Como se manter em um emprego em 10 passos: saiba o que fazer

imagem para ilustrar o texto de como se manter em um emprego

Quando um profissional é aprovado em uma entrevista, normalmente a empolgação toma conta de seus sentimentos, afinal, conseguir um trabalho é sempre um bom motivo a ser comemorado. No entanto, assim que a animação inicial passa e o colaborador começa a se integrar à nova empresa, a realidade aparece e mostra que, além de conquistar a vaga, é preciso saber como se manter em um emprego.

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Chegou a hora de colocar em prática tudo o que você demonstrou nas entrevistas e provar que seu currículo está alinhado com o seu trabalho no dia a dia. Além disso, também é preciso mostrar para seus líderes que você foi, de fato, a escolha certa, e que te manter na empresa vale a pena. Mas como fazer isso?

Por mais que essa pareça uma tarefa muito complicada e estratégica, ela não precisa ser estressante. Aos poucos, com calma e muita honestidade, é possível conquistar a confiança do novo empregador sem ter que reinventar a roda. Para te ajudar, montamos um guia com 10 dicas de fácil implementação.

Aprenda como se manter em um emprego em 10 dicas

Confira agora algumas orientações para que você consiga permanecer em seu emprego, com o objetivo de crescer profissionalmente e conquistar novos patamares na sua carreira.

1 – Seja proativo e ativo

Ter proatividade é uma das soft skills mais buscadas pelo mercado de trabalho, justamente porque ela mostra que o colaborador está engajado, procura novos desafios, tem vontade de ajudar, quer criar novos projetos e sempre busca sair da sua zona de conforto. Sendo assim, não espere ser acionado para contribuir no ambiente de trabalho, e sempre que possível, se prontifique para realizar novas tarefas.

Além disso, por mais que estar presente, fazer seu trabalho de forma satisfatória e ser proativo sejam ótimas formas de provar o seu valor, também é importante ser ativo na empresa, participando de atividades extras, eventos, celebrações e outros grupos, como comitês e conselhos especiais. Assim, você consegue se integrar cada vez mais na companhia, conhecendo a fundo sua cultura e colegas de outras áreas.

2 – Disciplina é palavra de ordem

Seguir à risca as regras e combinados pode ser considerada a obrigação “número zero” de qualquer profissional, porque isso representa o mínimo que precisa ser feito em uma relação de trabalho. Alguns exemplos clássicos são o cumprimento de horários e prazos, além do respeito aos modelos e hábitos da sua equipe, ou seja, pontos que garantem que a empresa funcionará de forma harmônica, com todas as peças no lugar.

Você não quer ser o colaborador que sempre se atrasa, ou que fica conhecido entre os colegas como aquele que não consegue fazer as entregas nas datas combinadas. Além de serem situações desconfortáveis, que podem comprometer seu relacionamento com o time, talvez elas também sejam consideradas “pedrinhas nas engrenagens”, significando algo que atrapalha, ou até mesmo impede, a fluidez dos processos.

3 – Contribua para um ambiente saudável

É sempre importante lembrar do quão fundamental é ser educado e gentil no trabalho, todavia, isso não é o suficiente para garantir que você contribui para um ambiente saudável. Para tal, fuja de fofocas, não crie inimizades, resolva atritos de maneira pacífica e profissional, saiba receber críticas e absorver as lições construtivas, separe o pessoal do profissional e esteja sempre alerta para o seu comportamento.

Muitas vezes, é difícil perceber que alguma ação ou hábito está incomodando ou causando problemas no trabalho, e é por isso que a atenção à reação dos colegas pode te ajudar a corrigir pequenos problemas e alinhar sua conduta.

4 – Não se esqueça da integração com os colegas

E falando em colegas, é imprescindível manter um relacionamento saudável e se integrar a eles. Construir uma relação tranquila, genuína e de parceria só vai trazer benefícios.

Os seus dias serão mais agradáveis, ficará mais fácil trabalhar em grupo e você vai viver excelentes e proveitosas trocas, sejam elas com dúvidas, conversas descontraídas ou momentos mais intensos de aprendizado. 

O objetivo aqui é garantir a harmonia da equipe e trabalhar para que os resultados sejam os melhores, e nada disso pode acontecer se você manter distância dos colegas e não se esforçar para que eles confiem em você.

5 – Leve feedbacks a sério

Poucos momentos são tão valiosos para o aprendizado como as reuniões de feedback, então, aproveite cada segundo delas. Escute o que seus colegas e líderes têm a dizer, faça anotações, aproveite para tirar dúvidas, fazer perguntas e sair desse momento motivado a ser um profissional cada vez melhor.

As recomendações e pontos de melhoria serão o seu guia a partir de então, e segui-los é a chave para o sucesso e uma garantia de que você está alinhado com o que a empresa espera de você. Sendo assim, não haverá motivos técnicos e de comportamento para te desligar.

6 – Se dedique a entender e respeitar a cultura organizacional

Para que a sua integração na empresa seja a melhor possível, o primeiro passo é entender a cultura organizacional da companhia. Saber os valores, objetivos e hábitos do ambiente significa incorporá-los nas suas tarefas cotidianas, para que, dia após dia, você absorva o que a empresa espera de você e, em troca, contribua para que as metas e objetivos da companhia sejam atingidos.

7 – Invista em uma pós-graduação

Uma das melhores formas de mostrar o seu compromisso com a carreira é se dedicar a uma pós-graduação. Assim você pode se tornar um especialista na sua área e, ao mesmo tempo, passar uma mensagem de comprometimento, vontade de aprender, desejo por novos desafios e responsabilidade com a empresa.

Com uma pós-graduação EAD, por exemplo, você nem mesmo precisará sair de casa para estudar e ter acesso a conteúdos de excelência, que serão revertidos em um trabalho com ainda mais qualidade e novas ideias para a sua rotina corporativa.

8 – Aprenda um novo idioma

Além disso, estudar novos idiomas também é uma ótima maneira de aumentar o seu capital profissional e se tornar ainda mais valioso para seus líderes. Isso acontece porque a habilidade de se comunicar em outras línguas abre portas e é uma competência cada vez mais fundamental em um mundo globalizado, facilitando trocas e possibilitando parcerias de valor.

Assim como uma pós EAD, hoje em dia muitos cursos de idiomas oferecem opções virtuais, o que pode ser mais vantajoso para a sua rotina e trazer resultados tão satisfatórios quanto aulas presenciais.

9 – Tenha interesse e faça perguntas

Quanto mais envolvido você estiver nos projetos da empresa, mais vai aprender sobre ela  e entender o que esperam de você. Esse processo precisa acontecer por meio da observação, participação ativa e realização de perguntas, que são a maneira mais prática e rápida de conseguir as suas respostas.

Sendo assim, demonstre interesse pelo trabalho e faça perguntas sempre que tiver dúvidas, especialmente sobre o seu papel na equipe, onde a companhia espera que você chegue, quais tarefas você deve realizar com excelência e o que ainda precisa ser ajustado.

10 – Cuidado com a procrastinação

Por fim, fique atento à sua forma de trabalhar e tome cuidado com momentos de procrastinação. Seja organizado, mantenha uma agenda e lista de afazeres atualizadas, não deixe prazos escaparem do seu calendário e, se mesmo assim perceber que está procrastinando, ou seja, enrolando para realizar uma demanda, procure entender a raiz desse problema para combatê-lo.

Pode ser que você esteja inseguro sobre a forma de fazer uma análise, ou saiba que a pressão para que uma determinada entrega fique impecável é grande. Em qualquer situação, trabalhe para reverter esse quadro, pois cumprir prazos e demonstrar que você é um profissional dedicado são atitudes importantes quando se quer aprender como se manter em um emprego.

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