Conheça os setores mais movimentados no Brasil durante uma Copa do Mundo

Na quinta-feira (14), começou mais uma edição da Copa do Mundo FIFA. O evento, sempre muito esperado pelos entusiastas do futebol, reúne 32 equipes, milhares de profissionais e voluntários, além de milhões de espectadores ao redor do planeta. Um acontecimento desse tamanho também acaba sendo importante para a economia. Não só para a do país-sede, mas para todos os outros que tem paixão pelo futebol.

blog banner desconto em pós-graduação

Em 2014, foi a nossa vez de comandar o evento e tivemos ótimos números. Segundo um levantamento do governo federal, na época, recebemos 886 mil turistas, 17% a mais do que haviam previsto inicialmente. Tanta gente assim resultou em mais de 93% dos hotéis ocupados e uma movimentação de R$4,4 bilhões, tendo uma média de gastos diários de R$693,00 por pessoa.

Grande parte desse público não tinha, sequer, ingressos para os jogos. Eles aproveitaram o clima da Copa para visitar o país e participar dos eventos paralelos como as Fifa Fan Fest -que aconteciam nas cidades que receberam jogos- , litoral e pontos turísticos.

Muito além do setor hoteleiro

Não é só de turismo que se faz uma Copa rentável. Nesta época, a chamada linha marrom (televisores, aparelhos de som, Blue Ray etc) cresceu exponencialmente e a Zona Franca de Manaus chegou a registrar uma alta de 65% na sua produção. Isso, fatalmente, refletiu no comércio, que dá preferência a promoções em períodos como esse e oferece até 50% de desconto em TVs de LED, um dos itens mais desejados dos torcedores. O impacto disso em 2014 foi uma alta de 45% no faturamento médio total.

Desce uma gelada

Cerveja e futebol estão ligados e essa ainda é a bebida mais consumida durante o torneio. Aqui no Brasil a produção de 2014 cresceu 11,2% comparado ao mesmo período do ano anterior e estima-se que em pouco menos de um mês foram consumidos 700 mil litros.

Legado

Ainda não sabemos quais serão os resultados dentro e fora de campo desta Copa na Rússia mas, tendo em vista a paixão, sobretudo dos brasileiros, pelo futebol, é fácil afirmar que os ventos atípicos são favoráveis para nós mesmo em um cenário de crise.

Agora é a hora de quem tem visão de mercado, lucrar. É importante levar em consideração novos perfis de consumidores para saber o que oferecer e de que forma. Se você se interessa por assuntos financeiros e deseja se aprofundar em temas como esse, conheça as nossas opções em pós-graduação.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!