Como se apresentar na entrevista de emprego? 5 dicas

Participar de uma entrevista de emprego é uma grande oportunidade para conseguir a posição que tanto deseja. Se você chegou a essa etapa do processo seletivo, é hora de se preparar para causar uma boa impressão. Com isso, pode ser que surja aquela clássica dúvida: como se apresentar na entrevista de emprego?

Antes de tudo, tenha em mente que esse provavelmente é seu primeiro contato cara a cara (mesmo que a entrevista seja online) com os recrutadores. Por isso, é importante passar uma boa impressão.

Para começar, seja pontual. Chegue ao local da entrevista uns 15 minutos antes ou fique online e com tudo conectado antes do horário marcado. Isso vai mostrar que você tem responsabilidade com horário e demonstra que, de fato, possui interesse na vaga. Saiba mais a seguir.

Como se apresentar na entrevista de emprego?

Chegou o momento de ficar frente a frente com o recrutador, e agora? Veja algumas dicas de como se apresentar: 

1 – Seja cordial

A entrevista pode te deixar nervoso, mas cuidado para isso não te atrapalhar. Assim que se encontrar com o recrutador, seja cordial e simpático. Mais uma vez lembre-se: esse é seu primeiro contato com ele e, infelizmente, a primeira impressão é muitas vezes a que fica. Então é válido demonstrar que possui interesse em estar ali e se juntar ao time. 

2 – “Me conte um pouco sobre você…”

É clássico o recrutador pedir para você contar “um pouco sobre você”. Isso significa que ele possui interesse em saber da sua trajetória profissional. Nesse momento, você deve contar sobre sua trajetória ao recrutador. 

Use esse espaço para explorar o que não é possível colocar no currículo. Não reproduza apenas o que está na sua candidatura e traga novas informações sobre seu trabalho. Detalhe sua rotina e conquistas em empregos anteriores e demonstre que possui experiência e paixão pelo que você faz. 

O foco é sua carreira profissional, não se esqueça disso. Pode ser que você tenha que comentar sobre algo da sua vida pessoal para explicar como começou a trabalhar em determinado ramo. Não tem problema, mas cuidado para não desviar do foco. 

3 – Cuidado para não se estender muito 

Você deve detalhar suas experiências, mas cuidado para não se estender muito. O recrutador fará perguntas se ele tiver alguma dúvida. O ideal é você treinar antes o que deseja falar para se sentir mais seguro na hora da entrevista. 

Claro que você não precisa decorar um roteiro, isso pode soar meio robótico, mas é importante que você pense em como se apresentar. Analise sua trajetória profissional, veja o que não está explícito no seu currículo e pense em um discurso. 

4 – Contar mentiras pode te atrapalhar

Algumas pessoas ainda acham que é vantajoso contar mentiras para impressionar em uma entrevista de emprego. Isso, no entanto, pode só te trazer problemas. Seja sincero sobre suas habilidades e experiências. Se o recrutador notar alguma inconsistência no seu discurso, isso pode te tirar do processo seletivo. 

Caso você saiba que a vaga exige uma experiência que ainda não possui, demonstre que está correndo atrás disso. Cite que está, por exemplo, fazendo ou em busca de um curso de pós-graduação. Isso vai mostrar que você é um profissional que está se atualizando e preocupado com as mudanças do mercado. 

A Unopar oferece diversas opções de cursos, sendo a pós-graduação EAD 10 meses uma excelente opção para quem busca educação de qualidade e praticidade para conseguir encaixar a pós na rotina. Em menos de um ano, você consegue ampliar seus conhecimentos e um diploma para valorizar seu currículo. 

5 – Demonstre habilidades que vão além do esperado 

Ao se apresentar em uma entrevista, também é interessante você citar as habilidades que possui que vão além da sua experiência profissional e acadêmica. Cite, por exemplo, as soft skills que possui, isso tem chamado a atenção dos recrutadores

Algumas habilidades que podem te ajudar a se destacar são:

  • Facilidade em trabalhar em equipe
  • Empatia
  • Boa comunicação
  • Organização
  • Pensamento criativo 
  • Resiliência 

Dependendo do caso, também é válido citar trabalhos acadêmicos que realizou, como alguma pesquisa que te trouxe uma boa bagagem de conhecimento sobre determinado assunto, trabalho voluntário ou um projeto especial. 

Para saber o que citar, veja o que a vaga exige e pense em como se apresentar na entrevista de emprego para impressionar o recrutador. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!