Como você gerencia seu tempo? Saiba o que responder!

relógio para ilustrar texto sobre como você gerencia seu tempo

O que fazer se, durante a entrevista de emprego, o recrutador questionar como você gerencia seu tempo? A resposta deve ser sincera e autêntica, mas existem algumas dicas de como articular da melhor forma possível, a fim de causar uma boa impressão. Essa questão é feita porque um bom gerenciamento de tempo é muito bem visto nas empresas.

A capacidade de gerenciar o tempo também reflete o cumprimento de prazos. O candidato que sabe priorizar tarefas e trabalhar de forma organizada é mais propenso a entregar projetos e responsabilidades dentro dos prazos estipulados. Além disso, é um sinal de autonomia, uma vez que os profissionais que podem gerenciar seu próprio tempo geralmente requerem menos supervisão constante.

Além disso, conseguem trabalhar de forma mais independente, além de tomar decisões adequadas. As empresas dão valor a colaboradores proativos e que tenham autonomia. Os recrutadores também levam em consideração que uma boa gestão do tempo pode ajudar a evitar sobrecarga de trabalho e reduzir o estresse relacionado a prazos apertados e demandas excessivas.

Esse gerenciamento envolve a capacidade de distinguir entre tarefas importantes e urgentes e aquelas menos relevantes. isso pode ser considerado pelo âmbito corporativo como uma habilidade crucial para garantir que recursos sejam alocados corretamente e que as metas sejam atingidas, conforme necessário.

Como você gerencia seu tempo? Saiba o que responder

Existem alguns fatores a serem levados em conta na hora de responder essa pergunta em meio à entrevista de emprego. O primeiro passo, que é importante, você já está fazendo neste exato momento: pesquisar e ler materiais que possam te ajudar a se preparar para o processo, afinal, quanto mais preparado você estiver, mais à vontade vai conseguir ficar, e suas respostas soam mais espontâneas.

Isso nos traz outro fator importante, inclusive: a autenticidade. Os recrutadores valorizam respostas feitas com sinceridade, então se você não tem um bom gerenciamento de tempo, agora é a hora de aprender como lidar com isso. Mais à frente, neste artigo, trazemos algumas dicas de como fazer essa gestão da melhor forma.

Mas voltando para a entrevista: a ideia, ao responder a esta pergunta, é demonstrar organização. Por isso, destaque a importância do gerenciamento de tempo e mencione que mantém uma agenda ou usa ferramentas digitais para permanecer com uma rotina organizada.

A resposta também pode trazer explicações de como você estabelece prioridades para suas tarefas e projetos, ou seja, como você decide quais são mais importantes e merecem atenção imediata. Uma boa ideia é mencionar técnicas utilizadas para planejar os afazeres.

Essa pergunta é uma oportunidade para mostrar que você é flexível e capaz de lidar com mudanças de maneira eficiente. Então você pode dar um exemplo de algum momento em que os métodos de gerenciamento de tempo utilizados te ajudaram a fazer uma adaptação tranquila e sem contratempos.

Para complementar a resposta, uma ideia é destacar que você sempre busca aprender e aprimorar suas habilidades de gerenciamento de tempo para se tornar mais produtivo e eficiente. Em síntese, o seu discurso deve demonstrar que você tem uma abordagem organizada, disciplinada e adaptável para gerenciar seu tempo de forma eficaz. 

3 dicas para gerenciar seu tempo

Mas como gerenciar o tempo, afinal de contas? É tudo questão de aderir a novos hábitos e ter disciplina no cotidiano. Com o tempo, você vai perceber que ter o controle da sua rotina ajuda a escapar de vários imprevistos.

1 – Aposte nas listas

As listas de tarefas pendentes podem ajudar. Colocar tudo no papel faz com que você consiga visualizar o que deve ser feito, e impede que se esqueça ou que procrastine. A ideia é priorizar as tarefas mais importantes e começar uma nova apenas quando a anterior já tiver sido finalizada.

2 – Encontre a “técnica certa”

Existem diversas técnicas de gerenciamento de tempo que podem auxiliar, como a técnica Pomodoro, por exemplo, que envolve trabalhar em blocos de tempo focados (por exemplo, 25 minutos) seguidos de pequenos intervalos de descanso, sob a proposta de manter o foco e evitar a exaustão.

Outra técnica é a matriz de Eisenhower, que ajuda a priorizar as tarefas com base na importância e urgência e ajuda a definir o que pode ser adiado. Então vale tentar diferentes métodos para ver qual combina com você e qual te ajuda mais no que precisa durante a rotina.

3 – Estipule um tempo para as tarefas

Quando você define um limite de tempo para cumprir uma determinada tarefa, é uma forma de não se perder e, principalmente, de não procrastinar. No entanto, para evitar frustrações e para que esse método seja eficaz, o limite de tempo deve ser realista.

O modo como você gerencia seu tempo afeta não apenas a carreira, mas também a vida acadêmica. Uma boa gestão pode te ajudar a conciliar os estudos, o que aumenta as chances de crescimento. Felizmente, existe também o ensino a distância, que facilita ainda mais essa relação, como podemos ver na Unopar EAD, por exemplo.

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