O design como motor da sua carreira

Muito diferente do que a maioria pensa, o design sempre foi muito mais do que apenas um desenho bonito e agradável aos olhos. O papel do design na sociedade vai além do visual e transforma vidas e carreiras de diversas formas. E não precisa nem ser designer pra poder passar por isso. É o que vamos ver a seguir.

O Design nasceu com o objetivo de solucionar problemas da sociedade. Foi a partir da Bauhaus, uma escola alemã de arte criada em 1919, que começaram as discussões sobre forma versus função. O método da escola propunha que a arte estivesse aliada à tecnologia. Por isso, os olhares para tudo que estava relacionado ao design passaram a pensar mais na experiência e no resultado do que apenas na estética.

blog banner desconto em pós-graduação

E foi a partir disso que o Design deixou de ser uma área exclusivamente ligada ao estético e ao artístico, para ser uma área multidisciplinar que envolve diversos conhecimentos utilizados para alcançar um mesmo objetivo. Dentro do design surgiram novas metodologias, novas tendências e modos de pensar. Um exemplo disso é o segmento de UX e UI, que vêm ganhando destaque no mercado de trabalho.

Há quem pense que o UX – ou User Experience – é uma “ciência” nova. Mas é um pensamento que já existe há muito tempo e que apenas foi adaptado à nossa realidade, às tecnologias que existem e ao contexto que vivemos. Por isso, ele se tornou uma tendência e, hoje, o Designer UX/UI é um dos profissionais mais procurados pelo mercado. Mas esse é apenas um exemplo de como o design sempre esteve presente em nossa vida e nós apenas não notamos (ou não o denominamos).

Para quem não trabalha com nenhuma área relacionada ao Design, toda essa conversa pode parecer muito distante da realidade e um pouco sem sentido. Mas estou aqui pra mostrar como você pode – e deve – inserir o design no seu dia a dia e na sua carreira.

Leia também: As bolhas sociais: o papel do comunicador na compreensão da dor individual

Qualquer profissional de qualquer área sempre precisa provar seu valor e mostrar suas ideias da melhor forma possível. A depender da área em que atua, muitas vezes, as informações são complexas e extensas, o que pode tornar sua compreensão difícil ou maçante. Aqui, o design pode te ajudar a passar essas informações de formas diversas, utilizando os exemplos citados abaixo:

Utilizando elementos do Design Gráfico para construir uma apresentação de slides coesa, simples e objetiva, que saiba trabalhar bem os elementos visuais para direcionar o olhar do observador, destacar informações mais relevantes, e distribuir as informações equilibrando-as com ícones, imagens, ilustrações, gráficos, tabelas, etc.

✔ Inserindo o processo de Design Thinking para desenvolver projetos, em que existem as seguintes etapas: empatizar (onde surgem as ideias e probabilidades), definir (onde se seleciona no que irá trabalhar e dar foco, o que é o real problema), idear (onde ocorre um brainstorm e discussão sobre o problema em questão), prototipar (onde se constrói uma possível solução para o problema) e ao final a etapa de testar (onde há a entrega, teste e comprovação das hipóteses levantadas).

✔ Pensando em um projeto com os mesmos princípios do UX ou Experiência do Usuário, em que a prioridade é pensar em todas as possibilidades de utilização, leitura, interação e compreensão que quem consumir seu produto ou serviço irá passar.

✔ Utilizando princípios de Identidade Visual para manter a forma como a sua marca (ou a marca da empresa onde trabalha) se comunique de maneira uniforme e consistente, com materiais seguindo as instruções de aplicação de cores, fontes, logotipo, etc. Dessa forma, a marca ganha mais força e é vista com mais credibilidade pelo mercado e pelos que observam seu trabalho.

✔ Atuando de forma mais generalista e holística, como fazem os Designers de Produto, a fim de otimizar processos ou solucionar algum problema. Tudo isso por meio de conhecimentos multidisciplinares que podem ser aplicados de acordo com a área em que atua e com as etapas dentro do processo (inserindo metodologias, pesquisas e até mesmo trazendo outros profissionais para colaborar).

Estes são apenas alguns exemplos de poucas das diversas frentes ramificadas a partir do Design. A gama de possibilidades é infinita e pode fazer com que seu trabalho alcance um outro nível. Um projeto em que se pensa de forma multidisciplinar é visto com outros olhos e ganha destaque dentro do meio no qual atua. Pode ser a chave para conseguir se destacar e conquistar um cargo que já almejava antes.

Aqui no Portal Pós, você encontra diversas opções de cursos ligados ao Design que podem auxiliar na sua carreira, mesmo que ela não tenha começado nessa área. Como várias tendências e pesquisas apontam, os profissionais que mais se destacam no mercado são os multidisciplinares e que conseguem aplicar conhecimentos de outras áreas dentro da sua profissão.

Espero que essa leitura tenha ajudado a ampliar seus horizontes e abrir sua visão para as possibilidades que o aprendizado contínuo pode oferecer. Um abraço, ótimos estudos e nos vemos em breve!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!