Como parar de procrastinar nos estudos? Saiba o que fazer!

parar de procrastinar nos estudos

É essencial parar de procrastinar nos estudos, se você deseja gerar bons resultados. O ato de procrastinar envolve deixar as tarefas para depois, ou seja, adiar as suas obrigações em prol de um tempo livre ou ocioso. É o famoso “deixa para amanhã” que parece nunca chegar, mas que uma hora surge, e aí pode ser tarde demais.

Isso porque os estudos exigem um bom planejamento, principalmente se a ideia é estabelecer um ritmo adequado, sem que se estude desesperadamente para uma prova do dia seguinte, por exemplo. Um estudante disciplinado e organizado precisa saber a hora certa de se dedicar aos conteúdos e o momento de descansar.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Com isso em mente, algumas dicas podem ser de grande valia, pois levam o estudante a entender os “perigos” da procrastinação e de que maneira esse hábito pode ser evitado, impactando positivamente nos resultados. 

Como parar de procrastinar nos estudos?

Antes de tudo, é preciso entender que diversos fatores podem culminar nesse hábito, erroneamente associado a uma simples preguiça. Para se ter uma noção, até mesmo o perfeccionismo pode resultar em um estudante que adia suas tarefas com frequência, já que desenvolve um medo profundo de falhar e não cumprir com suas próprias exigências.

A procrastinação também pode surgir por meio da insegurança ou pelo estresse. Ainda assim, a principal causa é a falta de disciplina. O aluno disciplinado consegue discernir suas prioridades.

1 – Estabeleça um cronograma

O primeiro passo para a procrastinação é não ter controle algum sobre o tempo. Isso faz com que não se tenha nenhum parâmetro de quando os estudos começam ou terminam. Assim, o principal aliado contra essa grande vilã que é a procrastinação é o cronograma de estudos.

Você pode definir um cronograma de estudos dividindo as tarefas em curto (como as revisões da aula daquela semana), médio (apanhado sobre o conteúdo que foi ministrado naquele mês) e longo prazo (apanhado geral de toda a matéria, antes de uma avaliação). 

Definir quanto tempo você tem em sua rotina para se dedicar ao estudo também se mostra eficaz em evitar sobrecargas e a eventual desconcentração. 

2 – Deixe as redes sociais de lado

No que diz respeito à procrastinação, a distração é a inimiga mais perigosa. Uma dica de como evitar se distrair é abandonar as redes sociais por aquele período: não abra uma aba com o Twitter, não verifique o feed do Instagram, tampouco a timeline do Facebook por meio do celular. Simplesmente busque disciplina para que não deixe de fazer as obrigações, parando toda hora para ver as redes.

3 – Invista em pequenas pausas

Breves intervalos entre as tarefas podem ser suficientes para descansar a mente em meio aos estudos. Por isso, quando for o momento de focar, você conseguirá manter essa concentração com mais eficácia. Existe, inclusive, o método Pomodoro, que consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.

Nesses intervalos, quanto mais longe você ficar dessas obrigações, melhor. Então em vez de continuar sentado na cadeira e só pegar o celular para olhar, vale dar uma volta pela casa, beber água e até praticar alguns exercícios de respiração para se acalmar. A partir dessas pausas bem estabelecidas, você consegue administrar melhor o tempo dedicado a determinadas atividades.

4 – Tenha metas bem definidas

Além de estabelecer um cronograma, é preciso entender as suas metas: qual a sua prioridade? O que você precisa estudar com urgência? O que pode ficar para depois? Quantos capítulos de um determinado livro você precisa estudar para aquela disciplina específica? Cada detalhe conta quando o assunto é definir as metas a curto, médio e longo prazo.

Essas metas são importantes para que você não estude além do necessário, o que deixaria sobrecarregado. Você precisa trabalhar o tempo a seu favor, principalmente quando existem fatores como semanas de provas ou seminários envolvidos. Toda atenção é pouca.

5 – Trabalhe com um sistema de recompensas

Para que você consiga lidar com as tarefas, vale criar um sistema de recompensas que te motive a finalizar as obrigações. Você pode criar tanto pequenas recompensas (como comer um pedaço de chocolate depois de finalizar a leitura de um capítulo específico) ou recompensas mais elaboradas (como o direito de assistir ao episódio de uma série que você gosta muito, depois de terminar os estudos daquele dia).

Pode parecer bobagem, mas essas pequenas coisas ao longo do dia motivam e fazem com que você veja um sentido em estudar. É claro que a recompensa maior é o conhecimento e as qualificações que acompanham o diploma ou certificado que você vai conquistar, mas com uma recompensa tão longínqua e subjetiva, fica fácil esquecer o propósito.

6 – Saiba o que te motiva

Outra dica de como parar de procrastinar nos estudos é buscar um curso que te motive. Por isso, pesquise direitinho qual área você deseja se aprofundar. Uma dica é buscar os cursos LFG, por exemplo.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!