Afinal, como fazer um currículo atrativo? Siga estas estratégias!

Uma das perguntas mais comuns de muitos profissionais em busca de recolocação no mercado de trabalho é como fazer um currículo atrativo. Esse é o primeiro documento avaliado na hora do recrutamento e seleção, e precisa impressionar o suficiente para passar pela triagem. 

Existe muito debate sobre como formular um bom currículo, qual tamanho deve ter, quais informações colocar, portanto neste texto vamos mostrar tudo que um currículo precisa para ser atrativo. 

Como fazer um currículo atrativo

Para fazer um CV que chame atenção dos recrutadores é importante ter equilíbrio entre destacar as principais experiências e habilidades, ao mesmo tempo em que deixa o documento objetivo. 

Segundo especialistas, quem está analisando os currículos leva entre 10 e 15 segundo para avaliar os pontos principais e decidir se irá descartar ou manter o profissional para a próxima fase, portanto as informações que interessam tem que estar acessíveis. 

Além disso, cada área tem suas prioridades na hora de avaliar o CV e o candidato deve compreender quais são as informações que o diferenciará nessa etapa. 

Para começar, existe uma estrutura que deve ser seguida, até mesmo para facilitar o acesso do recrutador às informações importantes. Geralmente, os itens são empregados nessa ordem:

  1. Nome e dados pessoais
  2. Objetivo profissional
  3. Experiência 
  4. Formação acadêmica
  5. Outros cursos e qualificações
  6. Atividades extracurriculares

Vamos conferir cada item e como descrevê los corretamente:

1- Nome e dados pessoais

Muitas pessoas têm dúvida sobre quais informações pessoais incluir, como endereço, estado civil ou data de nascimento, mas não é necessário. O importante é ter a localização aproximada, como cidade ou bairro, além do nome dados para contato, incluindo celular e e-mail. Outra possibilidade é incluir o link para o perfil no LinkedIn. 

2- Objetivos profissionais

O objetivo é uma das partes mais importantes do currículo, e o que o recrutador vai olhar primeiro. Isso porque essa etapa deve conter um breve resumo profissional, seus principais conhecimentos e o que busca na carreira. 

Por isso, também é um desafio, já que deve ser um parágrafo curto. O ideal é utilizar palavras-chave e começar indicando o cargo ou área que têm interesse. Em seguida, é importante citar algum destaque na carreira, como empresa onde trabalhou, anos de experiência ou conhecimento específico. 

Por fim, é importante que esse texto seja alterado de acordo com a vaga a qual se candidatar, customizado de acordo com o perfil indicado na descrição. 

3- Experiência 

Aqui é onde o profissional consegue detalhar melhor suas competências. As experiências profissionais devem ser incluídas da mais recente à mais antiga. Não é preciso, porém, colocar todos os lugares que já trabalhou, apenas os três ou quatro últimos, ou os que melhor se alinham com a vaga pretendida. 

Depois de indicar a empresa, cargo e período em que trabalhou, inclua um breve resumo das atribuições, incluindo conquistas. Se recebeu uma promoção ou teve algum destaque, como coordenar determinado projeto, é importante incluir. 

4- Formação acadêmica

Assim como a experiência profissional, a formação acadêmica também começa pela mais recente. Aqui são incluídos apenas estudos profissionalizantes, como ensino médio, tecnólogo, graduação, pós-graduação, etc. 

Ao avaliar essa sessão, o recrutador repara em muito mais do que o nome da instituição. A dedicação do profissional aos estudos e a especialização também são levados em consideração e são um atrativo, pois indicam alto nível técnico. 

Portanto, se ainda não começou a pós, conheça as oportunidades da Anhanguera e prepare-se para se destacar no mercado de trabalho.  

5- Outros cursos e qualificações

Estudos relevantes e não acadêmicos entram nesta etapa. Pode ser um curso livre relacionado a descrição da vaga ou uma formação que garantiu certificados específicos para atuar no segmento. 

6- Atividades extracurriculares

Se tem outras qualificações relevantes, mas que não estão diretamente relacionadas a carreira que pretende seguir, esse é o espaço adequado. Aqui também é possível destacar o conhecimento em outras línguas, se houver, trabalhos voluntários, e habilidades em ferramentas específicas. 

7- Visual

Não há problema em usar uma formatação um pouco diferente, que imprima personalidade, mas evite algo muito diferente do padrão, seja nas fontes, seja nas cores. O conteúdo é o que o levará para a próxima fase, em que aí sim terá a oportunidade de mostrar quem é. 

Em geral, os documentos são enviados em PDF, mesmo que o arquivo seja criado em Word. A configuração para salvar nesse formato é bem simples, e a nomenclatura deve ter o nome do profissional. 

Pode ser que alguma empresa pré-determine como o arquivo deve ser salvo e, nesse caso, é importante seguir as instruções. 

O conteúdo também precisa ser revisado para impedir erros de português. Esse tipo de falha irá causar uma impressão negativa e pode fazer com que um profissional qualificado perca sua chance imediatamente. Além disso, gírias, jargões e linguagem informal não são aconselhados. 

8- Conteúdo extra

Alguns formatos de currículo permitem inserir informações mais simples em colunas ou em destaque ao lado das informações principais. Pode ser uma oportunidade para indicar de forma breve as competências, como “Photoshop”, “HTML” ou outra habilidade relevante para a vaga. 

Já se essas informações incluem uma certificação, o ideal é deixar abaixo  da formação acadêmica,  indicado em “qualificações”. 

Agora que você já sabe como fazer um currículo atrativo, ajuste as informações no seu documento, continue se desenvolvendo profissionalmente e não perca a oportunidade de se destacar no mercado. Boa sorte.

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