Aposto que você ficou curioso! Deixa eu te contar essa história.
Na primeira multinacional em que trabalhei, conheci essa amiga que era argentina e estava trabalhando aqui no Brasil, inclusive ela era mais sênior que eu nessa empresa.
Trabalhamos juntas por alguns anos e, um tempo depois, o marido dela recebeu uma proposta de trabalho na Argentina e eles decidiram voltar para lá. Como ela estava grávida, optou por esperar um tempo antes de retomar ao mercado.
O tempo passou e eu me mudei de empresa. Fui para outra multinacional. Ao chegar lá, descobri que estavam precisando de uma recrutadora na Argentina e decidi contatar essa amiga para saber se ela tinha indicações.
Foi aí que ela comentou que estava em busca de algo e eu a indiquei para a vaga. Caiu como uma luva: ela falava muito bem português e espanhol, que era bem o que precisávamos e, então, ela foi contratada. E foi assim que, daqui do Brasil, eu consegui um emprego para uma amiga de outro país.
O que aprendi com essa história?
1) Cultive bons relacionamentos
Assim como uma planta para se manter viva precisa de cuidados como água, um solo adequado e sol, relacionamentos também precisam de atenção.
Você nunca sabe quem vai poder te ajudar. Aposto que essa amiga nunca imaginou que eu do Brasil fosse poder indicá-la para uma oportunidade na Argentina.
Mas aconteceu e eu só lembrei dela pois tínhamos um bom relacionamento e me recordei que ela era uma boa profissional
2) Mantenha as portas abertas
Ao sair de uma empresa, procure sair bem, não deixe pendências e nem motivos para que não se lembrem de você de uma forma positiva. No caso de surgirem novas oportunidades, você será lembrado.
3) Peça ajuda
Conte às pessoas que você está procurando emprego. Pelo distanciamento ou falta de contato, as pessoas podem simplesmente deduzir que você está bem posicionado quando pode estar olhando o mercado. Eu mesma só abordei essa amiga pois sabia que ela estava olhando vagas de emprego.
4) Não seja seletivo ao criar relacionamentos
Muitos procuram apenas se relacionar bem com superiores e esquecem que o estagiário, o assistente e até mesmo o porteiro da empresa podem também ter boas conexões e te indicar para oportunidades. Aliás, na prática, são essas pessoas que mais se ajudam, não é mesmo?
Importância do networking
Networking é uma troca onde os dois saem ganhando. Nesse caso, eu ajudei a empresa a fechar uma vaga super importante e também a amiga a voltar a trabalhar. Percebe que todos saíram ganhando?
O “Quem indica” pode ser ruim para você se você não for o profissional indicado. Por isso, coloque sua rede para trabalhar para você, faça contatos e verá que muitas entrevistas vão sair dessas conexões. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para reativar esses contatos.
Construir uma boa rede de networking requer tempo, esforço e dedicação, mas os benefícios a longo prazo valem a pena. Ao investir em relacionamentos significativos e autênticos, você estará construindo uma base sólida para o sucesso em sua carreira e além.
Lembre-se: a rede invisível de conexões que você tece hoje pode ser a chave para as portas que se abrirão amanhã. Cultive seus relacionamentos, seja autêntico e as oportunidades surgirão naturalmente, guiando você para um futuro promissor. Acompanhe outros conteúdos do blog sobre carreira, mercado de trabalho e pós-graduação.
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