O que é escuta empática? Para que serve? Como praticá-la?

Quando se fala em produtividade no trabalho, o comum é associar a ferramentas, metas, números e métodos baseados em habilidades técnicas. Mas, o trabalho é feito por pessoas e ações voltadas para a boa convivência, como a escuta empática, tem forte impacto no desempenho de forma geral. 

Tem se tornado cada vez mais relevantes para as organizações trabalhar o clima organizacional, e até os talentos avaliam a harmonia de uma equipe para tomar decisões sobre onde trabalhar. 

Mais do que uma tendência corporativa, esse cenário trabalha um ambiente mais empático, que permite que as pessoas se importem umas com as outras e trabalhem juntas para superar desafios e atingir metas. 

Isso representa um investimento no capital humano da organização que, no final das contas, é quem tem a missão de realizar as atividades e usar seus conhecimentos para levar a empresa onde ela quer estar. 

Há muitas vantagens em criar um ambiente positivo e propício ao desenvolvimento de todos. Profissionais satisfeitos com suas ocupações e que se sentem valorizados trabalham com mais empenho, entendem a importância de seu esforço para os objetivos da organização e se dedicam ao desenvolvimento profissional e a inovação. 

O que é escuta empática? 

Para criar um clima organizacional positivo, a empresa precisa desenvolver uma cultura que considere isso uma prioridade. Isso envolve treinamento das equipes e líderes, um RH presente para avaliar e oferecer feedback para as pessoas, sistemas de recompensa e benefícios justos, além da escuta empática. 

A empatia é descrita no dicionário como a capacidade de se identificar com uma pessoa, sentir o que ela sente, se colocando em seu lugar. Dentro de uma organização existem colaboradores com históricos distintos, experiências de vida únicas e perfis diferenciados. 

Portanto, quando se fala em empatia, a ideia é compreender essas diferenças, mas diminuir a distância entre realidades distintas ao escutar com atenção os colegas e se esforçar para enxergar o mundo como ele vê. A escuta empática tem impacto em diversos aspectos profissionais. Confira os principais:

Relações interpessoais

Nem todas as pessoas que trabalham juntas precisam ser melhores amigas, mas nutrir uma boa relação torna o dia a dia muito mais fácil e prazeroso. Saber que pode contar com um colega quando estiver com dificuldades, ou precisa tirar dúvidas ou realizar algo em equipe torna a realização das tarefas mais fácil. 

Trabalho em equipe 

Da mesma maneira, colabora para um bom trabalho em equipe. Por meio de uma escuta empática, os colaboradores têm mais disposição para entender as limitações e desafios de cada um e conseguem se comunicar melhor, trabalhando juntos para desenvolver soluções que sejam positivas para todos. 

Inovação

Com isso, também estão abertos a ouvir novas ideias e pensar em soluções a partir do ponto de vista do outro. Isso permite que todos ampliem suas perspectivas e se tornem mais propensos à inovação. 

Como ter uma escuta empática?

Muitas pessoas podem até achar que já praticam a escuta empática, mas às vezes o ego toma conta e, na verdade, estão mais preocupados em falar. 

As dicas a seguir não servem como um julgamento, mas propõe que as pessoas avaliem o quanto dessas atitudes está presente nos diálogos com os colegas, e se há espaço para melhorar essa comunicação ao ampliar as ações para a prática de escuta ativa e empática. 

Escute tudo

Imagine o seguinte cenário: alguém começa a compartilhar uma opinião e logo você discorda. Na ânsia de apresentar seu próprio ponto de vista, interrompe a pessoa, ou não presta atenção dos motivos que o indivíduo dá para ter tal perspectiva. 

Logo, dificilmente conseguirão ter uma conversa produtiva e o papo rapidamente se torna um embate. Vocês podem seguir discordando, mas ouvir o outro implica em compreender os porquês de cada um pensar como pensa. 

Evite distrações

Quando alguém está contando uma história, seja durante uma reunião, seja na hora do café, concentre-se no que a pessoa está dizendo. Evite observar outras conversas ou olhar o celular pois, além de não ser capaz de ouvir tudo o que está sendo falado, é considerada uma atitude rude. 

Seja curioso

Faça perguntas e conheça melhor as pessoas, pois além de fortalecer a relação, trará uma nova perspectiva sobre quem ela é e vai gerar empatia. Também questione em relação ao tópico da conversa para deixar claro que está atento ao que está sendo dito. 

Em uma reunião, por exemplo, determinado ponto de vista sobre um produto pode ajudar a encontrar a melhor forma de vendê-lo ou encontrar novos públicos para ele. Conhecer as pessoas ajuda a entender hábitos diferentes e terá impacto positivo no negócio. 

Se coloque no lugar do outro

Essa é a base da empatia mas, como fazer isso? É interessante pensar que agimos de determinada forma por diversos motivos: nossa criação, classe social, amizades, vivências. As outras pessoas também. Portanto, uma forma de ser empático é entender como essas experiências anteriores moldaram a pessoa e a tornaram que é hoje. 

Desenvolver habilidades comportamentais e técnicas é essencial para se destacar no mercado de trabalho atual. Por isso, seguir estudando e aperfeiçoando o conhecimento é tão importante. 

Com uma especialização, como pós-graduação, os profissionais têm a oportunidade de se desenvolver dentro de sua área de atuação, bem como ampliar seu contato com outros profissionais e trabalhar capacitações comportamentais, praticando, entre outras coisas, a escuta empática. 

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