Como saber se passei na entrevista? Veja 7 sinais

como saber se passei na entrevista

Existem alguns sinais feitos pelo entrevistador que podem demonstrar que você foi selecionado para a vaga desejada sem ter a confirmação da resposta oficial. Para quem pensa “como saber se passei na entrevista?“, ficar atento a esses indícios é o segredo para diminuir a ansiedade!

É preciso ter cuidado ao fazer essa análise, pois nem sempre tais sinais são certeza absoluta de que você foi aprovado. Apesar de serem muito recorrentes em entrevistas de sucesso, em algumas situações, o desfecho pode não ser o que você esperava.

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Para não gerar frustração, é sempre bom manter esse lembrete em mente, mas saiba que todos os itens listados a seguir são indicativos que você agradou o recrutador e muito provavelmente seu perfil profissional chama a atenção do empregador.

Como saber se passei na entrevista: os 7 sinais principais

1 – Recrutador demonstra interesse na conversa

Você percebe que a entrevista será um sucesso quando seu entrevistador está prestando atenção no que você está falando, olhando fixamente nos seus olhos, anotando cada informação que você fornecer e prolongando a conversa, escutando suas respostas pacientemente, sem ficar te interrompendo e tentando cortar o assunto. 

Este é o indício mais forte de que o entrevistador está interessado em te contratar, pois ele quer conhecer você ao máximo, para entender da melhor forma como você será útil à empresa.

Despertar o carisma do recrutador é o objetivo principal de um processo seletivo, e todo candidato deve participar da conversa com esse pensamento em mente. Conseguir conquistar essa meta é um sinal de sucesso. 

2 – Conhecer o escritório 

Nas entrevistas presenciais, ou seja, que você vai no escritório participar do processo seletivo, normalmente a única parte que você conhece antes de ser contratado é a sala de reuniões, onde acontecerá a conversa com o recrutador. 

Porém, se o recrutador levar você para conhecer o resto do escritório, apresentar alguns colegas e descrever qual é a parte dedicada a cada setor da empresa, então há chances da resposta ser positiva.

Se o entrevistador sentir que você é o candidato ideal, ou ao menos um dos que tiveram a melhor performance, ele poderá te apresentar o escritório como forma de fazer você já ir se ambientando ao espaço, tornando-o mais familiar para quando você assumir a posição.  

No modelo remoto de entrevistas, a mesma metodologia pode ser replicada com o entrevistador detalhando como é o dia a dia na empresa, como será sua rotina e os principais setores que você precisará estar integrado para apresentar um bom trabalho. 

3 – Ultrapassar o tempo pré-estipulado

Sempre que você recebe o convite para a entrevista, seja ela online, seja presencial, normalmente junto é encaminhado o tempo médio de entrevista previsto para aquela entrevista de emprego.

Porém, quando a conversa extrapola o tempo pré-determinado, é um sinal que o bate-papo rendeu e o entrevistador ficou interessado em te conhecer melhor.

Como já citamos anteriormente, esse interesse é o que você deve conquistar na entrevista e é um sinal que sua contratação está bem encaminhada na empresa. 

Os motivos que levam um recrutador a prolongar o tempo de uma entrevista são muitos, mas normalmente é porque ele deseja confirmar que seu perfil é o recomendado para a vaga, porque está tentando te convencer que aceitar a proposta da empresa será benéfico para você ou então é porque gostou da sua preparação para a conversa, que aliás é um dos 4 passos para se sair bem em um processo seletivo.

4 – O entrevistador está tentando “vender” a empresa para o candidato

Como dissemos anteriormente, um dos motivos que leva uma entrevista a durar mais do que o previsto é a tentativa do recrutador convencer o profissional que aceitar a vaga de emprego é um passo importante para a carreira dele. 

Normalmente, os profissionais se candidatam a mais de uma vaga de emprego, e os recrutadores sabem disso. Por isso, quando o entrevistador demonstrar que está fazendo o possível para te convencer que a empresa dele é a sua melhor opção, saiba que sua contratação está muito próxima de chegar. 

O entrevistador pode demonstrar isso de muitas formas, mas as mais comuns são apresentar benefícios que as concorrentes não oferecem, contar histórias de antigos colaboradores que desenvolveram ótimos projetos com a organização e tentar vincular seus objetivos profissionais com traços da empresa que podem te ajudar nessa trajetória. 

5 – Te chama pelo nome várias vezes

Estudos já demonstraram que se referir a uma pessoa pelo nome dela ao invés de pronomes ou títulos genéricos significa que você está tentando conquistar a confiança dela. 

Recrutadores fazem isso quando estão quase certos de que aquele profissional será contratado, para assim influenciar na escolha de emprego, quase ele tenha outras opções. 

Um candidato tende a optar pela vaga que mais lhe oferecer segurança, e se a mente dele registrou que em determinada empresa o recrutador o chamou pelo nome próprio diversas vezes é nela que o profissional irá confiar. 

6 – Pedir por referências

Apesar de ser muito comum em diversos processos seletivos, podendo ser, inclusive, considerada uma das fases do processo, a solicitação de referências pode servir de indicativo para uma provável contratação. 

Pedir as referências de quem o recrutador sabe que não será selecionado seria uma mera formalidade, além de desperdício de tempo de ambas as partes. Um profissional de RH experiente só solicitará referências de quem ele tem certeza que possui altas chances de ser contratado. 

7 – Perguntas pela disponibilidade de início

Outra medida de recrutamento que todos pensam ser comum, mas só é aplicada para quem o recrutador reconhece que possivelmente será contratado.  Perguntar qual é a disponibilidade de início também é uma forma de avisar o candidato até quando ele precisará ficar disponível para ser aceito na vaga. 

Direcionar esse questionamento ao profissional com altas chances de contratação é uma forma de garantir que ele está avisado de quando precisa estar apto para o início e prepará-lo para a data de início, evitando assim perder o colaborador para outra empresa ou ter um começo de parceria conturbado.

Agora, que tal substituir a pergunta “como saber se passei na entrevista?” por “como posso estar ainda mais preparado para os desafios da minha carreira?” e pensar em uma pós em Educação para se destacar ainda mais nas entrevistas de emprego? Invista!

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