Siga esses 6 passos e veja como se destacar dos outros candidatos

como se destacar dos outros candidatos

Os processos seletivos são competitivos e saber como se destacar dos outros candidatos permite atrair a atenção dos recrutadores e ficar em seu radar na hora de decidir quem será escolhido. 

E é por isso que mesmo os profissionais mais qualificados precisam entender como é a dinâmica de uma entrevista e se preparar para mostrar porque merecem a vaga. As etapas podem se diferenciar dependendo da empresa e do cargo, mas geralmente os recrutadores explicam como será o processo seletivo logo no início. 

Assim, o candidato pode se preparar com mais tempo e mostrar que tem o perfil certo para a vaga. Mas como, exatamente, fazer isso? Continue acompanhando este texto que vamos contar tudo. 

Como se destacar dos outros candidatos?

É importante lembrar que, apesar de ser uma competição, não adianta focar no que outros candidatos têm ou não. Além de gerar ansiedade, é improdutivo e não ajudará a se destacar. A verdade é que o processo seletivo é muito parecido com um pitching de vendas: os interessados têm certo tempo para apresentar seu “produto” e apontar porque são a escolha certa. 

E embora não exista uma regra específica, tem sim alguns recursos que o candidato deve levar em consideração. Veja quais passos seguir para se destacar:

1 – Prepare-se com antecedência

O mais importante para o candidato é entender que o processo não começa na hora da entrevista, mas sim antes, quando ele se prepara para o encontro. Toda vez que for chamado para uma conversa, o profissional precisa fazer sua lição de casa e aperfeiçoar suas falas, além de estudar a empresa. 

Isso é muito importante por vários motivos: oferece confiança ao falar de si mesmo, mostra que tem interesse genuíno em trabalhar na empresa e que é comprometido com sua carreira. Veja o que o candidato precisa para se preparar para o processo seletivo:

Conhecer a empresa

Pesquisar sobre o que ela faz, qual seu posicionamento de mercado, onde e de que forma atua. Além do site, é interessante pesquisar no LinkedIn para conhecer outros colaboradores e se aprofundar em projetos realizados. 

Além disso, na própria descrição da vaga há informações importantes sobre o que eles esperam e, se o candidato tem essas qualificações, deve apresentá-las para mostrar seu diferencial. 

Se conhecer

Os recrutadores avaliam diversas características durante o processo, incluindo a capacitação técnica, capacidade de trabalhar em equipe e outras habilidades comportamentais que indicam se a pessoa é adequada ou não para o time. Entender quais são os pontos fortes e fracos permite ser mais assertivo nas respostas. 

2 – Treine o que vai dizer

Pode parecer desnecessário, mas praticar as respostas para as principais perguntas ajuda a ter confiança na hora da entrevista. Claro que não é possível saber tudo que será perguntado, mas algumas questões como “onde você se vê em cinco anos?” ou “porque acha que é ideal para essa vaga?” são comuns, então planeje a resposta com antecedência. Isso não significa decorar um texto, mas sim aperfeiçoar a fala e evitar ficar sem resposta. 

3 – Conheça seus resultados

Utilizar exemplos práticos e métricas para expor os resultados de seu trabalho permite que o recrutador visualize melhor seu sucesso e ainda apontam para um profissional que sabe usar indicadores adequados. Tente trabalhar com dados concretos e detalhe seu papel nesses resultados.

4 – Conheça a cultura da empresa

É possível que no site da empresa, ou até na descrição da vaga, existam informações que indiquem aspectos da cultura organizacional da empresa. Entenda quais dessas questões estão alinhadas com seus valores e aponte isso. 

Deixe claro que certa visão da empresa, como “priorizamos a colaboração” seja algo importante para você. De preferência, indique isso de forma prática, apontando um projeto ou situação onde esse comportamento colaborou com resultados. 

5 – Faça perguntas

Os recrutadores costumam valorizar candidatos que fazem perguntas relevantes. Nada de “o que sua empresa faz?”, isso deve ser de conhecimento prévio. Mas perguntas específicas relacionadas a vaga, a atuação no mercado ou à vaga mostram o interesse na oportunidade e podem até abrir espaço para comentar sobre outros conhecimentos que têm e podem agregar ao cargo. 

6 – Foque em seu crescimento

Ter um plano de carreira e mostrar que sabe onde quer chegar diz para os recrutadores que o profissional é motivado, focado em resultados e que busca ter desempenho acima da média. Para isso, demonstre, por exemplo, quais pontos fracos está buscando aperfeiçoar, e de que forma busca conhecimento na sua área. 

Mostrar que está sempre estudando, seja uma pós-graduação ou cursos livres, conhecimento sobre outros idiomas e até aprendizados mais amplos, que não tem relação direta com a área, mostra que está interessado em se desenvolver e se tornar um profissional mais completo. 

Saber como se destacar dos outros candidatos envolve mais do que uma boa postura na entrevista, e se pauta em buscar desenvolvimento na carreira e saber demonstrar isso na conversa. Aprenda sobre marketing pessoal e entenda descubra como apontar seu potencial e conquistar a vaga. 

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