Como promover uma cultura de comunicação aberta na equipe

A cultura de comunicação aberta é vista como um dos pilares para desenvolver um bom trabalho em equipe e manter os colaboradores engajados e motivados. Colocá-la em prática, porém, exige esforço por parte das lideranças e dos profissionais. 

Existem diversas maneiras de estimular uma boa comunicação, começando com pequenas mudanças de hábito no dia a dia, até promover workshops e dinâmicas que permitam que todos se manifestem de maneira sincera e organizada. 

O que é cultura de comunicação aberta?

Muitas vezes, os profissionais não se sentem confiantes para compartilhar suas ideias e propostas. Já do lado dos empregadores, algumas organizações não falam honestamente com as equipes, seja dando feedbacks adequados sobre seus trabalhos, seja sendo transparentes em relação à administração do negócio. 

Isso impede que as partes se comuniquem adequadamente, ou seja, de forma aberta. Quando isso acontece, porém, as relações de trabalho ficam comprometidas, afetando o andamento das tarefas e até a boa convivência. 

Uma cultura de comunicação aberta cria um ambiente onde todos podem falar de forma honesta e tem seu ponto de vista respeitado e considerado. Isso inclui relações interpessoais, ou seja, pessoas da mesma equipe, que convivem com mais intensidade no dia a dia, até comunicações gerais da organização, como avisos e informações sobre ganhos e performance.

Quais os benefícios da comunicação aberta?

Poder se expressar livremente permite aos profissionais trabalhar seu bem-estar e desenvolvimento da carreira. Na primeira questão, se sentem mais confortáveis para lidar com colegas e gestores, e no segundo, são capazes de propor ideias e atuar em todo seu potencial. 

Veja os principais benefícios de promover uma cultura de comunicação aberta:

Inovação

Ao criar um ambiente propício para que todos exponham suas ideias, a empresa se abre para novas soluções. Não se trata só de realizar um brainstorm, mas sim de estimular cada um a pensar por si próprio em soluções e oferecer autonomia. 

Com isso, eles se sentirão cada vez mais confiantes em suas posições e, sabendo que podem compartilhar ideias e sugestões, estarão mais aptos a inovar ou contribuir com novidades propostas. 

Trabalho em equipe

Ao incentivar uma comunicação aberta, a empresa também cria um ambiente onde os colegas podem se comunicar de maneira direta. Isso estabelece um cenário mais colaborativo. 

Assim, sua atuação será mais colaborativa e eles sentirão que podem contar com os colegas para desenvolver projetos, criando uma equipe unida. 

Isso também tem impacto na diminuição de conflitos pois, ao invés de falar mal uns dos outros pelas costas ou simplesmente não se darem bem, os profissionais são estimulados a conversar sobre o que estão passando e, mais ainda, buscarem entender a situação do outro e como o trabalho de cada um impacta à todos. 

Produtividade

Ao sentir que sua voz tem espaço e suas ideias são escutadas, o profissional passa a se dedicar mais ao trabalho, pois entende que seus esforços são reconhecidos. Isso, aliado ao bom trabalho em equipe, tem impacto direto na produtividade e melhora no desempenho geral. 

Como promover uma cultura de comunicação aberta?

Por se tratar de uma mudança de cultura, a empresa precisa, em primeiro lugar, estar aberta a ouvir e aceitar opiniões distintas. Isso deve ser estimulado em cada líder e transmitido pelo RH a todos. Veja como implementar essa cultura:

Dê o exemplo

Uma das principais características que diferencia o líder de um chefe tradicional é sua capacidade de conduzir sua equipe. O chefe manda, enquanto o líder indica o caminho e oferece apoio em todas as etapas do processo. 

Quando se trata da comunicação, o conceito permanece, portanto, as lideranças precisam se preparar para criar esse ambiente. Isso implica em oferecer feedbacks regularmente, e não só para comentar os pontos negativos, e sim saber reconhecer as equipes. 

Também deve estar preparado para mediar conflitos e instigar as pessoas a falarem abertamente sobre o que os incomoda, buscando formas de solucionar os problemas juntos. 

Mantenha as portas abertas

As pessoas são atarefadas e nem sempre é fácil parar e conversar sobre determinados temas. Mas, quando há muita demora ou falta de interesse, se alguém da equipe procura um gestor para tirar dúvidas ou pedir ajuda, o profissional naturalmente se afastará. 

O gesto, que pode ser simbólico, de manter as portas abertas indica proximidade com as pessoas e disponibilidade para executá-los. 

Promova a troca de opiniões

Líderes autoritários dificilmente valorizam ou sequer abrem espaço para que suas equipes compartilhem suas ideias. E isso faz com que os profissionais nem tentem se superar, muito menos se importem em atingir metas. 

Ao incentivá-los a compartilhar sua opinião, pode-se chegar em soluções melhores, criação de processos que facilitem o dia a dia de todos, ou ainda um conjunto de ideias inovadoras. 

Incentive o aprendizado

A prática é a melhor maneira de aprender e, além de praticar esse tipo de comunicação no dia a dia, incentiva os colaboradores a ampliarem suas fontes de conhecimento. Seja oferecendo palestras e workshops, seja  incentivando-os a se especializarem com uma pós-graduação online

Ao aperfeiçoar suas habilidades técnicas e se exporem, conhecendo novos profissionais e ferramentas, eles se sentirão mais estimulados a colocar seu aprendizado e prática e compartilhá-lo.

Com essas dicas, fica mais fácil desenvolver uma cultura de comunicação aberta, que permitirá o desenvolvimento dos profissionais e da organização.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!