Como gerar leads qualificados: 5 técnicas para colocar em prática

atração com imãs para ilustrar texto sobre como gerar leads qualificados

Se você quer fazer seu negócio crescer, saber como gerar leads qualificados é fundamental.

É através deles que uma empresa consegue gerar receita e fechar os semestres com saldos positivos, além de captar uma ampla gama de novos clientes e consumidores fidelizados.

Confira agora essas 5 técnicas de como gerar leads qualificados e eleve seu negócio a um novo patamar!

O que é um lead?

Antes de entendermos como gerar leads qualificados, é fundamental conceituarmos o que é um lead.

Um lead é qualquer pessoa que indica interesse no produto ou serviço de uma empresa de alguma forma.

Eles geralmente recebem o contato da empresa ou organização após a abertura da comunicação, ao invés de apenas receber uma ligação aleatória de alguém que comprou suas informações de contato, por exemplo.

Digamos que você responda a uma pesquisa online para saber mais sobre como cuidar do seu carro.

Mais ou menos um dia depois, você recebe um e-mail da montadora que criou a pesquisa sobre como ela poderia ajudá-lo a cuidar do seu veículo.

Esse processo é muito menos intrusivo do que receber uma ligação da montadora do nada, sem saber se você se importa com a manutenção do carro, ou não.

Isto é um lead!

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Por que a geração de leads é importante?

Quando um indivíduo inicia um relacionamento com a empresa, demonstrando um interesse orgânico no negócio, a transição de lead para cliente é muito mais natural.

A geração de leads se enquadra no segundo estágio da metodologia de inbound marketing, que ocorre depois que um público foi atraído por um serviço ou produto e está pronto para ser convertido em leads para a equipe de vendas (ou seja, leads qualificados para vendas).

Como gerar leads qualificados para vendas?

Agora que já sabemos o que são leads e qual sua importância, está na hora de descobrirmos como gerar leads qualificados.

Afinal, a geração de leads tem papel cada vez mais importante nas atividades do departamento de marketing. E, mais importante ainda, é a geração de leads qualificados.

Confira abaixo 5 técnicas de como gerar leads que convertem!

1. Especialize-se na área

Pode parecer óbvio, mas a especialização nas áreas de marketing e comunicação são fundamentais para gerir uma empresa e gerar leads qualificados para a organização.

Uma boa ideia é investir em uma pós-graduação em 4 meses, de maneira remota, podendo trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Devido à curta duração da especialização, também é possível ingressar no mercado de trabalho, de maneira totalmente especializada, o mais rápido possível!

2. Acerte sua estratégia de conteúdo

Uma técnica de como atrair leads qualificados é criando conteúdos envolventes e relevantes para os canais sociais.

Desta maneira, os usuários que possuem interesse no produto ou serviço oferecido pela empresa são cativados pelo conteúdo distribuído, seguindo as páginas e tornando-se um consumidor virtual. 

Eventualmente, esse consumidor virtual tem muito mais potencial de se tornar um cliente fidelizado do que um indivíduo que não tenha acesso às redes sociais da organização, por exemplo.

3. Otimize seu site para pesquisa

Após criar conteúdos envolventes, é hora de apostar na otimização desses tópicos.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é através de técnicas on page e off page de SEO.

O foco principal deve ser obter classificação para consultas de pesquisa relevantes para a empresa e nicho – atraindo assim visitantes qualificados para o site e redes sociais.

É fundamental cativar a atenção desses visitantes e convertê-los em leads de vendas com o conteúdo que eles procuram.

No que diz respeito ao SEO (Search Engine Optimization), ele evoluiu muito ao longo dos anos. Tanto que agora é frequentemente trocado por Otimização da Experiência do Usuário. Através disso, é possível ter certeza de que um site ou rede social são rápidos, seguros e têm um bom UX móvel.

4. Facilite o processo de envio de leads

Outra técnica de como gerar leads qualificados é incluir iscas digitais nos websites e redes sociais da empresa.

As iscas digitais são qualquer forma de incentivo oferecido aos visitantes do site em troca de suas informações de contato. 

Normalmente, uma isca digital pode ser qualquer uma das seguintes:

  • Questionários divertidos usando criadores de formulários online
  • PDFs informativos
  • E-books
  • Artigos técnicos
  • Estudos de caso
  • Vídeos

5. Distribua seu conteúdo por diferentes canais

De nada adianta gerar conteúdo se ele não for corretamente ampliado e distribuído. 

A amplificação de conteúdo é basicamente como um conteúdo é distribuído por vários canais sociais, com o intuito de amplificar seu potencial. 

Os canais principais podem ser explorados na ampliação de conteúdo são as mídias sociais e o e-mail.

Do Facebook ao Twitter, do Instagram ao LinkedIn, a maioria do público estará nessas plataformas. A ideia é reaproveitar o conteúdo existente de maneira adequada para postagem em cada uma dessas plataformas!

Agora que você já sabe como gerar leads qualificados, saiba tudo sobre inbound marketing.

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