Como descrever as minhas atribuições em um cargo de liderança

como descrever as minhas atribuições em um cargo de liderança

Atingir novos status na carreira implica em também ter um perfil atualizado e condizente com o momento profissional que está vivendo, seja para alterar no LinkedIn, seja para preparar um resumo da biografia. Com isso, muitas pessoas se questionam “como descrever as minhas atribuições em um cargo de liderança”, e neste texto vamos mostrar como fazer isso. 

As atribuições são necessárias para que o líder tenha claro seu papel na empresa, e também para que o RH tenha um conhecimento mais aprofundado das equipes, sendo capaz de gerir com mais eficiência a organização. 

Quais são as atribuições de um cargo de liderança?

Antes de descrever essas atribuições, é preciso primeiro conhecê-las a fundo. Afinal, esse papel envolve muita responsabilidade e é o ponto central entre as expectativas da empresa e os resultados alcançados, fazendo a ponte da equipe com o resto dos setores e com os níveis mais altos da organização. 

O papel do líder é complexo, pois exige o desenvolvimento de habilidades comportamentais, o que torna mais difícil de descrevê-lo. Também envolve certo altruísmo, pois um bom líder não é o responsável direto pelos resultados, mas sim a pessoa que acompanha e incentiva os colaboradores, os colocando no caminho para atingir o sucesso desejado. 

O líder é uma figura que representa o time, e o desempenho da equipe, acima ou abaixo do esperado, tem relação direta com sua forma de atuar. O mais importante é que ele seja um exemplo para as pessoas, portanto se espera profissionalismo, dedicação, foco e engajamento, deve ser o primeiro a apresentar essas características. 

Além disso, ele conecta os objetivos da empresa e sua equipe, e parte do seu papel também é deixar claro as atribuições de cada um e como eles contribuem com esses objetivos. Entenda melhor as atribuições de um cargo de liderança:

Planejamento estratégico

Como essa ponte, é ele quem define quais estratégias serão desenvolvidas e o que cada um fará para alcançar as metas estabelecidas pela empresa. Para isso, é necessário ter conhecimento de mercado e experiência na área É por isso os cargos de liderança costumam ser ocupados por pessoas que atuam há mais tempo em suas profissões e conseguiram comprovar suas capacitações e resultados. 

Esse planejamento também exige uma visão mais analítica da área de atuação, e a capacidade de avaliar possíveis cenários e lidar com imprevistos. 

Delegar tarefas

Se sua função é mais estratégica, a etapa seguinte é saber delegar as tarefas para concretizar o planejamento. Muitos chefes perdem a oportunidade de inspirar o time por não oferecer autonomia para os colaboradores, centralizando todas as decisões. 

Isso torna o trabalho mais demorado e faz com que todos percam sua autoconfiança, o que a longo prazo terá impacto negativo no desempenho geral. Por mais difícil que seja, especialmente no começo, saber delegar e deixar que cada um se organize dentro dos prazos e metas permite mais liberdade para que assumam suas próprias responsabilidades e se desenvolvam profissionalmente. 

Cultura de feedback

Embora nem toda empresa tenha uma cultura de feedback, esse é um recurso que pode beneficiar os resultados do time e a produtividade de forma geral. Uma das funções do líder é acompanhar o desempenho dos profissionais e fazer avaliações periódicas, apontando pontos de melhoria, e também fazendo elogios. 

Um feedback bem executado não é a mesma coisa que uma bronca, mas deve inspirar o profissional a ampliar seus conhecimentos e melhorar seus pontos fracos. 

Tomada de decisões

Como falamos, esse é um cargo de grande responsabilidade, pois o líder é o principal tomador de decisões. Mesmo oferecendo autonomia para a equipe, ele ainda precisa supervisionar o trabalho e, em alguns casos, tomar a decisão final. 

Por isso, precisa desenvolver a autoconfiança, se preparando adequadamente e se informando sobre seu segmento, para ser assertivo em suas decisões. 

Como descrever as atribuições da liderança?

Se alguma dessas características acima não estão claras para um profissional em cargo de liderança, o primeiro passo é rever algumas características e avaliar a própria atuação. Quando se trata de feedback, por exemplo, ouvir é tão importante quanto falar, e a opinião do time é valiosa quanto ao seu comportamento e como isso impacta o clima organizacional.

Mesmo capacitado e com anos no cargo, o profissional sempre pode encontrar formas de se aperfeiçoar, como por exemplo cursando uma pós-graduação em Liderança e Gestão de Equipes

Isso permite que ele se recicle, conhecendo boas práticas que estão em alta no mercado e encontrando novas ferramentas para lidar com o time e buscar formas de motivá-los.

Com isso, fica também evidente como se descrever adequadamente. Essa descrição, assim como a própria natureza do cargo, é um misto de atribuições técnicas e comportamentais. O ideal é que sejam listadas de acordo com as prioridades, além de indicar o nível hierárquico do cargo propriamente dito. Veja como listar as atribuições:

  • Cargo: gerente, supervisor, diretores, etc;
  • Objetivo principal: descrever o papel que exerce em relação a equipe e o objetivo principal que busca alcançar com eles;
  • Características: usando as atribuições acima, compreenda quais delas são as mais praticadas no dia a dia. 

Agora, quando tiver questionamentos como “como descrever as minhas atribuições em um cargo de liderança”, já sabe por onde começar e como deixar seu perfil mais adequado ao cargo que ocupa. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!