Quando falamos de ambiente de trabalho, é de conhecimento geral o seguinte fato: ser um bom colega de trabalho acarreta em benefícios que vão além de apenas uma nova relação interpessoal. Isso interfere também em um ambiente profissional saudável, produtivo e até mesmo estimulante. Pensando nisso, reunimos alguns passos que te ajudarão a entender como ser um bom colega de trabalho.
Antes de tudo, por que ser um bom colega de trabalho?
Existem algumas razões, além de apenas uma boa convivência ou cumprimento de regras, para ser um bom colega de trabalho. Confira algumas delas:
- Ambiente de trabalho mais motivador e agradável;
- Aumento da produtividade;
- Menos estresse e ansiedade;
- Apoio emocional;
- Maior facilidade na resolução de problemas;
- Sentimento de pertencimento;
- Aumento da resiliência em equipe;
- Melhor comunicação.
Como ser um bom colega de trabalho
Agora que já sabe alguns dos motivos para ser um bom colega de trabalho, descubra alguns passos que poderão te ajudar nessa jornada:
1 – Seja respeitoso
Tratando bem os seus colegas de trabalho, com respeito e cortesia, você será tratado por eles dessa maneira também, criando assim um sentimento recíproco de uma relação profissional saudável.
2 – Seja pontual e confiável
Levando em consideração que essa é uma relação profissional, pense em características que bons colegas de trabalho teriam. Ser pontual e confiável ajuda não apenas na construção de confiança, como também em se mostrar aos seus colegas como alguém que se importa com o tempo e sentimento deles.
3 – Mantenha uma comunicação clara
Ao ter uma comunicação eficaz, você evita mal-entendidos que poderiam desgastar suas novas amizades profissionais. Levando em consideração que frequentemente precisará debater assuntos com colegas de opiniões diferentes, a comunicação clara evitará esses possíveis ruídos na relação.
4 – Colabore com o grupo
Demonstre disponibilidade para ajudar os colegas de trabalho, compartilhando seu conhecimento e estando aberto para receber ajuda também. Uma amizade é uma via de mão dupla, onde se colabora e recebe apoio também.
5 – Respeite as diferenças e seja empático
Nunca desvalorize ou desrespeite a diversidade no ambiente de trabalho. Escute com atenção as opiniões diferentes da sua, valorizando cada ideia ou posicionamento. Nessa mesma linha de raciocínio, lembre-se de demonstrar compreensão e paciência na hora de ouvir ou entender os sentimentos e necessidades de outros colegas de trabalho.
6 – Seja proativo
Um bom colega de trabalho não deixa todas as responsabilidades nas mãos de seu colega. Resolva problemas e encontre soluções, estando pronto para assumir responsabilidades, dividindo as dificuldades com os colegas de trabalho. Assim, ninguém fica sobrecarregado.
7 – Mantenha uma atitude positiva
Reclamações e resmungos constantes podem “contaminar” o restante da equipe, deixando todos com atitudes também negativas. Seja positivo e foque sempre na busca de soluções, ao invés de focar somente no problema que irão enfrentar juntos.
8 – Seja flexível
É importante estar aberto a mudanças. Se adaptar às necessidades de sua equipe e demonstrar disposição para resolver situações desafiadoras te mostrará aos colegas de trabalho como uma pessoa resiliente, disposta a enfrentar dificuldades e mais fácil de se lidar.
9 – Tenha gratidão
Reconheça e valorize o trabalho de cada um dos seus colegas de trabalho. A ingratidão pode gerar um ruído entre você e a sua equipe, enquanto a gratidão apenas fortalece e une mais. Um simples “obrigado” pode fazer muita diferença em seu relacionamento com colegas de trabalho.
Não se esqueça ainda de dar créditos aos seus colegas. Quando um projeto der certo, reconheça a importância de cada pessoa que trabalhou duro nesta conquista. Ser um bom colega é ser também humilde e detalhista.
10 – Cuide da sua saúde mental e física
Para ser bom para os outros, precisa antes ser bom para si. Por isso, é importante que você tenha um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal, para que não se esgote – nem fisicamente e nem emocionalmente -, sendo mais produtivo, paciente e, assim, um melhor colega de trabalho.
11 – Evite fofocas e conflitos
Fofocas e conflitos no ambiente de trabalho geram desconfiança e afetam negativamente a moral da equipe, tornando o ambiente profissional um local desfavorável ao surgimento de bons relacionamentos.
Evite conversas negativas que envolvam o nome de terceiros que não estão presentes para se defender e tente não fomentar conflitos. Procure resolver todas as questões de forma profissional e, se necessário, procure a liderança para resolver questões que possam sair do controle.
12 – Aprenda a resolver conflitos
Desenvolver a habilidade de resolver de forma pacífica os conflitos que podem surgir no ambiente de trabalho é uma habilidade essencial para se ter quando se quer ser um bom colega de trabalho, afinal, em alguns momentos você precisará ser o colega que mantém a calma e acalma os ânimos de todos.
A habilidade de resolução de conflitos pode ser aprendida não somente na prática, mas também na teoria, no curso em gestão de conflitos no trabalho. Com esse conhecimento teórico, de como ser um bom colega de trabalho, em mãos, é só partir para a prática e, aos poucos, ir se tornando o melhor colega de trabalho que qualquer um gostaria ter!