Comprometimento no trabalho é soft skill essencial: como desenvolvê-la?

imagem de um aperto de mão para ilustrar o texto de comprometimento no trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e com uma abundância de profissionais qualificados, o que aumenta a concorrência e faz com que a busca por aperfeiçoamentos seja constante. Nessa caminhada, é importante olhar tanto para aspectos técnicos da sua posição quanto para os emocionais, ou seja, a forma como você se comporta no cotidiano de seu emprego. E uma dessas habilidades fundamentais é o comprometimento no trabalho.

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Ele é uma das famosas “soft skills”, que têm ganhado cada vez mais os holofotes nas discussões sobre carreira. Elas descrevem questões como habilidades de comunicação, liderança, postura, resiliência e o engajamento no trabalho, dentre centenas de outras competências, cuja relevância pode variar de acordo com a carreira, posição ou empresa em questão.

Contudo, apesar das inúmeras possibilidades, ser um profissional comprometido é essencial para todos os contextos de trabalho. Isso porque colaboradores engajados e motivados só trazem benefícios para as companhias, entregando melhores resultados e sempre sugerindo novas ideias e abordagens.

Entendeu por que ter essa soft skill pode te colocar em outro patamar em seu atual emprego, ou ser a chave para conseguir oportunidades melhores?

8 dicas para melhorar o seu comprometimento no trabalho

Elaboramos um pequeno guia para te ajudar a aumentar seu envolvimento no expediente, com dicas práticas que você poderá colocar em prática a partir de agora. Acompanhe abaixo!

1 – Ter pontualidade é essencial

O primeiro passo para ser um profissional comprometido é entender que combinados devem ser cumpridos, e um deles é justamente seguir os horários estabelecidos. Chegar na hora certa, fazer o tempo acertado de almoço e não ir embora antes do fim do expediente são a cartilha básica, então faça de tudo para cumpri-la.

Por mais que imprevistos aconteçam e muitas variáveis possam atrapalhar a pontualidade, faça tudo o que estiver ao seu alcance para evitar desvios, inclusive realinhar os combinados com seu líder. É melhor rearranjar seus horários, se possível, do que manter uma rotina de atrasos.

2 – Seja organizado, use agendas e calendários

Tudo, incluindo a pontualidade, gira em torno de ser uma pessoa organizada. Saber quais são as suas responsabilidades e processos e mantê-los ordenados são fundamentais para ter clareza na hora de trabalhar, tomar decisões e entender o melhor momento para propor mudanças ou se engajar em mais projetos na empresa.

Leia também: Como priorizar tarefas no trabalho e não perder prazos

Além disso, enxergar tudo o que precisa ser feito funciona como um estímulo para que tais atividades sejam realizadas. Afinal, com ordenamentos anotados e organizados, não corremos o risco de confiar na memória e esquecer de alguma demanda.

3 – Tenha interesse para aprender cada vez mais sobre o trabalho

A partir do momento que você organiza o básico da sua rotina, o próximo passo é entender como ir mais adiante. Isso significa, antes de tudo, ter um grande conhecimento sobre a empresa onde trabalha, sua posição e as possibilidades de se desenvolver e contribuir com o negócio.

Quanto mais você aprende sobre a cultura e os processos da companhia, mais facilmente você realiza seu trabalho, identifica oportunidades e até mesmo repassa detalhes das práticas para colegas recém chegados. Ademais, a proximidade com a organização aumenta os seus vínculos e interesses em fazer parte e colaborar, aumentando o envolvimento.

4 – Se integre com as equipes

Parte de aprender mais sobre o trabalho passa pelo movimento de se integrar com as equipes do seu cotidiano. Observe suas dinâmicas, se aproxime de outros profissionais, entenda suas rotinas e se esforce para fazer parte delas.

Aos poucos, você vai perceber que a vontade de participar, oferecer e receber suporte vão surgir naturalmente, facilitando o movimento de aumentar o seu engajamento com sua função.

5 – Cumpra prazos de entregas de atividades

Para além de chegar no horário certo, a pontualidade também precisa ocorrer na hora de cumprir prazos de entrega. Ser envolvido também significa entender que os prazos existem dentro de um contexto, e que outras pessoas e dinâmicas dependem das suas entregas para que tudo continue funcionando.

Sendo assim, use a organização para manter uma lista de demandas e se planejar para entregá-las sempre na data combinada. Caso surja algum imprevisto ou o volume de trabalho aumente muito, a ponto de ultrapassar a sua capacidade de absorver atividades, converse com seus líderes e equipes para encontrar uma solução viável a todos.

Apresentar problemas como este e trabalhar em conjunto para achar uma saída é um aspecto positivo, por mais que muitos profissionais tentem evitá-lo. É sempre melhor expor situações adversas e procurar alternativas do que não fazer suas entregas no prazo, lembre-se disso.

6 – Demonstre proatividade

O caminho que você trilhou até agora vai te levar a um ponto natural: o da proatividade. Ao se organizar, entender a empresa, as equipes e manter um cronograma de entregas planejado, você consegue enxergar novas possibilidades de atuação, além de ter uma agenda equilibrada para que novas atividades entrem no seu cotidiano.

Esse movimento demonstra que você está atento aos processos, integrado à companhia e ao seu cargo e motivado a fazer cada vez mais. E esse é um ótimo sinal de que você conseguiu se comprometer ainda mais com o trabalho.

7 – Saiba trabalhar em grupo

O trabalho em grupo costuma configurar uma grande parte das dinâmicas no ambiente de trabalho, e saber atuar com as outras pessoas da sua equipe é fundamental em qualquer contexto.

E quando falamos de engajamento, saber agir em grupo demonstra que você está atento ao ambiente, sabe identificar os pontos fortes e fracos dos times e também consegue equilibrar os próprios interesses com os objetivos da empresa.

Afinal, executar tarefas sozinho poderia resultar em mais prestígio e reconhecimento profissional, mas você sabe que, em grupo, o desfecho contará com a contribuição de mais profissionais e atingirá os objetivos propostos de forma mais integrada e assertiva.

8 – Leve feedbacks a sério e busque melhorar sempre

O engajamento é a demonstração de que você está integrado no ambiente de trabalho, motivado para desempenhar suas funções e que possui as competências para realizá-las, certo? Todavia, nenhum profissional é perfeito, e todos estamos em uma constante jornada para aperfeiçoar nossos pontos fortes e desenvolver outras habilidades.

Por isso, saiba ouvir os feedbacks de colegas de trabalho e use-os como um incentivo para buscar a melhoria das suas aptidões. Isso demonstra humildade, uma visão realista do próprio trabalho e também a vontade de crescer e entregar resultados cada vez melhores.

Tão importantes quanto as habilidades comportamentais são as competências técnicas de um profissional, e como você já está empenhado em aumentar seu comprometimento no trabalho, que tal investir ainda mais na sua formação? Uma ótima escolha é se matricular em um dos cursos de pós-graduação EAD da Unopar.

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