Como evitar pensamentos negativos: veja 4 dicas

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Estar motivado para dar o seu melhor no trabalho e conseguir bons resultados é algo que o profissional sempre deve buscar. Como seu estado psicológico influencia diretamente nas suas condições de produtividade, saber como evitar pensamentos negativos é fundamental para ter um bom desempenho. 

Mais do que apenas pensar positivo, evitar os pensamentos negativos contribui para você ficar mais confiante do seu potencial, acreditar que é capaz de superar os desafios encontrados e “limpar” sua mente de possíveis distrações, focando apenas no trabalho que você deve executar.

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Mas sabemos que isso nem sempre é fácil. Enfrentar momentos turbulentos na carreira e trabalhar em ambientes não favoráveis à sua saúde mental são apenas alguns aspectos que fogem do seu controle e que podem atrapalhar seu desempenho. 

Confira neste artigo todos os fatores que podem causar pensamentos negativos em um profissional, quais são os tipos de más reflexões que você pode ter e como evitá-las. 

O que leva uma pessoa a pensar negativo? 

São muitos os fatores que podem levar um profissional a ter pensamentos negativos, tanto na esfera pessoal quanto profissional. Relativas à vida particular, problemas de relacionamento, uma perda pessoal, dificuldades financeiras e instabilidade emocional são alguns dos fatores que podem influenciar negativamente na sua performance no trabalho. 

Por isso, é fundamental que o colaborador tenha inteligência emocional para saber separar a vida particular da profissional, e evitar ao máximo que suas questões pessoais interfiram na sua performance no trabalho. 

Sabemos que isso é difícil em casos mais graves. Portanto, procure ajuda profissional se acreditar que já não consegue combater sozinho seus problemas de ordem psicológica. 

No ambiente de trabalho, os pontos  mais comuns são: mau relacionamento com colegas de equipe, más condições de trabalho, sobrecarga de responsabilidades, falta de apoio das lideranças e autossabotagem. 

Quais são os tipos de pensamentos negativos? 

Os principais tipos de pensamentos negativos no trabalho são: autossabotador, imediatista, extremista, rotulador e altruísta. 

Autossabotador

O pensamento autossabotador é aquele que te faz acreditar que você não é capaz de fazer nada e todas as suas conquistas foram obras do acaso ou sorte. O profissional autossabotador te desestimula a fazer as coisas por acreditar que você não tem talento o suficiente para alcançar o resultado esperado. 

Imediatista

O pensamento imediatista te leva a acreditar que, se você não conseguiu o que queria de forma rápida, não vai mais ter sucesso. O profissional imediatista desiste facilmente em tudo que se propõe a fazer acreditando que só está desperdiçando tempo, pois não tem paciência para aguardar os resultados a longo prazo. 

Extremista

O pensamento extremista acredita que tudo sempre dará errado e será uma tragédia, logo não se dedica a nada pensando em evitar decepções. Para o profissional extremista, se alguma tarefa apresentar problemas logo de início, ele fica desestimulado, fantasiando que não tem mais como “salvar” seu trabalho. 

Rotulador

O pensamento rotulador, como diz o nome, rotula tudo em títulos imutáveis, normalmente baseado em suposições e traumas passados. O profissional rotulador acredita que existem coisas “possíveis” e “impossíveis” para ele, e tudo funciona como uma fórmula: se ele já tentou e não conseguiu, ele jamais será capaz de obter sucesso nesta mesma atividade. 

Altruísta

O pensamento altruísta sempre leva em consideração conceder benefícios às outras pessoas ao invés de executar bem uma tarefa sobre sua responsabilidade. Ainda se sente frustrado quando não consegue ajudar um colega, pois acredita que é culpa dele não conseguir prestar assistência e, assim, ele para de focar em si próprio. 

Como evitar pensamentos negativos?

1 – Não se sobrecarregue 

O acúmulo de funções é um dos principais fatores geradores de estresse no ambiente profissional. Quando você fica sobrecarregado, seu foco diminui, mas sua mente continua acelerada e você, naturalmente, passa a atropelar a realização de uma obrigação com outra, não fazendo nenhuma corretamente. 

Se você estiver com tarefas acumuladas, se organize para realizá-las com calma, seguindo uma ordem de prioridade. Desta forma, você terá tempo e tranquilidade o suficiente para finalizar cada uma com a atenção e a qualidade devida. 

E aprenda a dizer não. Se alguém vier pedir ajuda ou demandar uma nova obrigação, mas você estiver sem espaço na agenda para tal, recuse educadamente, sem sentir culpa. 

2 – Relembre onde você chegou e confie no seu potencial

Ninguém cresce no mercado de trabalho, um ambiente extremamente competitivo, se não tiver qualidade em suas entregas. Lembre-se disso sempre que você começar a ter pensamentos autossabotadores, que vão te fazer desacreditar no seu potencial. Você chegou onde está por seus méritos, por ajudar as empresas pelas quais passou a atingirem bons resultados. 

3 – Converse com seus colegas de equipe

Conversar com seus colegas de trabalho é bom para manter um clima agradável no escritório e também dividir as dores e dificuldades que vocês enfrentam diariamente, evidenciando que ninguém está sozinho nas situações de adversidade. 

Além disso, exprimir seus sentimentos ruins ajuda você a se “livrar” desse peso, compartilhando com outras pessoas. Não enfrentar suas dificuldades sozinho te dará mais força para superá-las. 

Buscar apoio em amigos e familiares também é uma ótima saída para compartilhar seus momentos e pensamentos negativos. Conte com a ajuda das pessoas que você confia para cuidar da sua saúde mental. 

4 – Pratique um hobby que você goste no seu tempo livre

Ao executar atividades que são agradáveis para nós, nosso cérebro libera hormônios como serotonina, ocitocina e endorfina, alguns dos chamados hormônios da felicidade. Essa “injeção” de substâncias naturais estimuladas pelo cérebro na corrente sanguínea fará com que você se sinta mais estimulado, espantando os pensamentos ruins. 

A dica é programar para fazer atividades do seu agrado. Isso vai te ajudar a desestressar com mais facilidade, revigorando suas forças e motivações para o dia seguinte.

Saber como evitar pensamentos negativos é apenas uma etapa para se tornar um profissional que trabalha com seu máximo de produtividade. O investimento em uma pós-graduação é outro passo que você pode dar e a Anhanguera está empenhada em te ajudar a crescer profissionalmente!

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