O que colocar no currículo de jornalista?

currículo de jornalista

Montar um currículo de jornalista atrativo não é tão difícil como parece. O segredo está em organizar bem as informações e destacar tudo o que te qualifica como um bom profissional. É sempre importante mostrar que está atualizado, visto que o jornalismo precisou se adaptar nos últimos anos ao grande crescimento das redes sociais, que acabaram se tornando um novo meio de consumir informações. 

Além de repórter, o jornalista pode atuar em outras frentes como assessoria de imprensa e comunicação interna. Também é possível se especializar em outras áreas de comunicação social, tornando-se, por exemplo, especialista em marketing ou em redação publicitária. As opções são diversas, por isso, é fundamental montar o currículo pensando no seu foco profissional.      

Caso tenha dúvidas de como fazer isso, confira algumas dicas para tornar o seu currículo completo e chamativo. 

Quais são as características de um jornalista?

Jornalistas estão entre os profissionais da área de comunicação social. Eles costumam ser inquietos, comunicativos e atentos às atualidades. Essas características podem, e devem, ser usadas a favor desse profissional. 

O seu dom para a comunicação pode gerar um bom networking e garantir ótimas recomendações. O jeito inquieto e a curiosidade acerca do novo pode incentivá-lo a ampliar seus conhecimentos em áreas específicas e, assim, ajudando-o a se tornar um profissional mais qualificado e com um currículo atraente.  

Afinal, o que destacar no currículo de jornalista? 

Atenção as informações básicas

Antes de qualquer coisa, fique atento ao básico. O currículo é um resumo da sua trajetória profissional, então pense nisso na hora de montá-lo. Deixe seu nome e seus contatos logo no começo, incluindo um e-mail e um telefone que utiliza com frequência. 

Depois, coloque sua escolaridade, suas experiências profissionais, cursos, idiomas que fala, atividades extras e deixe o link do seu portfólio. Revise tudo mais de uma vez e fico atento para não deixar passar nenhum errinho de português. 

Detalhes das suas experiências 

Como citado anteriormente, o jornalismo é uma área com muitas possibilidades, então detalhe qual é a sua experiência profissional. Caso tenha trabalhado como repórter, cite suas tarefas do dia a dia. Comente, por exemplo, para qual editoria escrevia, se fazia entrevistas ou notas com foco em audiência e destaque se possui conhecimento específicos, como em SEO e ferramentas como Google Analytics. 

Ao detalhar sua experiência, você irá chamar a atenção do recrutador. Isso porque ele pode identificar com mais facilidade que você atende aos requisitos da vaga.

Redes sociais

Ter conhecimento em redes sociais é fundamental nos dias de hoje para quem trabalha com jornalismo. Independente se atua como repórter, assessor de imprensa ou na comunicação interna de uma empresa, é importante ter conhecimento em plataformas como Instagram, TikTok e Facebook. 

Coloque em seu currículo se possui experiência como social media e, caso não tenha, é válido procurar cursos na área e acrescentar isso no currículo. Caso tenha um perfil profissional nas redes sociais, coloque o link e explique seu projeto. Suponha que você é apaixonado por cinema e faz sucesso no TikTok falando sobre filmes. Destaque isso no currículo. 

No entanto, tome cuidado. Você só deve colocar o link de uma rede social no currículo se ela tiver relação com a sua área de atuação. Caso tenha muitos seguidores, mas seu conteúdo é, por exemplo, sobre sua vida pessoal, não é válido colocar.  

LinkedIn 

Por falar em rede social, não esqueça de manter seu LinkedIn atualizado. Essa plataforma tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e muitos recrutadores estão de olho nela. Certifique-se de que seu perfil está completinho e interaja na rede. 

Faça posts sobre os trabalhos que realizou, comente publicações relevantes, faça conexões com profissionais da sua área e use a plataforma com frequência. Isso ajudará no seu engajamento e tornará seu perfil interessante. Essa é uma rede social que, sem dúvidas, deve conter no seu currículo. Coloque na parte de “contatos”.   

Estudo nunca é demais

Especialização

Deixe claro seu objetivo profissional no currículo. Além de detalhar sua experiência, mostre que você está se atualizando e que continua estudando. Imagine a seguinte situação: uma pessoa se forma em jornalismo e arruma um emprego em uma agência de marketing. Após trabalhar por um tempo na área, esse profissional decide que quer seguir nesse ramo. 

A faculdade de jornalismo está dentro do grupo de comunicação social, mas não é focada em marketing. Para ampliar seu conhecimento, busque se especializar nessa nova área em que deseja atuar. Neste caso, o ideal seria fazer uma pós em Marketing e colocar no currículo acima da graduação que possui. 

Mentoria    

Caso tenha dificuldade em traçar um plano de carreira, uma dica é buscar uma mentoria. Traçar os objetivos profissionais não é tão simples quanto parece, principalmente quando se está no início da carreira. 

O mentor te dará um suporte especializado para você desenvolver na profissão, pois já possui experiência na sua área de atuação. Além de te ajudar a criar um plano de carreira, a mentoria conta com feedbacks e avaliações sobre o seu desempenho. 

Cursos e idiomas

Outra forma de ampliar seus conhecimentos é procurar por cursos livres que estão relacionados a sua área. Há muitas opções de cursos rápidos que vão te ajudar no seu processo de especialização e, de quebra, turbinar seu currículo. 

Muitas vagas exigem que o candidato tenha conhecimento em uma segunda língua, sendo o inglês o idioma mais requisitado. Invista em cursos e seja sincero ao colocar no currículo qual seu nível de entendimento no idioma em questão.  

Portfólio 

Um portfólio torna o currículo de jornalista ainda mais completo. Atualmente, existem sites que te ajudam a reunir, por exemplo, links de matérias que escreveu ou gravou. Você também pode montar um portfólio mostrando os clientes que atendeu como assessor, os releases que fez e os perfis que gerenciou como social media. O portfólio torna o currículo mais interessante, pois mostra seu trabalho na prática.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!