Você já deve ter percebido que ter uma graduação não é o suficiente para crescer na carreira, certo? Hoje em dia, o mercado de trabalho atingiu altos níveis de sofisticação e exigência, demandando profissionais que tenham as competências exigidas pelas empresas. Contudo, quais são essas habilidades?
Com tantas possibilidades de desenvolvimento, tanto em soft skills quanto em hard skills, pode ser um desafio entender quais habilidades devem ser uma prioridade. Contudo, um levantamento realizado pelo LinkedIn vai conseguir te ajudar a identificar as áreas mais estratégicas.
Recentemente, a rede social profissional, que também concentra grande parte das vagas de emprego do mercado de trabalho, avaliou todos os anúncios de oportunidades de trabalho. Com isso, foi possível listar quais são as principais habilidades buscadas pelas companhias na atualidade.
Abaixo você encontrará as 10 principais competências, bem como algumas dicas para conseguir desenvolvê-las. Lembrando que algumas delas não se aplicam a todas as profissões e áreas de atuação, certo? Mantenha isso em mente para ter um olhar estratégico e direcionando, com foco nos seus objetivos de carreira.
10 competências exigidas pelas empresas e como desenvolvê-las
1 – Comunicação
Do lado das soft skills, ou seja, das competências comportamentais, a comunicação sempre se destaca. Afinal de contas, trabalhar exige o contato com dezenas de outras pessoas, e se você não souber se expressar com cada uma delas, todas as ações podem ser prejudicadas.
Por isso, avalie se você é capaz de se comunicar de forma clara e objetiva, mantenha o hábito da leitura, consuma conteúdos voltados para a comunicação interpessoal e, quem sabe, até mesmo invista em um curso de oratória. Tudo isso vai te ajudar a se transformar em um excelente comunicador, impulsionando suas outras habilidades profissionais.
2 – Gestão de projetos
Cada vez mais as organizações precisam de profissionais capazes de fazer uma boa gestão de projetos. Ou seja, capazes de aplicar uma série de técnicas, ferramentas e práticas para organizar, gerenciar e garantir que um projeto seja um sucesso.
Para isso, você terá que combinar algumas habilidades técnicas e emocionais. Por exemplo, é fundamental ser uma pessoa focada e organizada, que sabe gerenciar e liderar processos, bem como conhecer a empresa, os membros da equipe e todos os detalhes dos objetivos do projeto.
Desenvolver essas competências pode ser um verdadeiro quebra-cabeças, e fazer uma pós-graduação, ou até mesmo um curso livre focado no gerenciamento de projetos, vai fazer a diferença.
3 – Pesquisa
Ter senso crítico para conseguir conduzir pesquisas de qualidade não é algo trivial. Você precisa entender exatamente o que está buscando, saber quais são as fontes confiáveis, ser capaz de interpretar os dados encontrados e apresentá-los de maneira coesa e estratégica.
Isso vale tanto para pesquisas mais simples, comumente chamadas de “desk researches”, e também para processos mais complexos, com entrevistas, análise de banco de dados e grupos focais.
Sendo assim, como o mercado está cada vez mais interessado em profissionais que sabem fazer pesquisas, não deixe essa habilidade de lado. Consuma conteúdo, faça pesquisas de forma repetitiva, entenda a credibilidade das fontes, fique atento às fake news, aprenda mais sobre estatísticas e reforce suas competências de comunicação.
4 – Gestão
Talvez você esteja pensando que saber gerir processos e pessoas seja apenas para quem quer ser gestor, certo? Todavia, a realidade é bem diferente. Todos os cargos e posições no mundo atual exigem algum grau de gestão, e quanto mais cedo você aprender a executá-la, melhor para a sua carreira.
Essa é uma habilidade que precisa de tempo e experiência, então, comece agora a avaliar suas noções de empatia, liderança, organização, escuta ativa, jogo de cintura, resolução de problemas e gestão de pessoas. Todas elas serão a sua base para fazer um bom trabalho de gestor em qualquer posição.
5 – Habilidades analíticas
O desenvolvimento da tecnologia fez com que muitas profissões mudassem, não é mesmo? E uma das consequências desse cenário é a necessidade de profissionais que sejam analíticos. Ou seja, que conseguem olhar para situações e dados, principalmente, e ter insights, percepções e ideias, entendendo de fato o que eles querem dizer.
Para que isso aconteça, você precisa de um arcabouço de conhecimentos de mercado, do setor, dos públicos em questão, da empresa, da economia e muito mais. Então, se você ainda não se atualiza em relação a essas questões, vale a pena começar.
6 – Trabalho em equipe
Um grande clichê do mercado de trabalho é saber atuar em equipe, não é mesmo? Começamos a aprender essa habilidade ainda na escola, e por mais trivial que ela pareça, ela sempre será de grande relevância.
Como já comentamos, trabalhar significa interagir com outras pessoas, e se você não tiver um olhar para o coletivo, de nada vai adiantar ter as melhores habilidades técnicas do mundo. Portanto, comece a exercitar a empatia, a capacidade de entender e ouvir o outro, e de aceitar que nem sempre suas ideias serão as melhores.
7 – Marketing
Saber criar valor em cima de um produto ou serviço não é nada fácil, mas é a principal tarefa dos profissionais de marketing. Essa habilidade também precisa de tempo para ser desenvolvida e aplicada, seja no âmbito do departamento de marketing ou no seu próprio marketing pessoal.
Por isso, vale a pena investir em cursos, como uma pós ou um curso livre, e trabalhar soft skills em você. Elas incluem autoconfiança, curiosidade, conhecimento de tendências e tecnologias, comunicação e jogo de cintura.
8 – Liderança
Da mesma forma que saber gerir pessoas e processos é fundamental em qualquer posição, conseguir liderar também é essencial. Seja nas pequenas ou grandes situações, ter postura de líder vai te destacar no ambiente organizacional, independente das suas aspirações para o futuro.
Desenvolver a capacidade de liderar não é fácil, mas será o resultado natural do seu processo de conhecer a empresa e a equipe, ter autoconhecimento e autoconfiança, se especializar na sua área, pensar em soluções e ser organizado no trabalho.
9 – Atendimento ao cliente
Você já percebeu como, cada vez mais, as profissões atuais demandam interações com clientes e outros públicos? Como consequência, as companhias também precisam de profissionais prontos para atender clientes e garantir que suas necessidades sejam atendidas.
Para atingir essa meta, você terá que focar no desenvolvimento de estratégias de comunicação, colocar a empatia em primeiro lugar, fazer uma imersão na empresa, perfil dos clientes e objetivos do atendimento, ter muito jogo de cintura e saber gerir as suas emoções.
10 – Vendas
Por fim, as empresas valorizam profissionais que sabem vender. Talvez você pense que não nasceu para isso e que essa competência não tem nada a ver com a sua área. Contudo, ela está mais presente no seu dia a dia do que você imagina.
Talvez você já tenha precisado vender uma ideia ou um projeto. Provavelmente, já teve que convencer algum cliente e até mesmo o seu chefe. Precisou mostrar como o seu trabalho foi de excelência, teve que persuadir um membro da equipe ou até mesmo a si mesmo.
Isso tudo está relacionado com a habilidade de vendas, que está intrinsecamente ligada à capacidade de persuasão. Para desenvolvê-la, você precisa de muita confiança, uma comunicação ágil e estratégica, conhecimento de todas as partes envolvidas e nenhuma vergonha.
Acredite, vai valer a pena se dedicar a isso.
Agora que você já sabe quais são as competências exigidas pelas empresas, que tal desenvolver algumas delas? Para isso, fazer uma pós-graduação EAD é fundamental. Ela vai te ajudar a melhorar suas habilidades técnicas e ainda lapidar uma série de soft skills, como a comunicação, organização, gestão e muito mais.