A entrevista com RH é sempre um momento de tensão, no qual o candidato fica apreensivo desde horas antes, com medo de não estar preparado, já pensando nas possíveis perguntas que precisará responder.
Ao se preparar para a entrevista, você precisa prever quais são os questionamentos feitos pelo entrevistador e elaborar uma linha de raciocínio para responder cada uma dessas perguntas. Não se trata de decorar respostas, mas, sim, planejar quais pontos você vai querer ressaltar.
Neste artigo, apresentamos 10 questões comuns nesses processos, assim como as melhores estratégias de resposta para cada uma delas.
Isso não quer dizer que você precisa responder exatamente como descrevemos, ou que todas essas perguntas serão feitas a você. Este é um guia cujo objetivo é elaborar a melhor performance possível nas situações descritas.
10 perguntas comuns em entrevista com RH (e como respondê-las)
1 – Por que você deseja trabalhar na nossa empresa?
Uma das perguntas mais clássicas. Nesta hora, a resposta mais segura é levantar pontos que provem que o seu perfil profissional combina com o procurado pela empresa, além de listar valores pessoais que sejam compatíveis com a política da empresa.
Para isso, você vai precisar estudar a empresa, sua história e os valores que ela preza nas suas políticas de contratação e produção. É uma ótima oportunidade para você analisar e refletir se você realmente se identifica com a organização e se vai se sentir bem trabalhando naquele ambiente.
2 – Qual é seu maior defeito?
Se você pensou em perfeccionismo, pode esquecer. Esta resposta é muito batida e só demonstra que você gosta de ficar na zona de conforto durante a entrevista.
O ideal é pensar nas habilidades que você acredita que ainda precisa aprimorar e citar elas como resposta. Isso ajuda o entrevistador a identificar se são características que vão prejudicar sua performance na vaga oferecida e até mesmo refletir se a empresa pode contribuir de alguma forma no fortalecimento dessas skills.
Para complementar e não passar a impressão que você está conformado com seus “defeitos”, você pode citar ações que você pratica para aprimorar essas habilidades, demonstrando que você se preocupa com o seu desenvolvimento profissional.
3 – Você trabalha bem em equipe?
Em raríssimas exceções você trabalhará sozinho, sem precisar interagir com colegas para executar suas atividades, logo esta pergunta é muito importante para o entrevistador.
Neste momento, você pode apontar situações que te incomodam no trabalho em equipe, como má comunicação entre os integrantes do time, mas nunca dar a entender que você não gosta de trabalhar colaborativamente.
4 – Fale um pouco suas experiências profissionais
No momento de descrever suas experiências, comece pelas mais interessantes, sendo o mais descritivo possível, e apenas cite brevemente as experiências que você não acredita acrescentar muito à sua carreira.
Fale sobre suas conquistas profissionais, os projetos importantes com os quais colaborou e os cargos pelos quais você passou. Quanto melhor o recrutador conhecer sua trajetória, mais claramente ele conseguirá entender sua importância para a empresa.
5 – Quais são suas melhores habilidades?
Nessa questão, é necessário responder o básico: aproveite o tempo para listar todas as qualidades profissionais que você possui.
Evidencie ao máximo suas soft e hard skills, procurando priorizar as habilidades que melhor combinam com o perfil exigido pela vaga. O objetivo é demonstrar o quanto você pode ser fundamental para a empresa.
Tem alguma dúvida? Quer enviar sugestões de temas? Você pode! Envie e-mail para blogdapos@cogna.com.br.