Como colocar emprego atual no currículo: veja exemplo

colocar emprego atual no currículo

Quem está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho comumente o faz enquanto atua em seu emprego atual. É normal, ao traçar um plano para buscar uma nova vaga, seguir onde está, e é preciso saber como colocar emprego atual no currículo, para indicar aos recrutadores o status profissional. 

Estar empregado não é impeditivo para os profissionais do RH que estão selecionando os perfis para o processo seletivo, pelo contrário, a atual ocupação pode ajudar a destacá-lo de acordo com as suas atribuições no cargo. 

Porém, indica para os profissionais que a contratação pode ser um pouco mais longa, já que adiciona uma etapa de desligamento do atual emprego. 

Como colocar emprego atual no currículo?

Não se acanhe em informar que está trabalhando, até porque mentir sobre esse fato é pior e, caso seja descoberto, pode acabar com as chances da nova colocação. Não é necessário, porém, informar no currículo ou no LinkedIn porque está em busca de outra oportunidade. 

No documento, é preciso apenas identificar que segue trabalhando, e é muito fácil fazer isso. Uma das seções mais importantes do documento é a de “Experiências profissionais”. Nesta etapa, o candidato detalha as empresas por onde passou e as atividades exercidas em cada uma. 

Na colocação atual, é possível indicar as principais atribuições e verificar quais estão mais alinhadas com a vaga para a qual está se candidatando. A estrutura desta seção costuma ser a mesma:

  • Nome da empresa
  • Cargo
  • Período de atuação
  • Resumo das atividades

Quando ainda está na empresa a disposição é a mesma, o que muda é apenas a informação na data. Ao invés de definir uma conclusão, o candidato pode trocar por “presente” ou “atualmente”. Veja dois exemplos:

Exemplo 1

Nome da empresa

Analista de Compras

Março de 2018 – presente

Documentação e coordenação de matérias-primas, contato com fornecedores, teste de qualidade, planejamento de compras. 

Exemplo 2

Nome da empresa

Analista de Dados

Maio de 2016 – atualmente

Desenvolvimento de relatórios estratégicos, análise de oportunidades, manutenção de base de dados com SQL. 

Como responder a pergunta “por que você quer sair do seu emprego?”

Como falamos, não é necessário indicar no currículo a motivação para buscar outra oportunidade, mas na entrevista o cenário é outro. É bem provável que o recrutador, em determinado momento, pergunte por que você quer sair do seu emprego, portanto, é preciso se preparar para responder essa questão. 

Existem muitos motivos para isso, mas uma recomendação é não falar mal dos gestores ou da empresa onde está. Por mais inseguro que seja o trabalho atual, criticá-lo abertamente pode criar uma imagem negativa no entrevistador. 

Portanto, ao responder essa pergunta, assim como qualquer outra, use a resposta para indicar seus objetivos e capacitações profissionais. Foque no que você almeja, como um cargo de liderança, a oportunidade de trabalhar com clientes reconhecidos, ou outras características que a vaga atual pode proporcionar. 

Também evite clichês. Se quiser falar que está em busca de “novos desafios”, seja específico, indicando um caminho novo que quer buscar, uma especialização que a organização permite fazer ou a possibilidade de desenvolver determinada habilidade técnica. 

Quando começar em um novo emprego?

Como falamos, uma das principais diferenças entre quem está empregado na hora de participar do processo seletivo, é a data de início, que pode depender de alguns fatores, como aviso prévio na empresa atual. 

Muitas vezes, o profissional pode sair imediatamente e, se isso ocorrer, o profissional pode destacar essa informação no CV. Na parte inicial, onde inclui seu objetivo, é possível inserir “Disponível para início imediato” no final da frase. 

Porém, na maioria dos casos, o colaborador deve cumprir aviso prévio, que pode chegar até a 30 dias. 

O que é aviso prévio?

Ao informar seu desligamento da empresa, o profissional que atua sob as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) deve seguir as diretrizes estabelecidas, que preveem que o colaborador deve permanecer por certo tempo na empresa. 

O aviso é uma notificação, que indica para a empresa que, após certa data, não poderá contar com esse profissional no quadro de funcionários, e precisa dar início a um processo seletivo. 

Também pode servir para o coordenador e a equipe se ajustarem para absorver as atividades do colega de saída, tirar dúvidas e realizarem suas tarefas após o período. Apesar de ser obrigatório, o aviso prévio costuma ser negociado de acordo com a relação e as regras de cada empresa com os colaboradores. 

Mas, ao solicitar o desligamento, o profissional precisa estar ciente de que pode ter que cumprir com esse período. Além disso, se não for demitido, ele não contará com benefícios previstos por lei, incluindo resgate do FGTS e seguro desemprego. 

Ficar atento às regras da CLT é importante nesse processo, assim como seguir buscando formas de se destacar em processos seletivos. Seguir estudando, seja com uma pós-graduação ou cursos livres, oferece um diferencial competitivo que o permite atrair oportunidades mais vantajosas. 

Assim, sabendo como colocar emprego atual no currículo, aproveite os novos conhecimentos e ponha em prática a busca por um novo emprego.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!