81% dos brasileiros desejam equilíbrio entre vida pessoal e profissional: como conseguir?

imagem para ilustrar o texto de equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos maiores desejos dos brasileiros atualmente. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Randstad, 81% dos brasileiros querem que a vida dentro e fora do trabalho tenha mais equilíbrio. Esse resultado é bastante acima da média global, de 67%. Mas qual o motivo disso? Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

A pesquisa, que ouviu mais de 27 mil pessoas de 34 países, revela que esse fenômeno está sendo chamado de “great enlightenment” (ou “a grande iluminação”, em português). O trabalhador está mais desperto para a nova realidade, os hábitos digitais e a necessidade de aprendizado constante, mas também quer ter seu momento de lazer com a família e os amigos.

E essa ideia de que um colaborador que está satisfeito com sua vida pessoal, assim como a profissional, é mais empenhado e ativo no crescimento da empresa como um todo é verídico. 

Um colaborador feliz é ativo e empenhado, e a chave para que isso aconteça é o estabelecimento do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do funcionário. Outro estudo, o The State of Work Life Balance in 2019, realizado pela RescueTime antes da pandemia, ressalta essa importância.

Porém, os dados ainda apontam que, em 2019, pelo menos 26% do trabalho realizado por profissionais era feito fora do horário de trabalho. Já 40% dos profissionais estendem o trabalho no computador até às 22h, enquanto 50% dos profissionais trabalham aos finais de semana, mesmo que por um período de uma hora.

Outro dado que se destaca é o alto nível de distração: os profissionais permanecem, em média, apenas 2 horas e 48 minutos diários focados em tarefas produtivas. Pelo menos 40,1% do expediente é gasto com ferramentas de comunicação, planejamento, aprendizagem e outras funções que, muitas vezes, não competem ao cargo.

Ou seja, encontrar esse equilíbrio e estabelecer limites entre o que é vida pessoal e trabalho para muitos colaboradores pode ser difícil. Isso se dá tanto pela extensa carga horária de trabalho, quanto pela sobrecarga e até mesmo pela conexão online 24 horas por dia – o que pode ser uma facilidade, mas também um desafio. 

Como conseguir equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Veja 4 dicas

Apesar de não ser fácil, encontrar esse equilíbrio entre vida pessoal e profissional é possível. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira: 

1 – Faça uma análise do seu tempo

É importante descobrir como você está gerenciando e distribuindo o seu tempo para entender como equilibrar o trabalho e a vida pessoal. Registre quantas horas você está, de fato, no trabalho, como organiza as suas funções e se existe uma melhor forma de distribuir esse tempo. Faça o mesmo com as tarefas domésticas.

Uma dica é usar ferramentas que te ajudam a monitorar o tempo, como aplicativos de gestão de tempo ou de concentração e foco. 

Leia também: Como priorizar tarefas no trabalho e não perder prazos

2 – Aposte em um método de produtividade

Para que as suas horas rendam o máximo possível, é útil investir em métodos de produtividade. Assim, você deixa a procrastinação de lado e consegue gerenciar melhor o tempo que você passa realizando cada atividade. 

Algumas ferramentas, como o Pomodoro, te ajudam nessa organização. A cada 25 minutos de trabalho sem interrupções, a técnica pede que tire 5 minutos de descanso. Depois de repetir esse processo quatro vezes, faça uma parada maior, de 30 minutos. 

3 – Saiba quando se desconectar

Desative as notificações enquanto estiver com a sua família ou com os amigos. Não dê aquela olhadinha no e-mail só para saber se está tudo bem. Se possível, separe o seu número pessoal do profissional com um celular corporativo.

Assim, fica mais fácil se desconectar e aproveitar os momentos além do trabalho. Uma dica é ter sempre um horário fixo para checar mensagens.

4 – Use o home office como vantagem

O home office se tornou uma grande facilidade para conciliar a vida pessoal e profissional, já que é a partir desse modelo de trabalho que as pessoas têm a possibilidade de ficar mais tempo em casa. Porém, é preciso saber como usá-lo bem a seu favor ou você terá o efeito contrário e tornará o seu trabalho infinito.

Por conta disso, é essencial ter disciplina e limitar os seus horários de trabalho em casa. A hora de trabalhar é para trabalhar, sem distrações. Cumpra todas as tarefas necessárias e aproveite a oportunidade de estar em casa para ser mais produtivo, mas também para ter um tempo com a sua família e com os amigos. 

Outra dica para usar o home office como uma vantagem e aumentar não apenas a sua produtividade, mas as chances de crescer na sua carreira e ter ainda mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é investir na sua educação. Uma pós-graduação EAD pode ser bastante útil nesse momento em que se trabalha de casa – e ainda traz uma vantagem diante aos demais profissionais do mercado.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!