9 erros que um líder não pode cometer de jeito nenhum

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Assumir uma posição de liderança é o objetivo de carreira de muitos profissionais. Para chegar lá, é necessário muito esforço, compromisso, dedicação e responsabilidade para ocupar esse cargo. Afinal, estamos falando de quem será o responsável por uma equipe, e por isso, existem alguns erros que um líder não pode cometer de forma alguma.

Por mais que as características de gestores tenham mudado muito ao longo dos anos, alterando a antiga visão de “chefe” presente no mundo corporativo, a posição de autoridade ainda demanda muita seriedade e comprometimento. 

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Dessa forma, é importante estar sempre atento às suas atribuições como um líder, tomando o máximo de cuidado para não cometer erros de liderança que podem impactar toda a sua equipe. Mas quais seriam esses erros?

9 erros que um líder não pode cometer em seu trabalho

Listamos abaixo os principais erros que profissionais em cargos de liderança não podem admitir em suas condutas. Continue lendo para entender um pouco mais sobre eles e aprender a moldar suas atitudes e posturas para não “escorregar” em nenhum deles.

Dessa forma, você vai conseguir trabalhar com uma equipe muito mais feliz, motivada e confiante em sua capacidade de assumir tal posição, o que faz toda a diferença para a harmonia na rotina das empresas.

1 – Não prestar atenção em sua equipe

Como responsável pela sua equipe, é seu trabalho prestar atenção em todos os colaboradores que respondem a você, e isso inclui uma série de atividades. A primeira delas é a capacidade de ouvir. 

Ela precisa ser sua prioridade em uma posição de liderança, seja para aprender novas ideias com sua equipe ou para entender melhor suas dores, anseios e particularidades dentro da empresa.

Ouvir seu time significa validar a importância de cada pessoa que faz parte dele, estar aberto a novas formas de realizar o trabalho, ter a oportunidade de conseguir contribuições muito valiosas e também de conhecer, cada vez mais, os profissionais que estão ao seu lado todos os dias.

Esse exercício de escuta ativa ajuda no desenvolvimento de uma liderança cada vez mais empática, que considera todos ao seu redor e também consegue, pouco a pouco, identificar a “linguagem oculta” da equipe.

Isso significa que você conhece tão bem seus colegas, que consegue perceber quando algo está errado, se mudanças precisam ser feitas ou se os projetos estão caminhando da forma esperada.

Um dos grandes erros dos líderes é justamente ignorar as contribuições e falas dos colaboradores, esquecendo que, hoje em dia, o trabalho colaborativo e integrado é o que faz a diferença nas companhias, conseguindo resultados além do esperado e garantindo ambientes de trabalho cada vez mais agradáveis e desejáveis.

2 – Esquecer de estabelecer um cronograma de feedbacks

Da mesma forma que colaboradores precisam ser ouvidos por seus líderes, eles também esperam receber feedbacks de tempos em tempos. Afinal, ninguém melhor do que seu gestor para apontar se suas entregas e condutas estão dentro do esperado, excedendo expectativas ou deixando a desejar.

Por isso é tão importante não se esquecer, de forma alguma, de ter um sistema para manter o desempenho e desenvolvimento de sua equipe registrados, além de um calendário de feedbacks contínuos para que tudo seja repassado aos colaboradores. 

Esses momentos são fundamentais para aumentar ainda mais o vínculo com a equipe, além de ser fundamental para incentivar os profissionais e mantê-los motivados. 

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3 – Não pensar em um plano de desenvolvimento para seus colaboradores

Os feedbacks contínuos não apenas podem, como devem estar inseridos em um contexto de plano de desenvolvimento para os seus liderados. Um dos grandes erros de liderança é justamente deixar de lado a evolução dos colaboradores do seu time, uma das obrigações dos gestores, mas saiba que sempre há tempo para corrigir essa falha.

Para tal, se organize para montar planos individualizados com cada um dos profissionais, levando em consideração as oportunidades oferecidas pela companhia, o perfil de cada um deles, seus desejos e aptidões.

Lembra da tarefa da escuta? Ela é apenas o começo para que você consiga dar o suporte necessário para o crescimento de todos que estão ao seu redor e contam com você para isso.

4 – Deixar o planejamento de lado, um dos principais erros dos líderes

Por mais que hoje em dia as hierarquias sejam muito mais horizontais do que verticais, o trabalho de planejamento segue sendo responsabilidade da liderança. É preciso ter em mente que você é o exemplo, o “norte” de todo o time, e eles precisam da segurança de um planejamento executado e aprovado por você.

Sendo assim, para qualquer tarefa ou projeto, tenha certeza de que você montou um planejamento robusto e seguro para todos, levando em consideração os prazos a serem cumpridos, metodologias da empresa e todos os recursos necessários. Isso vai fazer toda a diferença no andamento dos processos, garantindo tranquilidade com uma trajetória definida.

5 – Ter dificuldades em se comunicar

A comunicação é uma das soft skills mais importantes dos dias de hoje, e apesar de ser essencial para qualquer profissional, ela é indispensável aos líderes. Como você é o responsável por planejar, delegar tarefas, organizar as pessoas e transmitir mensagens maiores da empresa, sua comunicação deve ser clara, objetiva e eficaz.

Independente do seu estilo de diálogo e formas escolhidas para realizá-la, esses três pontos precisam estar sempre presentes, pois eles facilitam a criação de um canal de comunicação que conecta ainda mais toda a equipe. 

Dessa forma, você conseguirá transmitir tudo o que precisa e, da mesma forma, terá um sistema que garante o envolvimento de todos, evitando ao máximo a ocorrência de ruídos.

6 – Não delegar algumas tarefas

Saber delegar tarefas é uma responsabilidade dos gestores, e ela precisa acontecer para que a equipe funcione de forma racional e produtiva. Dessa forma, você consegue focar nos aspectos mais gerenciais da sua função ao mesmo tempo que passa novos desafios aos seus liderados, criando um ambiente mais autônomo, saudável e propício ao aprendizado.

Isso não significa fugir das responsabilidades, mas entender o que deve ser feito por você e o que pode ficar com outros membros da equipe. Esse processo pode levar um tempo, especialmente para aqueles que acabaram de ser promovidos, mas é essencial para que você se ajuste cada vez mais ao novo cargo e consiga manter um fluxo de demandas coerente com as expectativas.

7 – Ter medo de assumir riscos

Ter coragem e assumir riscos faz parte do escopo de trabalho de qualquer liderança e, por mais que seja assustador ser o responsável por algumas decisões arriscadas, elas precisam ser tomadas por você.

Apostar em novas ideias, seguir seus instintos e sugerir mudanças são o dia a dia de qualquer líder atualmente. Ainda é importante lembrar que tais decisões, feitas com responsabilidade, passam segurança à sua equipe.

8 – Não valorizar seu time de colaboradores

A relação entre líder e liderados precisa ser de confiança no trabalho de cada uma das partes, e isso precisa ser valorizado e reconhecido todos os dias. Os profissionais ao seu redor devem saber, e ser relembrados constantemente, do quão importantes e essenciais eles são para que a empresa funcione, e é trabalho do líder garantir que todos sabem disso.

Sem bajulação, gestores devem encontrar meios de reconhecer os esforços e atividades de cada um em seu time, seja dentro do cronograma de feedbacks ou não, com congratulações diferentes e criativas que ajudem na manutenção de uma equipe alinhada e feliz.

9 – Esquecer do próprio desenvolvimento profissional

Talvez ser líder seja o seu principal objetivo de carreira, mas chegar lá não significa que você alcançou a linha final. A não ser que você pense em se aposentar em pouco tempo, é mais do que fundamental ter em mente que você precisa continuar se especializando e atualizando.

Atualmente, com tantas mudanças no mercado de trabalho, um dos erros que um líder não pode cometer é deixar sua própria carreira de lado. Por isso, invista em cursos, frequente eventos, se desafie e não hesite antes de se matricular em uma especialização ou um MBA. Uma pós-graduação vai te ajudar a estar a par do que há de novo na sua área, e fazer de você um líder cada vez melhor.

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