Ao decidir empreender no Brasil é importante ter muito foco e saber exatamente com o que se quer trabalhar. Para não ter erro e começar seu negócio com tudo, você pode buscar por cursos de MBA para microempreendedores, pois todo conhecimento que você adquirir para essa jornada será recompensado durante a sua trajetória.
Se não fosse com o estudo e muita dedicação, alguns empreendedores de sucesso, talvez, nem existiriam. E esse é um dos principais pontos para ter o seu próprio negócio e alcançar o sucesso que sempre sonhou: qualificação profissional.
Em fevereiro de 2021, a Distrito, uma plataforma de inovação para grandes empresas, divulgou um estudo que mostra que entre os fundadores de startups unicórnios (com valor de mercado superior a US$ 1 bi), 75% deles tinham pós-graduação ou especialização, e a maioria na área de negócios.
Mas, afinal, quais os cursos de pós-graduação que são indicados para quem quer empreender? Trouxemos uma lista com os cursos mais indicados para o microempreendedor.
4 cursos de MBA para microempreendedores
Para escolher a sua pós-graduação é importante levar em consideração o mercado que você vai atuar e o que você precisa se aperfeiçoar. Lembre-se que ser microempreendedor e ter o seu próprio negócio é sobre ser seu próprio chefe, ou seja, é preciso lidar com demandas que em empresas maiores são divididas por setores. Você não vai lidar apenas com o trabalho que se destinou a fazer, mas será responsável pela área de finanças e administração do seu negócio, por exemplo.
Para te ajudar a melhorar esses pontos, trouxemos alguns cursos de pós-graduação que vão te ajudar nessa jornada:
1 – MBA em Gestão Empresarial
No curso de MBA em Gestão Empresarial, você vai ampliar a sua visão empresarial em diversas áreas, como financeira, tecnológica, de marketing, produção, qualidade, recursos humanos e setor contábil. Também vai aprender sobre algumas tendências de gestão: business intelligence, métodos ágeis e tópicos de gestão estratégica.
Você vai conseguir compreender a estrutura de um negócio, as atividades dos gestores e funções básicas da organização. Ou seja, vai te auxiliar em todo processo para estruturar o seu próprio negócio. Na grade curricular, é possível ver alguns dos assuntos que serão abordados, como:
- Dimensão humana na governança corporativa;
- Gestão estratégica da informação;
- Marketing estratégico e inteligência competitiva;
- Gestão ágil de projetos.
2 – MBA em Gestão Financeira Empresarial Estratégica
Se você busca melhorar suas atividades administrativas e entender mais de finanças, o MBA em Gestão Financeira Empresarial Estratégica é ideal. Nesse curso, é possível conhecer mais sobre o ambiente financeiro e como trabalhar nele de uma forma que não prejudique toda a estrutura da sua empresa.
Além de abordar questões práticas, essa pós também tem o intuito de ajudar o empreendedor a aumentar a sua gama de conhecimentos por técnicas e processos de gestão financeira. Os principais objetivos são te ajudar a:
- Criar e interpretar os principais relatórios e diagnósticos financeiros;
- Entender os principais elementos financeiro-econômicos das empresas;
- Suportar a tomada de decisão e planejamento estratégico baseado na realidade financeira de empresas.
3 – MBA em Gestão de Pessoas
Todo mundo que empreende precisa saber gerenciar os recursos humanos. Ou seja, sua equipe e funcionários, caso tenha ou pense em ter no futuro. Para aperfeiçoar essas técnicas e conseguir ter um bom suporte no assunto, o MBA em Gestão de Pessoas pode ser o melhor caminho.
O principal intuito deste MBA para microempreendedores é torná-los capazes de criar, desenvolver e lidar com sistemas envolvendo outros empregados dentro de organizações ou do próprio negócio.
Leia também: Como saber se você está pronto para assumir um cargo de gestão?
Esse curso vai capacitar os profissionais no conhecimento e aplicação de modernas ferramentas de gestão estratégica de pessoas, que são necessárias para eficácia organizacional e maior satisfação dos colaboradores. Durante a pós você vai aprender a:
- Estudar princípios da gestão do conhecimento e gestão por competências;
- Elaborar plano de cargos e sistemas de remuneração;
- Fornecer o conhecimento de modernos conceitos de gestão estratégica;
- Estudar os conceitos de liderança e aplicar a gestão estratégica de pessoas no desenho organizacional, além de compreender as definições e práticas coorporativas;
- Aprender técnicas de recrutamento e seleção, com dinâmicas em grupo e retenção de talentos;
- Elaborar programas de treinamento e desenvolvimento;
- Desenvolver projetos de consultoria interna e externa em RH.
4 – MBA em Gestão de Projetos
Ao escolher cursar Gestão de Projetos, você aprenderá sobre os empreendimentos mais diversos – desde projetos sociais, públicos, privados e pessoais. O curso é pensado para quem busca se aperfeiçoar diante da necessidade das organizações que querem resultados, além de alcançar um diferencial competitivo.
Durante o curso, é possível aprender a gerenciar iniciativas utilizando as melhores práticas para o sucesso de projetos, além de conhecer as técnicas de gestão que são eficientes e ágeis nesse meio. Outros objetivos são:
- Apresentar e discutir conceitos de gestão de projetos com ênfase em áreas de conhecimento, ciclo de vida e processos gerenciais;
- Conhecer técnicas e ferramentas de planejamento e controle de projetos;
- Aprimorar áreas de escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições, partes interessadas e integração;
- Desenvolver habilidades gerenciais de caráter comportamental;
- Discutir elementos de gestão de pessoas no âmbito de projetos, como liderança, comunicação, desenvolvimento de equipes, administração e negociação;
- Estruturar um plano de gestão de projetos.
Existem diversos cursos de MBA para microempreendedores e que podem te ajudar a alcançar o sucesso do seu negócio. Essa lista que trouxemos são de apenas alguns cursos que são úteis em todo o processo para qualquer negócio, independentemente do segmento que você escolheu atuar. Aproveite para conhecer também o MBA em Inovação e Empreendedorismo.