Ter conexão de desconhecidos no LinkedIn é uma excelente forma de ampliar sua rede de contatos profissionais. Diferente de outras redes sociais, nas quais o ideal é você se conectar com pessoas conhecidas, o LinkedIn é uma ótima ferramenta para você acompanhar outros profissionais da sua área.
Com a popularização de plataformas como Instagram, TikTok e Facebook, o LinkedIn também cresceu e passou chamar a atenção não apenas dos profissionais que buscam vagas de emprego, mas também dos recrutadores, que passaram a usar essa rede social para encontrar novos colaboradores para as vagas que possuem em aberto.
As pessoas que possuem um perfil atualizado e têm constante participação nessa rede social costumam receber propostas de emprego sem nem mesmo ter se candidatado a uma vaga. Você sabia disso? Por isso é importante você não ignorar o LinkedIn e fazer boas conexões por lá.
Conexão de desconhecidos no LinkedIn, devo aceitar?
Caso se torne uma pessoa ativa no LinkedIn, você começará a receber vários convites de pessoas desconhecidas e você deve, sim, aceitar essas conexões para aumentar sua rede de contatos. Confira os benefícios disso:
1 – Grande oportunidade de fazer networking
No dia a dia, é difícil conhecer profissionais da sua área que estão fora do seu ciclo de convivência, não é verdade? O LinkedIn pode te ajudar a mudar isso e ampliar seus contatos. Ele também é uma ponte para você se aproximar de profissionais que atuam no RH das empresas.
Lembre-se que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso, é importante ter um bom relacionamento com outros profissionais. Uma indicação pode fazer toda a diferença em um processo seletivo e pode acontecer por você demonstrar ser um excelente profissional no LinkedIn.
2 – Ficar antenado às novas oportunidades
Ao ampliar sua rede de contatos, cada vez mais publicações vão aparecer no seu feed e elas podem te ajudar a encontrar novas oportunidades. É comum que profissionais compartilhem vagas em aberto e relatem suas experiências nas empresas em que trabalham ou que trabalharam.
Fique de olho nas publicações e interaja. Demonstre que está presente na rede e fique atento às oportunidades que aparecem. Além de vagas de emprego, você pode se deparar com dicas de cursos e eventos para profissionais da sua área.
3 – Troca de experiências
Além de ser um ótimo lugar para procurar emprego, o LinkedIn também é um espaço para expor conquistas, fazer desabafos, dar dicas e relatar experiências profissionais. Caso esteja desempregado, é comum encontrar relatos de outras pessoas que estão na busca por uma recolocação. Isso fará com que não se sinta sozinho.
Também é fácil encontrar dicas de como se portar, por exemplo, em uma entrevista de emprego ou de ferramentas que otimizam seu tempo no trabalho. Acompanhar as publicações pode te ajudar ainda com ideias e na trocar experiências.
Sabendo usar o LinkedIn, ele se tornará uma ferramenta poderosa para você ter boas trocas profissionais com pessoas que, sem essa rede social, seria difícil você se conectar.
4 – Novas realidades
Um detalhe bacana é que você pode ampliar sua rede para conhecer novas culturas e experiências. Suponha que você seja um profissional que atua com Marketing. Você pode se conectar a profissionais que atuam na área em diferentes setores e, assim, acompanhar o dia a dia desses profissionais.
Isso vale para qualquer área. Um repórter pode, por exemplo, entender melhor a rotina de um assessor de imprensa. Já um analista fiscal pode saber mais sobre o dia a dia de um contador. Para que essas informações cheguem até você, basta você ampliar sua rede de contatos.
5 – Maior engajamento
Você não deve apenas acompanhar o que acontece na rede social. Também é importante ser ativo no LinkedIn e fazer posts mostrando seu trabalho e suas conquistas profissionais e acadêmicas.
Para ter um bom engajamento nas suas publicações, é interessante ter uma grande rede de contatos. Isso porque seus posts vão aparecer no feed de mais pessoas e isso pode chamar a atenção de algum recrutador.
Além de fazer conexões, é importante ter um bom relacionamento com as pessoas na rede. Para isso, curta, comente e compartilhe publicações que achar interessante. Demostre apoio a quem está precisando e responda comentários e mensagens. Isso também ajudará no seu engajamento.
O que postar no LinkedIn?
Talvez você esteja pensando no que postar em uma rede na qual possui conexão com várias pessoas desconhecidas. Isso é mais simples do que você imagina. O primeiro passo é fazer publicações que mostram seu trabalho.
Poste, por exemplo, conquistas do seu time ou eventos que participou promovidos pela empresa. A ideia não é se gabar, mas mostrar que trabalhou em equipe ou que está engajado em alguma proposta nova da empresa.
Também é legal publicar relatos sobre a rotina de trabalho, dizendo, por exemplo, como um novo software ajudou a otimizar seu tempo. Relatos reais chamam a atenção, pois te aproximam de pessoas que estão passando pelo mesmo.
Outra dica é compartilhar com sua rede de conexão de desconhecidos no LinkedIn cursos que está fazendo ou concluiu. Uma forma de mostrar que está se atualizando e buscando ser um profissional mais qualificado é fazendo uma pós-graduação Unopar. Conheça as opções de cursos e condições e faça sua matrícula.