Dedicar seu tempo a uma atividade extra pode ser bom para sua mente e também para o seu currículo. Isso porque realizar um trabalho voluntário pode te trazer satisfação pessoal, além de desenvolver habilidades, como mais comprometimento, responsabilidade e empatia. Se você não sabe como fazer trabalho voluntário, veja algumas dicas.
É importante, antes de tudo, avaliar se você está mesmo disposto a se comprometer com o voluntariado. Não faça pensando apenas que isso pode chamar a atenção no seu currículo. Como o nome já diz, trata-se de um trabalho, que, assim como qualquer outro, demanda dedicação.
Como fazer trabalho voluntário e o que esperar dele?
Se de fato tem interesse em dedicar seu tempo livre a um serviço voluntário, é hora de começar a pesquisar e entender como isso funciona.
1 – Pesquise e analise as opções
Existem vários tipos de trabalhos voluntários, então o primeiro passo é pesquisar quais são realizados na região em que mora. Para facilitar sua busca, analise seu perfil e veja qual tipo de serviço combina mais com você.
Caso tenha afinidades com animais, por exemplo, procure por ONG’s que realizam algum tipo de trabalho voltado à causa animal. Você também pode trabalhar com crianças. Há instituições que atuam em orfanatos.
Também há locais que atuam auxiliando moradores em situação de rua e dando assistência a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Outro trabalho pode ser levar diversão e leveza para as pessoas que estão hospitalizadas.
Esses são apenas alguns exemplos. Há diversas ONG’s, igrejas e instituições que realizam vários tipos de trabalhos voluntários. Pesquise e veja qual possui mais interesse em ajudar.
2 – Entenda como funciona
Após escolher um nicho, selecione algumas opções e conheça os locais que realizam o trabalho voluntário que possui interesse em realizar. Faça uma visita, converse com pessoas que já são voluntários e veja como você pode contribuir.
Vale destacar que a rotina de um trabalho voluntário pode variar. Então, na sua visita, busque entender como ele funciona. Pode ser que você tenha que exercer o voluntariado toda semana, mas pode ser que seja a cada 15 dias ou até mesmo uma vez por vez.
Analise o tempo que esse trabalho demanda para conseguir organizar sua rotina e encaixar esse novo compromisso na sua agenda.
3 – Tenha comprometimento
Após escolher o local ou o grupo para o qual irá se voluntariar, comece a se organizar. Como todo trabalho, o voluntariado exige dedicação, responsabilidade e comprometimento.
Não falte, cumpra os horários e desempenhe bem o serviço que você se propôs a fazer. Lembre-se que aquilo que você está fazendo vai impactar outras pessoas. Por isso, é preciso se voluntariar de coração aberto e quando estiver, de fato, disposto a colocar a mão na massa e ajudar.
4 – Esteja preparado para desafios
Como citado anteriormente, o voluntariado não deixa de ser um trabalho, então, no percurso, você pode enfrentar alguns desafios. Pode ser que haja uma hierarquia no local em que está se voluntariado, pode ser que você trabalhe com uma pessoa com a qual você não se dá muito bem, pode ser que haja uma certa pressão ao realizar as tarefas ou algum desafio do tipo.
Os obstáculos vão aparecer e, quando isso acontecer, você tem que pensar no objetivo final. Quem você está ajudando? Qual o impacto disso que você está fazendo? Que diferença seu trabalho vai fazer na vida de alguém que está precisando? As respostas para essas perguntas vão te motivar a seguir firme no trabalho voluntário.
5 – Aproveite o momento
Anteriormente foi explicado que é importante você escolher um serviço voluntário que combine com a sua personalidade e seus ideais. Use isso a seu favor. Pode parecer clichê, mas faça seu trabalho voluntário com amor. Pense que você escolheu estar ali.
O pagamento para esse tipo de trabalho é a satisfação em ajudar o próximo. Você não está ali por dinheiro, o que te motiva é algo maior. Mesmo com desafios, não deixe de fazer o trabalho voluntário com leveza, divirta-se no processo, faça amizades e torne esse serviço um escape da sua rotina. As responsabilidades existem, mas o prazer em ajudar precisa ser maior.
Por que colocar o trabalho voluntário no currículo?
Assim como uma pós-graduação, que indica que você está se especializando em uma área de atuação, o trabalho voluntário também deve aparecer no seu currículo. Isso mostra ao recrutador que você é envolvido com causas sociais e que possui comprometimento e responsabilidade.
Você viu nos tópicos anteriores como fazer trabalho voluntário e deve ter percebido que não é desafiador, mas que também pode ser muito prazeroso. Com isso, não ache pretencioso divulgar que você é voluntário, isso diz muito sobre sua personalidade e pode, inclusive, incentivar outras pessoas a conhecer o seu trabalho e seguir seus passos.