A crescente demanda por profissionais de tecnologia: o que fazer?

Quando se fala em profissões do futuro, não há como negar a alta demanda por profissionais de tecnologia. Vemos um crescimento acelerado nas soluções digitais em todos as áreas de trabalho, e quem atua com TI, ou deseja começar, tem uma ampla gama de oportunidades à disposição. 

Segundo relatório da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), o setor deve gerar quase 800 mil vagas até 2025. 

Parte desse impulsionamento se deve à implementação do 5G no Brasil. Porém, o cenário anual indica que os profissionais ainda não têm a capacitação necessária para atender essa demanda, e há necessidade de investir no conhecimento para que o país de fato consiga empregar essa quantidade. 

Profissionais de tecnologia

Ainda segundo a Brasscom, a remuneração nesse setor é 2,5 vezes maior que a média nacional e, quanto mais especializado, mais alto é o salário. Mas, os profissionais ainda não conseguem atingir a expertise necessária para ocupar certas posições. 

Segundo um levantamento do Google, o Brasil forma cerca de 53 mil profissionais de TI anualmente, enquanto a demanda supera 150 mil. Ou seja, ainda há cerca de 100 mil sem a ocupação adequada por falta de conhecimento. 

Existem alguns motivos que contribuem para esse déficit, como a dificuldade do setor em desenvolver profissionais sêniores, e a atratividade do mercado internacional, que muitas vezes oferece maiores benefícios e esvazia o mercado nacional. 

A principal solução para isso, claro, é a formação adequada. A previsão feita pela Brasscom é referente aos próximos dois anos, mas a tendência é que essa demanda continue crescendo, justamente por conta das aceleradas mudanças no campo tecnológico. 

Portanto, quem deseja ocupar esse espaço e se desenvolver precisa começar agora a se especializar. 

Como se preparar para o mercado de tecnologia?

Com uma projeção tão positiva para o setor, como então garantir ser capaz de ocupar esse espaço? O aprendizado contínuo é a principal opção. Ser capaz de se atualizar e adaptar é uma habilidade essencial em qualquer profissão, mas quando se fala em tecnologia, sistemas, programas e conceitos ficam obsoletos rapidamente. 

Portanto, seguir sempre em desenvolvimento é a chave para conhecer novos conceitos, e direcionar o conhecimento para campos específicos e se destacar no mercado. Confira nossas dicas para se aprimorar e capacitar para atender à demanda do setor: 

Pós-graduação

Mesmo quem tem formação na área de tecnologia, ou até quem vem de outros campos e deseja mudar a trajetória profissional deve buscar formas de se especializar. Com o crescimento no campo tecnológico, crescem também as possibilidades e especificações das vagas. 

Portanto, uma pós-graduação a distância se torna atrativa ao oferecer esse conhecimento específico e ainda permitir que o profissional adapte sua rotina de estudos ao trabalho. Nossas instituições oferecem diversas modalidades para quem busca agilidade na formação e os cursos podem ser concluídos a partir de quatro meses. 

Eventos do setor

Palestras, convenções e workshops do setor são um importante ponto de referência, onde os principais players do mercado podem se reunir e comentar sobre os avanços, compartilhar cases e até indicar caminhos profissionais. 

Eventos desse tipo oferecem uma visão de quais são as tendências e oportunidades, e são uma fonte de conhecimento valiosa. 

Foco no mercado

Experiência técnica não é suficiente para atender essa demanda. Os profissionais precisam se aprofundar no mercado onde atuam. Como falamos, qualquer setor pode se beneficiar das transformações tecnológicas, e quanto mais afinado o colaborador estiver com o setor em que atua, mais capacitado estará para desenvolver soluções específicas voltadas para esse segmento. 

Cursos livres

Mesmo se especializando, os cursos livres oferecem uma oportunidade extra de se aprofundar em temas específicos, seja o uso de um determinado programa ou até mesmo aprofundando o conhecimento no mercado onde atua, como falamos acima. 

Seguir buscando outras formas de absorver conhecimento ampliará o repertório e tornará o profissional mais qualificado para atuar no setor de tecnologia. 

Carreiras em alta em TI

Agora que você já sabe como se capacitar para atender a demanda do setor, conheça as principais carreiras em alta na área de tecnologia:

Ciência de dados

Seja como analista, seja como engenheiro de dados, essa é uma das principais profissões na área. Isso porque a quantidade de informações administradas pela empresa só aumenta. Saber transformar esses números em análises concretas é uma prioridade nas organizações. 

Ao analisar os dados, é possível fazer previsões mais precisas e entender padrões e tendências do setor que permitem a tomada de decisão estratégica. 

Desenvolvedor mobile

Os celulares já se tornaram pequenos computadores pessoais e hoje é possível trabalhar e organizar a vida pessoal, fazer compras e investimentos, tudo com poucos cliques. O desenvolvimento de aplicativos e soluções voltadas ao mobile pode ser um diferencial das empresas e quem atua nesse segmento ainda pode optar em atuar por projetos e trabalhar de forma autônoma. 

Segurança da informação

Da mesma forma que uma quantidade maior de dados deve ser administrada e interpretada, ela também precisa ser protegida. Os crimes cibernéticos crescem assim como o setor e também há uma alta demanda por profissionais de tecnologia focados em soluções que permitam a proteção das informações das empresas. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!