, faz todo o sentido se preocupar com a maneira que o seu está estruturado. Saber como e onde incluir empregos anteriores, formações acadêmicas, habilidades e idiomas, dentre muitos outros aspectos, é fundamental para garantir que seu currículo esteja dentro do esperado.

Como hoje em dia os processos de recrutamento e seleção estão cada vez mais complexos e exaustivos para os profissionais de Recursos Humanos, o currículo bem escrito, formatado e organizado vai fazer a diferença. Dessa maneira, os recrutadores terão mais facilidade em encontrar as informações que precisam, o que fará, indiretamente, que o seu perfil se destaque.

Então, se você quer saber o que precisa fazer para que isso aconteça, continue lendo o artigo. Abaixo você encontrará um verdadeiro tutorial, com 7 passos, para incluir suas experiências profissionais no CV de maneira estratégica. Assim, o seu currículo ficará pronto para os próximos processos seletivos.

Como colocar experiência profissional no currículo em 7 passos

1 – Adicione o campo “Experiências Profissionais” no documento

O primeiro passo é adicionar o campo de Experiências Profissionais no currículo. No geral, ele é a terceira seção do documento, abaixo das suas informações pessoais e do resumo do seu CV. Em seguida, virão outros campos, como formação acadêmica, habilidades, idiomas, projetos, qualificações e outros.

2 – Liste seus empregos do mais atual ao mais antigo

Dentro da seção de experiências profissionais, você vai começar a listar os empregos que você já teve. O ideal é fazer isso em ordem decrescente. Ou seja, comece com seu trabalho atual, ou o último que teve, e faça uma linha do tempo contrária.

Assim, você vai destacar aos recrutadores qual foi, ou ainda é, a sua vivência mais recente, que é justamente a experiência que vai balizar seus próximos empregos.

Por exemplo, se você já tem um cargo de gerência, destacar esse ponto vai te ajudar a conseguir posições ainda melhores, pois deixará claro que você já tem habilidades fundamentais para cargos mais altos e com demandas de liderança.

3 – Faça uma seleção de que experiências você deseja incluir

Contudo, você sabia que não deve incluir todos os seus empregos no currículo? O documento precisa ser atualizado e personalizado de acordo com cada oportunidade de trabalho. Sendo assim, o ideal é fazer uma seleção de vivências profissionais toda vez que participar de um novo processo seletivo.

Assim, você só vai incluir naquela versão as experiências que tiverem alguma relação com o emprego almejado. Trabalhos na mesma área ou setor, experiências semelhantes, empregos em que obteve grande destaque, cargos mais altos, e assim por diante.

Isso faz com que o seu currículo fique mais estratégico e direcionado. O recrutador não vai perder tempo analisando trabalhos que pouco influenciariam o futuro emprego, e vai ter a impressão de que tudo no campo de experiências profissionais poderá ter um bom impacto caso você seja o escolhido, adicionando robustez ao CV.

Contudo, caso você ainda esteja no começo da sua jornada profissional, não tenha medo de adicionar tudo o que já fez até agora. Cada cenário merece uma avaliação diferente e, nesse caso, vale a pena mostrar o que as experiências te ensinaram, mesmo que elas sejam estágios da faculdade, projetos universitários, monitorias, trabalhos freelancer ou projetos pessoais.

4 – Inclua todos os detalhes necessários para explicar sua atuação

Escolheu quais empregos vão entrar no currículo? Então chegou a hora de estruturar cada uma das experiências. Isso vai deixar o documento organizado e entregar tudo o que o recrutador precisa para avaliar o seu perfil. Além disso, essa é a sua chance de inserir informações que vão deixar a sua candidatura ainda mais atraente.

Para tal, siga o modelo abaixo:

  • Nome da posição;
  • Empresa em questão;
  • Tempo de atuação;
  • Responsabilidades, atividades do dia a dia, resultados, conquistas e aprendizados;
  • Links relevantes, se houver.

5 – Destaque suas responsabilidades, conquistas e resultados

A parte de “responsabilidades, atividades do dia a dia, resultados, conquistas e aprendizados” é especialmente importante. Por meio dela, você vai poder “vender o seu peixe” de maneira estratégica, focando em tudo o que você aprendeu e entregou ao longo da vida profissional.

Ir além da lista descritiva, mostrando o que você fazia nos empregos anteriores, explicar como você agregou valor à empresa é fundamental. Isso vai ser um divisor de águas, pode apostar.

6 – Faça uma boa revisão de todo o material

Para finalizar, sempre faça uma revisão pesada do seu currículo sempre que mexer no texto do material. Passe um revisor ortográfico, releia tudo para garantir que não há erros, peça para um amigo dar uma “olhadinha” e faça isso com algum tempo de espaçamento. Assim, caso você se acostume com erros, seu cérebro terá um certo período para captar os problemas e apontá-los para você.

7 – Mantenha todo o seu currículo atualizado

Contudo, não ache que o processo acabou por aí. O currículo é um documento vivo, que deve ser atualizado de forma contínua. Então, de tempos em tempos, volte a alterar o CV, incluindo experiências e certificados novos, excluindo o que não faz mais sentido e garantindo que, caso surja uma oportunidade no dia seguinte, você estará pronto para encaminhar o arquivo, sabendo que ele está pronto.

Então, agora que você já sabe como colocar experiência profissional no currículo, que tal focar na parte de formação acadêmica? Para deixá-la mais robusta e completa, invista em uma pós-graduação Anhanguera. Com cursos atualizados e alinhados às demandas do mercado, você poderá receber o título de especialista em tempo recorde, chamando ainda mais atenção das empresas da sua área de atuação.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!