Já falamos sobre os benefícios da leitura e como ela estimula a criatividade e o desenvolvimento intelectual. Ler ficção é um ótimo lazer, mas muitas vezes também precisamos consumir livros para aprender e ampliar o nosso repertório quando o assunto é carreira. Se você quer ter sucesso e crescer profissionalmente, confira cinco livros que vão te ajudar nessa empreitada.
Confira dicas de livros sobre carreira profissional
Inteligência Emocional – Daniel Goleman
A inteligência emocional é importante para todos os setores da vida, principalmente o profissional. Neste título de 1995, o autor que é psicólogo. Que mostra como é necessário desenvolver mecanismos na mente para controlar as emoções nos momentos certos. Para ele, este controle é sinônimo de inteligência e deve ser exercido.
O livro também mostra como a inteligência medida pelo QI. Que normalmente consideramos a mais importante, não é, necessariamente, garantia de sucesso quando não há domínio sobre as emoções.
O Ócio Criativo – Domênico De Masi
Lançado em 2000, este livro escrito pelo cientista e sociólogo italiano Domenico De Masi mostra a importância do equilíbrio entre os setores da vida para se alcançar o sucesso. Ele também dá um novo significado para o conceito de produtividade e salienta que é preciso ter momentos livres. E sem cobranças e prazos para se tornar um profissional mais desenvolvido.
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie
Este título é antigo, lançado em 1936, mas continua sendo atual. Isso porque, nele, o autor, expõe que para ter sucesso não é preciso ter somente técnica e domínio. Mas também conhecimento sobre o assunto, além de bom relacionamento interpessoal.
A obra é um ótimo guia para quem deseja desenvolver suas estratégias de comunicação e relação com as pessoas no geral. Sejam elas do meio profissional ou não. Ela mostra que com técnicas simples como, por exemplo, sorrir, ser amigável e atencioso, já é possível sentir mudanças no convívio.
Paixão por Vencer – Jack Welch
Este livro é tido como a “bíblia do sucesso” e seu autor, Jack Welch, considerado o CEO número 1 do mundo. A obra que tem como público todos os tipos de profissionais – dos operários aos presidentes de empresas, expõe os princípios básicos de negócios e como liderar, gerir e progredir. Entre dicas e fórmulas de sucesso, o autor também conta casos reais de sucesso e a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey
Este livro é inspirado em mais de duzentos anos de estudos sobre administração. Entre os materiais analisados estão biografias, manuais e livros de autoajuda. Este grande compilado resultou em um dos principais guias de como os hábitos influenciam em nossas atitudes. Na obra, o autor apresenta sete hábitos que quando exercidos tornam as pessoas mais eficazes e propensas a atingir o sucesso em todos os setores da vida.
Se você tem sede de sucesso e quer sempre crescer, você precisa fazer uma pós-graduação. Conheça o curso que vai fazer a sua carreira decolar.