A melhor forma de prosperar na carreira é por meio do conhecimento, porém nem sempre é fácil conciliar a vida profissional com as aulas. Ter disciplina nos estudos pode ser um desafio, mas que precisa ser enfrentado para crescer profissionalmente.
Além das distrações que dificultam o foco, como barulho, conversas e notificações no celular, em alguns casos para se dedicar às aulas é preciso fazer mudanças na rotina. Para quem tem dificuldade em se organizar, pode parecer impossível encontrar tempo ou parar o que está fazendo e se concentrar, mas isso não é verdade.
Qual a importância da disciplina nos estudos?
Por mais atento que seja às aulas, o conteúdo precisa de revisão para se fixar na mente. Além disso, recebemos tanta informação diariamente que coisas importantes podem se perder no caminho entre uma aula e uma avaliação meses depois, por exemplo.
Com isso, a rotina de estudos fica prejudicada, e também a capacidade de adquirir novos conhecimentos. É por meio da disciplina que as pessoas conseguem se comprometer com as leituras e exercícios e se tornam capazes de estabelecer um cronograma.
Estabelecer métodos e técnicas de estudo ajuda a criar disciplina e facilita na hora de se organizar. Conheça os principais:
Mapa mental
Visualizar o conteúdo e reescrever o leu e ouviu é uma forma eficiente de fixar a matéria. O mapa mental auxilia nesse aspecto e só precisa de lápis e papel. Em uma folha, inclua no meio a informação principal e faça ramificações, associando com outras palavras, temas e explicações. No final, terá criado uma espécie de organograma do conteúdo.
Técnica Pomodoro
Essa técnica já é bem conhecida e disseminada, e existem até aplicativos apenas para utilizá-la. Ela funciona intercalando 25 minutos de concentração total com cinco minutos de descanso.
Com o próprio alarme do celular, inicie um cronômetro de 25 minutos e passe esse tempo se dedicando exclusivamente ao estudo. Depois, faça uma pausa de apenas cinco minutos e, a seguir, retome os 25 de concentração.
Fichamento
Outra técnica prática é utilizar fichas com as informações mais relevantes sobre o tema. A ideia é incluir em um pedaço de papel menor os tópicos principais relacionados ao conteúdo. O bom desse material é que ele pode ser consultado ao estudar para provas e serve como um resumo da matéria.
Método de Robinson
Também conhecida como EPL2R, essa abordagem é mais completa e exige mais tempo, porém também é mais eficiente. O estudo divide-se em cinco etapas:
E (explorar): a primeira leitura do conteúdo, feita de forma mais superficial;
P (perguntar): fazer perguntas relacionadas ao que acabou de ler, e tentar respondê-las na etapa seguinte;
L (ler): fazer uma segunda leitura, dessa vez mais focada;
R (relembrar): anotar o conteúdo que foi lido, fazendo um resumo;
R (revisar) antes de terminar, revisar tudo o que foi estudado.
Como ter disciplina nos estudos?
Agora que você já conhece os métodos que pode utilizar nos estudos, entenda como criar essa disciplina. Afinal, mesmo com as técnicas adequadas, ainda há uma etapa anterior de se planejar para estudar. Confira cinco dicas:
1 – Entenda qual o melhor horário
Quem trabalha durante o horário comercial não tem tanta flexibilidade nesse sentido, mas entenda em que horário do dia consegue se concentrar com mais facilidade.
Para alguns, pode ser pela manhã, outros, à noite, ou ainda conseguem encaixar um tempo durante o horário de almoço. Veja quando se sente mais focado e tente reservar esses períodos do dia para estudar.
2 – Crie um cronograma
A melhor forma de ter disciplina é estabelecendo uma rotina que inclua os estudos. Podem ser duas horas após o jantar, ou todo o período da manhã, ou ainda mudar diariamente de acordo com os compromissos. Mas, antes da semana e o mês começarem, já inclua no calendário os momentos para estudar.
Isso serve como lembrete e permite parar o que está fazendo, se possível, e voltar a atenção aos estudos. Também ajuda a organizar outras obrigações profissionais e pessoais.
3 – Crie um ambiente adequado
Embora alguns tenham facilidade para ler e se concentrar em qualquer lugar, a verdade é que a maioria das pessoas perde o foco com facilidade. Barulhos externos e conversas de pessoas próximas, até mesmo ambientes movimentados e a falta de um espaço adequado podem atrapalhar.
Portanto, escolha um local onde possa controlar o movimento e o barulho, e use fones anti ruído se for necessário. Apoie-se numa mesa onde consiga colocar o material que necessite e não esqueça de fazer um lanchinho de vez em quando.
4 – Faça pausas
Por falar em lanchinho, fazer pausas também é importante. O método Pomodoro, como comentamos acima, se baseia nisso. Mas, mesmo sem utilizá-lo, estabeleça um período entre um capítulo e outro para descansar a mente.
5 – Entenda que é preciso ceder
Por mais difícil que seja conciliar os estudos com outras áreas da vida, esse é um período temporário, que trará recompensas no futuro. Então, aceite que terá que abrir mão de alguns momentos de lazer, mas não se esqueça que isso será benéfico para a carreira.
Essas dicas ajudam quem busca por disciplina nos estudos no formato EAD e podem ser flexibilizadas de acordo com a rotina profissional de cada um. Assim, é possível fazer uma pós-graduação a distância em 6 meses e adquirir o conhecimento necessário para dar novos passos na carreira.