Ao contratar funcionário, você não deve cometer estes 6 erros

entrevista online para ilustrar texto sobre contratar funcionário

O processo de contratação de novos colaboradores requer muito cuidado por parte do RH da empresa. Isso porque, ao contratar funcionário, muitos pontos estão em jogo e, se faltar atenção em alguma etapa do processo, o futuro da empresa e do novo colaborador pode ser comprometido. 

É preciso atenção, comprometimento e transparência durante todas as etapas do processo para que tudo seja feito com o tempo necessário para se encontrar um bom candidato. Assim, as chances de um futuro bem-sucedido serão maiores para todos os envolvidos nessa nova contratação. 

Para te ajudar nessa missão essencial dentro de uma empresa, listamos abaixo seis erros que devem ser evitados na contratação de um novo funcionário. Confira. 

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6 erros para se evitar ao contratar funcionário 

1 – Não avaliar se a contratação é realmente necessária

O primeiro ponto da lista pode até parecer óbvio, mas algumas empresas realmente não avaliam se é a contratação é realmente necessária e acabam aumentando o quadro de funcionários de forma pouco estratégica. Por isso, antes de iniciar o processo seletivo, é importante avaliar se é mesmo necessário contratar um novo colaborador. 

Em alguns casos, é possível resolver a situação optando por um contrato temporário com um freelancer, por exemplo. Além de ajudar a reduzir custos, é uma maneira de evitar uma contratação que poderia ser insustentável no futuro. 

2 – Oferecer poucas informações sobre a vaga

Oferecer informações sobre a vaga é essencial para um bom processo seletivo. O candidato precisa ter acesso a detalhes para compreender se faz sentido se candidatar para aquele cargo. Assim, será mais fácil encontrar um novo colaborador de acordo com as expectativas da empresa. 

Algumas empresas deixam para falar os detalhes da vaga apenas no momento da entrevista, mas nem sempre isso é positivo. É interessante que no anúncio o candidato já tenha acesso a dados relacionados à remuneração, carga horária e benefícios que a empresa oferece. Essa transparência faz toda a diferença no processo como um todo. 

3 – Não propor testes aos candidatos

Não há dúvidas de que uma boa entrevista é fundamental para encontrar o candidato certo. Porém, mais do que isso, é preciso testar as habilidades desses profissionais que aplicaram à vaga. Os testes oferecem uma série de informações e habilidades sobre o candidato. 

No entanto, vale pontuar que os testes precisam ser elaborados de forma estratégica. É interessante propor testes específicos para a área que aquele profissional irá atuar. Dessa forma, será possível identificar os principais diferenciais entre os candidatos na resolução de problemas do dia a dia. 

4 – Não dar espaço para o candidato falar

Já falamos sobre a importância da empresa oferecer informações para o candidato conhecer mais sobre a vaga e o local de trabalho. Informações relacionadas ao salário, benefícios, jornada de trabalho e cultura da empresa são essenciais. No entanto, não podemos esquecer que a empresa também precisa conhecer esse candidato. Para isso, ele precisa de espaço para poder falar. 

Em algumas entrevistas, o profissional de RH domina a conversa de tal forma que o candidato pode se sentir pouco à vontade para expor sua experiência e habilidades. É preciso que os recrutadores proporcionem um ambiente confortável e façam perguntas estratégicas para o candidato falar o máximo de informações sobre si. 

Nesse sentido, vale fazer perguntas mais específicas sobre experiências e habilidades, como também perguntas mais amplas que permitam ao candidato falar abertamente sobre os assuntos. 

5 – Não focar nas necessidades da vaga

Para uma contratação de sucesso, é preciso que os recrutadores foquem nas necessidades da vaga. Para isso, vale uma conversa com o gestor daquela vaga para entender quais são os requisitos e competências necessárias para desempenhar bem a função da vaga em aberto. 

Contratar um funcionário sem avaliar esses pontos é um erro grave, podendo resultar na necessidade de um novo processo seletivo no futuro. Afinal, um funcionário que não preenche bem os requisitos não conseguirá desempenhar um bom trabalho e, consequentemente, os resultados não serão positivos para a empresa. 

6 – Fazer escolhas com base apenas nos custos

Engana-se quem pensa que é mais vantajoso escolher o candidato que aceita um salário mais baixo. Não há dúvidas de que valores devem ser considerados em um processo seletivo e que o lucro da empresa deve ser uma prioridade. Porém, a qualidade do profissional não deve ser deixada de lado. 

Em alguns casos, profissionais mais experientes custam mais caro. No entanto, a longo prazo, essa será uma contratação mais vantajosa para a empresa, já que os resultados de um colaborador bem preparado serão mais positivos e, consequentemente, mais lucrativos. 

Existem vários pontos de atenção ao contratar funcionário, mas, basicamente, transparência e boa comunicação durante todo o processo seletivo são o segredo para contratações de sucesso. Agora que você já aprendeu tudo isso, que tal conferir as opções de Pós Anhanguera? São opções de cursos para diferentes áreas e objetivos profissionais. Confira!

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