Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam focar seus esforços de forma estratégica, visando a concorrência e as transformações do mercado. Com isso, saber como desenvolver líderes com visão estratégica permite uma atuação voltada para resultados.
Porém, nem toda empresa é capaz de realizar um planejamento estratégico tendo em conta uma visão mais macro, e desenvolver líderes com essa visão permite uma mudança na forma de se organizar.
Por mais que existam atividades necessárias hoje, com resultados esperados para esse mês, os tomadores de decisão das empresas precisam ter um olhar para o futuro se pretendem fazer o negócio prosperar.
Com isso, a cultura organizacional da companhia deve priorizar o treinamento e desenvolvimento de lideranças aptas para esse processo.
O que é visão estratégica?
A visão estratégica é uma característica que pode ser aplicada em qualquer aspecto da vida de uma pessoa, além das instituições. Trata-se da capacidade de pensar no futuro, estabelecer um objetivo e, a partir disso, criar metas que permitam chegar lá.
De forma mais simples, na vida de uma pessoa, é comum juntar dinheiro por alguns meses para fazer uma viagem, ou então se planejar para comprar um carro. O objetivo final são as férias ou o automóvel e, mês a mês, a pessoa guarda um pouco de dinheiro, pesquisa e se planeja, para chegar cada vez mais próximo do que deseja.
Qualquer pessoa pode, por exemplo, aplicar a visão estratégica na carreira, estabelecendo um planejamento com objetivos a longo prazo e determinando etapas para chegar lá. O que acontece é que, quando mais complexo é o objetivo, mais complexas ou até demoradas são as etapas. Por isso, a estratégia não foca no agora, e sim no que ainda virá.
Como desenvolver líderes com visão estratégica?
Antes de mais nada a empresa precisa ter em mente que o líder é tão estratégico quanto a organização. Você pode treinar e capacitar um profissional mas se a estrutura for inconsistente, não utilizar os dados disponíveis e as metas estabelecidas para pensar no longo prazo, o gestor não terá como usar seu conhecimento.
Portanto, a visão estratégica precisa fazer parte da cultura organizacional. Assim, ela é uma prioridade em todos os níveis da empresa, e tanto colaboradores como líderes são capazes de desenvolvê-la. Veja como:
Estabeleça metas claras e realistas
Já estabelecemos que a visão estratégica se trata do futuro, mas ela começa a ser aplicada no presente, através de metas realistas que, com o tempo, permitirão o alcance do objetivo final. Se a empresa pretende se internacionalizar em cinco anos, o que ela precisa?
Ao reunir os times para desenvolver essas estratégias, surgirão metas que precisam começar agora, como mudanças burocráticas, questões de precificação. Pode ser que os executivos de alto nível tenham que fazer cursos e especializações e a empresa precise seguir padrões internacionais.
Isso já implica no estabelecimento de diversas metas de curto, médio e longo prazo, que em seguida irão se desdobrar em metas para cada setor.

Seja flexível
Um bom planejamento não significa que tudo sairá como imaginado. Na vida, assim como no mercado de trabalho, é preciso lidar com imprevistos, portanto um líder com visão estratégica precisa saber ser flexível e se adaptar a novas realidades.
O conhecimento e a criatividade, bem como a inteligência emocional, são skills que o ajudarão nesse processo. Afinal, tomar novos rumos pode ser algo que exige rapidez e decisões bem informadas permitirão que as escolhas tenham potencial para serem mais efetivas.
Uma empresa engessada, que não se propõe a mudar quando há necessidade, acaba por engessar também os processos e a equipe, o que evita que as pessoas inovem e acaba por desmotivá-las também.
Aposte em conhecimento
O treinamento e aperfeiçoamento das lideranças é o que permitirá que eles tenham o conhecimento necessário para atuar de forma estratégica. Estimule os estudos, inclua-os em eventos importantes e apoie-os na realização de especializações e MBAs, pois isso trará valor para suas performances.
Foque em soft skills
Quando se fala em estratégia, o conhecimento técnico é o primeiro que vem em mente. Mas, quando o assunto é liderança, as habilidades comportamentais são muito importantes. Não adianta nada criar líderes estratégicos que não são capazes de envolver o time nesse planejamento.
Esses profissionais precisam desenvolver uma comunicação eficiente, deixando claro o papel de cada um nesse processo. Lidar com o time faz parte do dia a dia do líder e ele deve ser capaz de liderar através de empatia e colaboração.
Incentive o uso de dados
O planejamento é uma ferramenta que deve ser consultada com frequência, para avaliar se a atuação está alinhada com as metas estabelecidas. Para isso, é preciso utilizar dados em todas as etapas do processo, seja nas avaliações externas da empresa, ou até no desempenho interno.
Incentive os profissionais a basearem suas decisões em dados e desenvolverem uma mentalidade analítica.
Veja também: aprenda sobre liderança com Marcelo Tas!
Conheça o MBA online em Estratégias de Negócios e descubra como desenvolver líderes com visão estratégica que podem ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.